Filed under: Sem categoria
240 palavras
Introdução. O Salmo 129 é uma canção que celebra a libertação nacional. O salmista fala das provas pelas quais Israel passara como nação e como o Senhor Se interpôs a favor deles e confundiu os inimigos. Esta é uma canção da região rural e possui muitas alusões às atividades agrícolas. O evento histórico preciso que pode ter ocasionado este salmo é uma questão de conjectura. O salmista não está tão preocupado com o incidente quanto com a lição a ser extraída dele. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1027.
1. Desde a minha mocidade. Ver Jr 2:2; Os 2:3, 15; 11:1. Israel passou sua “juventude” em cruel escravidão no Egito e, então, relembra o livramento do Senhor naquela terra sombria. CBASD, vol. 3, p. 1027.
2 Não prevaleceram. Aquele que confia no Senhor, embora muitas vezes em perigo, nunca precisa ser derrotado (ver 2Co 4:8-10). Em Cristo ele será sempre vitorioso. CBASD, vol. 3, p. 1027.
3 Sobre o meu dorso lavraram. Uma ilustração das costas dos israelitas sendo dilaceradas pelas cruéis chicotadas de seus opressores. Os açoites revolviam a carne como o arado revolvia os sulcos do campo. CBASD, vol. 3, p. 1027.
6 Como a erva. O vento ou algum pássaro carregava a semente que, ao cair sobre o eirado de uma casa oriental típica, brotava rapidamente, mas não havendo profundidade na terra, logo murchava. Portanto, não produzia colheita (Mt 13:5). Assim seria com os que conspiravam contra Israel. Seus planos aparentavam sucesso à primeira vista, mas não frutificariam. CBASD, vol. 3, p. 1027.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário