Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/ct/4
O capítulo 4 (e o primeiro verso do capítulo 5) retrata a cerimônia de casamento entre Salomão e sua noiva. Tanto a noiva quanto o noivo descrevem a beleza da pessoa amada com louvor exuberante, de modo similar às canções de louvor (chamadas wasfs), dos atuais casamentos rurais na Síria. As mútuas descrições de beleza da pessoa amada nem sempre se referem à beleza física, mas muitas vezes retratam as qualidades morais admiráveis dos amantes.
A descrição de Salomão de sua noiva no v. 7 encontra eco na descrição que Paulo faz da noiva de Cristo, a igreja (Ef 5:27).
A expressão “jardim fechado”, utilizada por Salomão para referir-se à sua noiva no verso 12, denota virgindade. No Cântico dos Cânticos a relação sexual entre os amantes ocorre apenas no contexto do compromisso do casamento. Este verso é um forte incentivo para a abstinência sexual até o casamento. A noiva convida seu noivo (Salomão) a vir e participar dos frutos do jardim dela (que agora são também dele!) (verso 16), e o noivo alegremente aceita o convite (5:1). Isso equivale à cerimônia pública atual da troca de alianças e dos votos de casamento, em que a noiva e o noivo aceitam, de bom grado, completar a aliança de casamento através da união sexual.
Na parte final do verso (5:1) é a autoridade da voz do próprio Deus que pronuncia uma bênção sobre o casamento recém concluído, assim como Ele pessoalmente oficiou e abençoou o primeiro casamento no Jardim do Éden (Gênesis 2:22-24).
Richard M. Davidson
Professor de Interpretação do Antigo Testamento
Seminário Teológico da Andrews University
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=921
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário