Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/os/3
Mais uma vez, o profeta Oséias é instruído a fazer um “sermão de ação” em que se casa com uma prostituta profissional. Tendo pago o preço da noiva, ele a traz para casa e lhe dá condições que, sendo seguidas, garantirão a longevidade e a felicidade do casamento. Da mesma forma, em Seus esforços para trazer Israel de volta para Ele, Deus impõe condições restritivas, privando-os de seus reis e sacerdotes malignos que se tornaram pedra de tropeço para a adoração verdadeira.
Os neurocientistas falam de um conceito conhecido como “neuroplasticidade”, a capacidade do cérebro de estabelecer novas vias neurais e, assim, se reorientar. Pessoas que estão lutando contra comportamentos de dependência são encorajadas a evitar, e às vezes se afastarem completamente, de pessoas, lugares e coisas que alimentam o seu vício. Nesse caminho de recuperação, o cérebro é, portanto, capaz de se reorientar e permitir a formação de novos padrões de comportamento.
Assim como Deus fez com Israel, Ele identifica e nos priva daquelas coisas que são um obstáculo para nosso crescimento contínuo Nele. Embora o processo seja inicialmente doloroso, quando as coisas confortáveis, mas espiritualmente perigosas são retiradas, o resultado final é bom. No final do processo de privação, Israel retornou e buscou a Deus (3:5).
De que maneiras Deus está retirando pedras de tropeço em sua vida e como você pode agradecê-Lo por isso?
Moses Njuguna
Pastor, Associação do leste de Allegheny, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1110
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário