Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 32 by Jeferson Quimelli
12 de janeiro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Quão importante é Deuteronômio 32? Isaías e Miquéias citam este capítulo. No Novo Testamento encontramos 23 referências a este capítulo. Ele contém a segunda das duas canções escritas por Moisés, 40 anos uma da outra. Êxodo 15 é uma canção de triunfo após a travessia do Mar Vermelho. Deuteronômio 32 foi a canção que Moisés cantou pouco antes de sua morte, para lembrar a Israel que o Céu já sabia que haveria momentos de infidelidade.

Três referências são feitas ao cuidado da águia com os seus filhotes. Quando uma mãe águia constrói o seu ninho, ela começa com espinhos, galhos quebrados, pedras afiadas e uma série de outros itens que parecem totalmente inadequados para um ninho. Mas então ela recobre o ninho com uma grossa camada de lã, penas e peles de animais mortos por ela, tornando o ninho quente, macio e confortável para os ovos.

Quando os filhotes alcançam a idade de voar, a mãe águia começa “a agitar o ninho” (v.11 NKJV). A cobertura macia é arrancada e o ninho se torna desconfortável para as jovens águias. Assim eles se tornam motivados a voar.

“Querido Deus, ‘agita’ a minha zona de conforto para que eu possa aprender a voar confiando em Ti.”

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/deut/32 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/deut/32 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/32/
Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/10/18/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Deuteronômio 32
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 2



DEUTERONÔMIO 32 – Comentário Pr. Heber Toth Armí by pastorheber
12 de janeiro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

DEUTERONÔMIO 32 – A música cantada por Moisés foi ordenada por Deus, destinada ao povo de Deus, para que o povo cantasse e servisse de testemunha contra os negligentes aos ensinamentos contidos na música (Deuteronômio 31:19, 30).

Destacam-se neste cântico os seguintes pontos:

1. Um cântico com objetivo definido: Reafirmar o compromisso humano com Deus tendo céus e terra por testemunhas (vs. 1-3);

2. Proclamação da fidelidade impecável de Deus e corrupção irregenerável do povo (vs. 4-9);

3. Anúncio da bondade de Deus na formação de um povo neste mundo de pecado, confusão e morte (vs. 10-14);

4. Reconhecimento de que a abundância material induz ao abandono espiritual de Deus a tal ponto de cultuar aos demônios (vs. 15-18).

5. Assimilação do juízo divino sobre a corrupção física, moral, social e espiritual e, a ação da graça e bondade de Deus impondo limite ao Seu julgamento (vs. 19-27);

6. Aceitação da insensatez que caracterizou o comportamento humano diante de tanta sabedoria oferecida por Deus ao Seu povo (vs. 28-33);

7. Compreensão da misericórdia imensurável de Deus ao vindicar Seu povo no futuro para revelar Seu caráter perante todo o Universo (vs. 34-43).

Esta canção assimilada no coração era a teologia que Deus queria que o povo construísse sua história, moldasse seu caráter e regesse sua vida pessoal, familiar e coletiva. O futuro de todos dependia de uma vida desprendida da cultura pagã (vs. 44-47). E o nosso futuro?

Moisés está para dar o último suspiro. A lição aqui: Deus mostra que o fim de nossa história altera conforme vivemos a submissão a Ele (vs. 48-52).

Moisés cantou ao transpor o Mar Vermelho e compôs outra canção no final da vida. Este último cântico “tem sido considerado ‘como a chave de toda a profecia’, por se referir à origem de Israel como nação, à ingratidão e à apostasia do povo e, finalmente, ao castigo que sofreu e à restauração que, graças ao Senhor, o elevou à dignidade primitiva. O tema é o nome do Senhor, o carinho com que tratou o Seu povo, a justiça e a misericórdia com que o distinguiu. Abrange a história do povo eleito desde a criação do Universo até ao Dia do Juízo final” (G. T. Manley).

Reflita no que aprendeu! – Heber Toth Armí.



Deuteronômio 32 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
12 de janeiro de 2016, 0:39
Filed under: Sem categoria

O Cântico do Testemunho aqui apresentado pode ser esboçado como segue: Uma invocação introdutória (1-3), um contraste entre o caminho de Deus e o de Seu povo (4-6), uma pesquisa histórica das relações de Deus com Israel (7-14), o registro da apostasia de Israel (15-18), a justa indignação do Senhor (19-27), os inimigos de Israel como instrumentos do propósito de Deus (28-33), e o juízo dos ímpios e a vindicação do povo de Deus (34-43). O capítulo termina com um apelo de Moisés baseado no Cântico (44-47) e a advertência do Senhor a Moisés sobre sua morte (48-52). Bíblia Shedd.

1 A invocação aos céus e à terra é uma convocação para que sejam testemunhas da aliança(31.28). Bíblia Shedd.

Moisés inicia seu cântico chamando homens e anjos a ouvirem o que o Espírito Santo colocou em sua boca. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Setimo Dia, vol. 1, p. 1173.

como a chuva. Símbolo de refrigério (ver Jó 29:23; Sl 72:6). CBASD, vol. 1, p. 1173.

como o orvalho. O orvalho é símbolo de palavras suaves. CBASD, vol. 1, p. 1173.

a Rocha. Uma grande rocha ou montanha rochosa, simbolizando Deus como proteção (comparar vs. 15, 37). Andrews Study Bible.

A rocha sólida, a montanha elevada e a cadeia de montes sugerem muitos dos atributos divinos…. Yahweh é a única rocha verdadeira. As montanhas são símbolos de Sua fidelidade inabalável, Seu caráter imutável e Sua lealdade á igreja e a seus membros. a palavra “rocha” nunca se aplica ao ser humano. CBASD, vol. 1, p. 1174.

louco. O pecado é considerado uma loucura. Contrariamente, “O temor do Senhor é o princípio do saber” (Pv 1.7). Bíblia Shedd.

pergunta aos teus anciãos. Homens de idade e experiência que preservaram o conhecimento das providências divinas. Tais homens eram fonte de informação histórica. Numa época em que os livros eram escassos, a informação era transmitida oralmente de geração a geração. CBASD, vol. 1, p. 1175.

Altíssimo. A única ocorrência em Deuteronômio deste nome de Deus … Ressalta a soberania do Senhor sobre toda a criação. Bíblia de Estudo NVI Vida.

porção. Literalmente, “possessão”. CBASD, vol. 1, p. 1175.

10 Achou-o numa terra deserta. Como se Israel tivesse sido um menino a quem ninguém quisesse e que tivesse sido abandonado para morrer, e Deus o tivesse encontrado (ver Jr 2:2; Ez 16:5, 6; Os 9:11). CBASD, vol. 1, p. 1175.

rodeou-o. Literalmente, “o cercou”. Deus cercou Israel de proteção e de misericórdias infinitas (ver Sl 32:10). Ele sempre protege Seu povo assim (ver Sl 34:7). CBASD, vol. 1, p. 1175.

cuidou dele. Ou melhor, “instruiu-o” (ACF) como um pai o faz ao filho (ver Êx 20:1, 2,; 34:1, 10). CBASD, vol. 1, p. 1175.

a menina dos olhos. Literalmente, “a pupila de seu olho”. … O olho talvez seja o órgão mais sensível do corpo, e o que o ser humano inconscientemente protege mais. Deus tem por Seu povo igual cuidado (ver Is 49:15). CBASD, vol. 1, p. 1175.

11 Como a águia. Esse versículo descreve a chamada, a educação e a proteção de Israel. Bíblia Shedd.

… em especial, durante sua conduta inconstante no deserto (ver At 13:18). CBASD, vol. 1, p. 1175.

12 só o SENHOR o guiou. A ajuda de outros deuses era pura imaginação. Em contrapartida, o poder de Yahweh era tudo o que necessitavam (ver Sl 81:10; Os 13:4). CBASD, vol. 1, p. 1175.

13 chupar mel da rocha. …colmeias nas fendas das rochas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Nesta passagem, a figura se refere basicamente às riquezas naturais de Canaã. CBASD, vol. 1, p. 1176.

azeite da dura pederneira (ARA; NVI: ” óleo extraído do penhasco pedregoso”). As oliveiras muitas vezes cresciam nas enconstas rochosas das montanhas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não lhes faltaria nada de bom. O azeite é símbolo de prosperidade e luxo (ver Ez 16:13, 19). CBASD, vol. 1, p. 1176.

14 leite de ovelhas. Melhor, “leite de rebanhos”, referindo-se em especial ao leite de cabras. CBASD, vol. 1, p. 1176.15 o meu amado. Aqui e em 33.5, 26, a transliteração é Jesurum. É um nome poético de Israel, que significa “o reto”. Mas aqui é usado em tom de sarcasmo. Bíblia Shedd.

15 engordando-se… deu coices. Israel é descrito aqui com a figura sugestiva de um boi cevado. Bíblia de Genebra.

Quando Israel se tornou próspero, rebelou-se contra Aquele que lhe havia dado a prosperidade (ver Jr 5:28; Os 2:8; 4:16). CBASD, vol. 1, p. 1176.

ficou nédio. [1. que reluz; brilhante, luzidio. 2. de aspecto lustroso, devido à gordura.] Literalmente, “tratou como tolo” ou “escarneceu”. CBASD, vol. 1, p. 1176

16 O provocaram. Como uma esposa infiel, Israel provocou o zelo do Senhor com abominações idólatras (Êx 34:14; Is 54:5). CBASD, vol. 1, p. 1176.

