Reavivados por Sua Palavra


Josué 10 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
24 de janeiro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

10.1 – 12.24 Estes capítulos (assim como os anteriores) relatam a brilhante estratégia de batalha dada por Deus para a conquista de Canaã e como ela foi executada por Josué, sob a bênção divina. Josué abriu caminho pelo centro da Palestina ao conquistar Jericó (cap. 6) e marchar pelos wadis (leitos secos de rios) de Gilgal até a região central montanhosa, tomando Ai (cap. 8) e posteriormente Gibeão (10.1-10). De sua posição elevada, em controle das montanhas centrais, Israel estava pronto para expandir com rapidez seu caminho para o sul (10:11-43) e depois para o norte (11.1-15). Bíblia de Estudo Andrews.

1 Jerusalém. “Possessão de paz” [ou “provisão de paz”]. A cidade é mencionada com esse nome pela primeira vez. … Alguns tem contado em 28 as vezes em que Jerusalém foi sitiada, desde os dias de Josué até hoje. É uma ironia da história que a “cidade de paz” tenha tido tão pouca paz na sua longa existência. Não devemos esquecer que a desolação de Jerusalém está relacionada, no AT, com o seu afastamento de Deus e, no NT, com sua rejeição de Jesus Cristo (cf Lc 19.41-44; 23.28, 29). Bíblia Shedd.

As fontes rabínicas afirmam que a palavra deriva do nome que Abrão deu ao monte Moriá, lugar onde ofereceu seu filho, acrescentado do nome Salém, de Gênesis 14:18. Mais tarde, o monte Moriá se tornou o local em que Salomão edificou o templo (2Sm 24:18-25; 2Cr 3:1). … Abraão chamou o lugar de Yahweh-Jiré, ou seja, “o Senhor proverá” (Gn 22:14). … Segundo a interpretação rabínica, o nome Jerusalém seria uma combinação de Jiré e Salém. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 218.

5-8 A aliança dos reis inimigos do sul na verdade ajudaram a Josué e seu exército. Porque os inimigos se reuniram para atacar Gibeom, Josué não teve que despender tempo nem recursos necessários para efetuar campanhas separadas contra cada uma das cidades fortificadas que compunham a coalizão. … os derrotou em uma única batalha porque confiou em Deus para dar a vitória a Israel. Life Application Study Bible Kingsway.

Não retires as tuas mãos de teus servos (ARA; NVI: “Não abandone os seus servos”). A resposta de Josué mostra a sua integridade. Após ter sido enganado pelos gibeonitas, Josué e os líderes poderiam se demorar em ajudá-los. Em vez disso, eles responderam imediatamente ao seu pedido de ajuda.  Life Application Study Bible Kingsway.

subiu. A rota de Gilgal até Gibeão é uma subida contínua. A distância entre as duas localidades era de quase 27 km. Caminhando a noite inteira, subindo o Wadi Kelt e o Wadi Suweinit, Josué chegou ao início da manhã ás imediações de Gibeão, antes mesmo que os amorreus percebessem que ele havia saído do acampamento em Gilgal.  CBASD, vol. 2, p. 220.

Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo de Gilgal (ARA; NVI: “Depois de uma noite inteira de marcha desde Gilgal, Josué os apanhou de surpresa”). Josué era um homem de ação. A tarefa em suas mãos exigia ação imediata.  CBASD, vol. 2, p. 220.

11 grandes pedras (ARA; NVI: “grandes pedras de granizo”).

12 Sol… lua. Essas palavras retóricas dirigem-se ao Sol e à lua, mas, na realidade são uma oração ao Senhor. Bíblia de Genebra.

Sol, detém-te. Essas palavras descrevem o que aconteceu na linguagem diária,  que não explica a natureza do milagre. Bíblia de Genebra.

Uma vez que não há referência a este milagre na história de outras nações, há possibilidade de que Deus fez o milagre só nesta região. Em vez de paralisar o movimento da terra em seu eixo, há a possibilidade de se prolongar o dia pela refração da luz. Bíblia Shedd.

A verdade é que não sabemos o que aconteceu – mas sabemos que houve a intervenção divina. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 Livro dos Justos (ARA; NVI: “Livro de Jasar”). A palavra yashar é também traduzida por “reto”e “herói”. Bíblia Shedd.

Relato antigo das guerras de Israel (talvez inteiramente na forma poética…), mas que nunca veio a fazer parte das Escrituras canônicas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O livro de Jasar (também mencionado em 2 Sm 1:18) era provavelmente uma coleção de eventos históricos musicados. Life Application Study Bible Kingsway.

24 ponde o pé sobre o pescoço destes reis. A humilhação pública dos líderes inimigos derrotados. Bíblia de Estudo NVI Vida. 

Este era um costume muito comum, no oriente, à luz dos monumentos egípcios e assírios. Bíblia Shedd.

26 os pendurou. O povo hebreu não pendurava pessoas vivas nos tempos do AT. A vítima era morta e depois pendurada para servir de exemplo e dissuadir outros de crimes semelhantes. No entanto, segundo a lei (Dt 21:23), o corpo não deviaficar pendurado durante a noite, para que a terra não se contaminasse.  CBASD, vol. 2, p. 223.

37 Josué executou a condenação sobre ela (ARA; NVI: “Destruíram totalmente a cidade”).

40 feriu Josué toda aquela terra, a região montanhosa, o Neguebe, as campinas, as descidas das águas e todos os seus reis (ARA; NVI: “Josué conquistou a região toda, incluindo a serra central, o Neguebe, a Sefelá e as vertentes, e derrotou todos os seus reis”).

41 Gósen era uma cidade pequena das montanhas de Judá, distinta da terra habitada pelos israelitas no delta do Egito (cf Gn 47.4, 11). Bíblia Shedd.

42 de uma vez, tomou Josué todos estes reis e as suas terras. (ARA; NVI: “subjugou todos estes reis e conquistou suas terras numa única campanha”).


1 Comentário so far
Deixe um comentário

É muito bom ler o capítulo e depois o comentário, pois nos fortalece o entendimento. Obrigado e que o SENHOR abençoe sempre este ministério! Amém !

Comentário por Maria da Penha de Souza




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: