Reavivados por Sua Palavra


SALMO 104 by Jeferson Quimelli
12 de fevereiro de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

O Salmo 104 apresenta a compreensão do povo de Israel acerca da natureza. O autor não escreve a partir de uma perspectiva científica ou apenas com base em seus sentimentos – ele escreve como um crente. O poeta rejeita os conceitos do ateísmo e do panteísmo. Por meio de Sua palavra, Deus criou e sustenta o mundo. O paralelo entre este Salmo e a história da criação em Gênesis 1 é notável. No momento em que este Salmo foi escrito, a história da criação era conhecida e aceita. Deus é louvado por renovar a terra (v. 30) e realizar o milagre da fertilidade e do crescimento.

Será que nós, homens modernos, em tempos de êxodo rural e uso de fertilizantes artificiais, percebemos e reconhecemos a Deus como o Criador? Já no tempo de Israel, as pessoas criaram Baal, o deus cananeu da chuva e da fertilidade (Nm 25:3 ). Mas o óleo, o vinho e os cereais não vinham de Baal – mas da parte do Senhor (Oséias 2:9). Assim, o Salmo 104 é uma adequada defesa contra qualquer mistura de conceitos religiosos e uma clara declaração de lealdade para com o criador (v. 3). Acreditar no Criador tornou-se uma mensagem renovada para Israel e países vizinhos. Toda a realidade criada traz a marca do seu Originador, apontando para uma mão divina além de si.

Jesus repetiu uma lição valiosa a partir da observação do Salmista. Ele disse que os pássaros “não semeiam nem colhem … contudo, o Pai celestial as alimenta” (Mateus 6:26 NVI). Não podemos fazer nada para “acrescentar uma hora que seja” (v. 27 NVI) à nossa vida. É Deus quem cuida de nós, então por que nos preocuparmos?

Vamos hoje louvar e adorar a Deus, porque só Ele cria e cuida!

* Quem honra a Deus e medita em sua beleza verá muito mais dessa beleza em sua própria vida e à sua volta.

* Quem reflete sobre a bondade e a beleza de Deus, confiará mais em seu poder.

* Quem acredita em Deus, o criador, vê a si mesmo e o que acontece ao seu redor no contexto bíblico correto. A terra é dEle e tudo está sob o Seu controle.

A atuação de Deus, ao criar e cuidar, confere paz à minha vida diária.


Christoph Berger

Diretor do Bogenhofen College, Austria

 

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/104 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/104/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 104 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/



SALMO 104 – Comentário em vídeo Pr Evandro Fávero by Jeferson Quimelli
12 de fevereiro de 2017, 0:55
Filed under: Sem categoria

SALMO 104 – Comentário em vídeo Pr Evandro Fávero (TV Novo Tempo)



SALMO 104 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
12 de fevereiro de 2017, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 104 – Faz muito bem aos seres pensantes erguerem seus olhos para além dos problemas desta vida e das angústias da alma humana para contemplar a beleza de um Deus que nos ama.

Uma análise do renomado teólogo Paul R. House reza:

“O salmo 104 comemora a criação de Yahweh e o cuidado que Ele tem com a terra. É difícil imaginar uma declaração mais completa acerca de quão longe vai o interesse divino pela ordem criada. Toda a história começa com o Senhor, que num momento específico começou todos os acontecimentos. Louvor é a resposta natural de todos os que compreendem a importância de reconhecer Yahweh como o único criador e sustentador”.

O salmo em análise oferece grandes verdades. Derek Kidner não exagera quando declara que “parece que o salmo [104] foi escrito para ser companheiro [do salmo 103] (a julgar pela abertura e encerramento, que se equiparam nos dois salmos). Juntos, os dois louvam a Deus como Salvador e Criador, Pai e Sustentador, ‘misericordioso e poderoso’. Na galáxia do Saltério, estas são estrelas gêmeas da primeira grandeza”.

Após estas preciosas informações, observe estes tópicos teológicos extraídos do texto inspirado:

• Deus é glorioso e magnífico (vs. 1-4);
• Deus é o idealizador, criador e organizador do Planeta Terra (vs. 5-6);
• Deus é o sustentador e o provedor da vida no mundo vegetal, animal e humano (vs. 10-23);
• Deus é dono da plenitude da sabedoria evidentes em suas múltiplas obras criativas (vs. 24-26);
• Deus é o mantenedor e o zelador de Suas criaturas (vs. 27-30);
• Deus é merecedor do louvor de toda a criação, entretanto somente o ser humano foi criado com capacidade de reconhecer isso. Contudo, somos ingratos quando não O louvamos (vs. 31-35).

Há muitos eruditos que percebem uma lógica sequencial deste Salmo em comparação com o relato da criação em Gênesis. Porém, vamos além: “A fluência do salmo segue livremente a ordem da criação, como relatada em Gênesis 1.1-31, mas conclui (v. 35) com uma alusão aos fatos do final dos tempos, registrados em Ap 20-22” (John MacArthur).

O Deus que criou o que o diabo estragou restaurará tudo à sua forma original. Hoje podemos ser novas criaturas (II Coríntios 5:17) aguardando novos céus e nova terra! (II Pedro 3:13) – Heber Toth Armí.