17 demônios. Heb shedhim, uma palavra derivada do assírio, que empregavam no sentido de “espírito protetor”, que significa, para os hebreus, “um demônio dos pagãos”. Tudo aquilo que não é de Deus, mesmo sendo sobrenatural, ou usado como objeto de devoção, pertence ao maligno; cf v 21 com 1 Co 10.14-22. Confiar num “espírito protetor” dos pagãos é abandonar a adoração a Deus, e cair em idolatria, em uma adoração falsa, inspirada por poderes do inferno. Bíblia Shedd.

20 Esconderei deles o rosto. Deus deixaria os israelitas à sua própria sorte (ver Dt 31:17, 18). CBASD, vol. 1, p. 1176.

21 zelos. Cf 4.24, n (O amor de Deus é muitas vezes comparado ao do marido que se dá sem reservas e que espera em troca um amor incondicional). Bíblia Shedd.

Citado parcialmente em Rm 10.9 como ilustração da falha de Israel em entender as boas novas a respeito de Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Me provocaram com aquilo que não é Deus. Ou, “um não deus”. CBASD, vol. 1, p. 1176.

com aquele que não é povo … louca nação. A nação inimiga não é povo porque não depende de Deus para sua existência e desenvolvimento, e é louca porque é ímpia (6n). Bíblia Shedd.

que não é povo. Literalmente, “um não povo”. CBASD, vol. 1, p. 1176.

Tal como Israel provocou a Deus ao adorar aquilo que “não era Deus”, assim também Deus o provocou por meio daquele “que não é povo” (povo fora da aliança mosaica). Bíblia de Genebra.

22 até o mais profundo do inferno (ARA; NVI: “até as profundezas do Sheol”). Literalmente, “às profundezas do Sheol”, isto é, da sepultura. Uma expressão figurada que indica total extinção. CBASD, vol. 1, p. 1177.

27 para que não digam: A nossa mão tem prevalecido. Algumas vezes, o homem realiza o propósito divino sem se dar conta de que Deus age por seu intermédio. Bíblia Shedd.

29 Eu sou, Eu somente. Os hebreus enfatizavam mediante a repetição. Esta estroge inteira é uma impressionante expressão da singularidade de Deus em Seu poder, providência e justiça. Bíblia de Genebra.

32 Porque a sua vinha é da vinha de Sodoma… Gomorra. As nações pagãs são consideradas aqui como restolhos da planta nociva que haviam sido Sodoma e Gomorra. A raiz era má, portanto, o fruto era venenoso (ver Jr 2:21). CBASD, vol. 1, p. 1178.

35, 36 Citado parcialmente em Hb 10.30 como advertência contra rejeitar ao Filho de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

35 A Mim Me pertence a vingança e a retribuição. Citado em Rm 12.19 para afirmar que vingar-se é prerrogativa exclusiva de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

36 o Senhor… se compadecerá dos seus servos, quando vir que o seu poder se foi. O reconhecimento de nossa incapacidade própria é o requisito necessário para receber o dom divino da salvação (Rm 5.6). Bíblia Shedd.

40 Levanto a mão. Sinal de um voto solene [ver tb Gn 14:22; Êx 6:8; Ne 9:15; Ap 10:5]. CBASD, vol. 1, p. 1178.

42 cabeças cabeludas. Aqui “cabeças”, heb ro’sh, quer dizer “líderes”, “chefes”, “liderança”. … “Cabeludas”, heb par’oth, vem de uma raiz que significa excelente… Fala-se, pois, de “generais”, “supremos líderes”. Bíblia Shedd.

43 O cântico termina com o prospecto da alegria por causa do juízo de Deus contra o inimigo e o perdão a Seu povo. Os gentios também são chamados para partilhar da alegria da salvação de Deus. Bíblia Shedd.

46, 47 Moisés insistiu que o povo meditasse na Palavra de Deus e a ensinasse aos seus filhos. A Bíblia pode permanecer em sua estante e ficar coberta de pó ou você pode fazer dela uma parte vital de sua vida dedicando regularmente um tempo para estudá-la. Quando você descobrir a sabedoria da mensagem de Deus, você desejará aplicá-la a sua vida e comunicá-la a seus familiares. A Bíblia não é meramente uma boa leitura – é auxílio real para a vida realLife Application Study Bible.

46 Aplicai o coração. Esse foi o apelo final de Moisés ao povo de Israel. Bíblia Shedd.

47 é a vossa vida. Moisés enfatizou, uma vez mais, que a obediência sincera aos mandamentos de Deus é uma questão de vida – vida eterna – ou de morte (30.19-20). Bíblia de Genebra.

48 setas. Figura de grande matança (ver Is 34:5, 6; 66:16). CBASD, vol. 1, p. 1178.

49 Abarim. Entende-se que Abarim se refira a uma cadeia de montanhas, das quais Nebo é uma delas. CBASD, vol. 1, p. 1179.

52 porém não entrarás nela. Moisés desejou ardentemente o privilégio de entrar na terra santa, mas isso não lhe foi dado (ver Dt 1:37; 3:25, 27; cf Hb 11:13). CBASD, vol. 1, p. 1179.