Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 22 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
2 de janeiro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

1 o boi ou a ovelha de teu irmão. A responsabilidade pelo bem-estar de um amigo ou vizinho era estritamente imposta a todos e estendida até mesmo ao inimigo (Êx 23:4). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1131.

Restituí-los-ás. Informar o dono não era o suficiente; esforço devia ser empregado para restituir a propriedade. CBASD, vol. 1, p. 1132.

 5 não usará roupa de homem. Portanto, é proibido desfocar ou apagar a fronteira entre sexos por qualquer razão dentro do contexto e uma dada cultura. Travestismo era uma forma imprópria de comportamento sexual associado com o culto de certos deuses não israelitas. Nos dias de hoje, se calças compridas são comumente vestidas por ambos os sexos, elas não são um problema. Contudo, se somente mulheres usam vestidos, um homem não deveria usar um vestido. Andrews Study Bible.

Deus criou o homem e a mulher com naturezas e funções distintas. O homem não deve procurar obscurecer essa distinção, como era feito entre as religiões pagãs. Bíblia Shedd.

O desejo de minimizar a diferença é resultante de baixos ideais e contribui para a imoralidade. CBASD, vol. 1, p. 1132.

As diferenças que Deus criou entre os homens e as mulheres não devem ser desrespeitadas (v. Lv 18.22; 20:13). Bíblia de Estudo NVI Vida.

6,7 Os pássaros são úteis para controlar as numerosas pestes de insetos, e além disso esta lei evita a perversidade de aproveitar-se da dedicação da mãe. Bíblia Shedd.

8 um parapeito. O teto plano de uma casa devia ter um parapeito para impedir que alguém, por descuido, caísse dali. Com frequência o teto era usado para as crianças brincarem e para se refrescarem ao entardecer (ver Js 2:6; 2Sm 11:2; 18:24; Ne 8:16; Mt 10:27; At 10:9). CBASD, vol. 1, p. 1132.

9-11 Combinações incomuns podem levar a dificuldades. Aplicadas espiritualmente, esta lei proíbe a transigência com o mundo. Bíblia Shedd.

10 boi e jumento. …esta ordem pode ter sido dada por misericórdia, porquanto o tamanho e a força destes animais são bastante diferentes. CBASD, vol. 1, p. 1132.

11 Dois diferentes tipos de tecido seriam difíceis de serem ajustados e teriam comportamento diferente na lavagem. Não pense que as leis de Deus como restrições arbitrárias. Olhe para as razões por detrás das leis. Elas não foram feitas somente para ensinar ou restringir, mas também para proteger. Life Application Study Bible.

13-10 Porque Deus incluiu todas essas leis a respeito de pecados sexuais? … Paulo, em Colossenses 3:5-8, reconhece a importância de regras rígidas sobre sexo para os crentes porque pecados sexuais tem o poder de corromper e destruir a igreja. Pecados envolvendo sexo não são interesses superficiais e passageiros inocentes em prazeres proibidos, como frequentemente alardeado, mas poderosos destruidores de relacionamentos. Eles confundem e rompem o clima de respeito, confiança e credibilidade tão essenciais a casamentos sólidos e crianças seguras. Life Application Study Bible.

13 a aborrecer. Isto é, ter aversão a ela. O homem poderia casar-se apenas por causa da atração física e não por amor verdadeiro. A atração física é uma base precária para se fundar um lar. A unidade de espírito é o único laço permanente e seguro entre marido e mulher. CBASD, vol. 1, p. 1133.

15, 17 as provas da virgindade da moça. Uma roupa exterior utilizada para dormir (v. 17; comparar com Êx 22:27), manchada com sangue do rompimento do hímen da garota na noite de núpcias. Andrews Study Bible.

Pano ou peça de roupa com mancha de sangue (cf. v. 15, 17, 20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Era costumeiro, após a consumação do casamento, guardar o pedaço de fazenda marcado com as manchas de sangue correspondentes. Bíblia Shedd.

Desde a Antiguidade, a evidência da virgindade de uma jovem era entesourada como prova de sua juventude imaculada. Imediatamente após a consumação do casamento, essa evidência física (ver com. [CBASD] do v. 17) era mostrada aos parentes mais próximos, que poderiam servir como testemunhas materiais de sua virgindade. CBASD, vol. 1, p. 1133.

17 a roupa. A palavra traduzida como “roupa” é comum para “vestimenta” ou “manto”, uma veste comprida, em geral de linho, usada como manto exterior tanto por homens como por mulheres (Gn 35:2; Êx 22:26; 2Sm 12:20; Rt 3:3), e ainda como cobertor á noite (Êx 22:27). CBASD, vol. 1, p. 1133.

19 e o condenarão a cem siclos [shekels] de prata. A multa imposta [por quem difamasse a sua esposa de não chegar virgem ao casamento] era o dobro da quantia que habitualmente o noivo pagava pela noiva. CBASD, vol. 1, p. 1133.

21 loucura. A palavra traduzida como “loucura” é difícil de expressar em português. Traz a ideia de desgraça, crueldade, absurdo. CBASD, vol. 1, p. 1133.

prostituindo-se [ARA; NVI: “cometeu ato vergonhoso”]. Ou “sendo promíscua” ou “cometendo fornicação”. Seu crime não se enquadrava como prostituição por dinheiro (sexo alugado). Andrews Study Bible.

23-19 Essas leis abordam a sedução de virgens solteiras, quer noivas (23-27) quer não (28, 29). Bíblia Shedd.

23 moça virgem, desposada [ARA; NVI: “moça prometida”; NKJV: “noiva”].  O noivado era um contrato legal com a família da noiva, envolvendo pagamento de um valor pela noiva (comparar v. 29; Gn 34.12; Êx 22.16-17). Portanto, ele envolvia uma ligação maior [was more binding] do que no noivado moderno, onde a noiva já pertencia ao noivo (Dt 22:23-24 [Ver tb Mt 1:20, 24]). Consentir em fazer sexo com outro homem era tratado como adultério. Andrews Study Bible.

25-27 A mulher só podia ser condenada à morte se tivesse podido clamar por auxílio, mas não o fizesse. Estando, por outro lado, a mulher, incapacitada de pedir socorro, supunha-se que fora vítima contra a sua vontade. Bíblia Shedd.

28, 29 O sedutor de uma virgem solteira era obrigado a casar-se com ela. Tinha de pagar o dote costumeiro (Êx 22.16, 17) e perdia o direito ao divórcio. Bíblia Shedd.

29 lhe será por mulher … durante a vida. Esta lei pode soar aos ouvidos modernos como se punisse a mulher vítima, forçando-a a se casar com o homem que a estuprou. Contudo, seu intento era tornar o homem responsável por sustenta-la pelo resto de sua vida. Uma vez que ela não era mais virgem, seria difícil que sua família encontrasse um marido para ela. Uma comparação com Êx 22:16-17 indica que enquanto uma garota poderia exigir o direito de casamento ao homem e ele seria obrigado a pagar o “valor da noiva” em qualquer caso, sua família não era obrigada a dá-la ao homem em casamento se não aprovasse (comparar com Gn 34). Andrews Study Bible. [É importante observar que as prescrições legais eram diretivas a serem aplicadas pelos tribunais locais e nacionais em casos de disputas judiciais interpartes, como meio de estabelecer a ordem e a justiça entre o povo.]

30 Nenhum homem tomará sua madrasta. Aqui “tomar” significa “casar”. Isto é, após o pai haver falecido ou se divorciado desta mulher (comparar com 1Co 5:1). Este é um tipo de incesto (Lv 18:8; 20:11). Andrews Study Bible.

não profanará o leito de seu pai. Literalmente, “e não removerá a dobra do manto de seu pai”. Isto se refere a um costume oriental de que um homem recém-casado cobria sua esposa com seu manto, para demonstrar que ela lhe pertencia e que apenas ele tinha poder sobre ela (Rt 3:9-14; 4:10; Ez 16:8). CBASD, vol. 1, p. 1134.

Lit. “descobriria o canto da roupa do seu pai” (v. notas em Rt 3.9 [“Estenda a sua capa sobre a sua serva” – pedido de casamento de Rute para Boaz]; Ez 16.8 [“estendi a Minha capa” – pedido de casamento do Senhor a Jerusalém). Bíblia de Estudo NVI Vida.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Que possamos ter o espiríto de gratidão é o que nos motiva A gratidão é uma “emoção”, que envolve um sentimento de dívida emotiva … TEM O PODER DE ALEGRAR O CORAÇÃO DO PAI (I Ts.5.18):

Comentário por Dasilo Schneider




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: