Reavivados por Sua Palavra


SALMO 97 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
5 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Vós que amais o SENHOR, detestai o mal…” (v. 10).

Às vezes fico meditando na história de Noé e de como Deus foi misericordioso com ele e com sua família. Em meio a uma geração completamente corrompida e perversa, “Noé achou graça diante do SENHOR” (Gênesis 6:8). A Bíblia diz que Deus olhou para este mundo e viu a maldade do homem se multiplicando sobre a terra e “que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Então, designou o homem que era diferente de seus contemporâneos, pois “Noé andava com Deus” (Gênesis 6:9). Por amar a Deus, Noé se desviava do mal.

Cristo disse que nos últimos dias aquela realidade ante diluviana voltaria à tona: “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:37). As pessoas estarão tão ocupadas com seus próprios interesses que, como nos dias que antecederam o dilúvio, estarão desapercebidas da brevidade dos tempos.

Reconhecer a majestade e o domínio de Deus, é andar com Ele. Assim como Noé, somos chamados para uma vida íntegra e reta mesmo em meio a uma geração corrupta; andar com Deus ainda que nossos passos estejam na contra-mão do mundo; nos alegrar em Deus (v. 12) ainda que a nossa situação aqui não pareça tão favorável.

Relembrando a história de Israel, percebemos que todas as vezes que o povo abandonava a Deus e violava a Sua aliança, servindo a outros deuses, tudo desandava. Os dois primeiros mandamentos do Decálogo são muito claros e não deixam margem de dúvida: “NÃO terás outros deuses diante de Mim. NÃO farás para ti imagem de escultura… NÃO as adorarás, nem lhes darás culto” (Êxodo 20:3-5). “Todos os que servem a imagens de escultura” (v. 7) são confundidos e levados a uma falsa adoração. O convite para o mundo hoje é: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo” (Apocalipse 14:7).

“Reina o SENHOR” (v. 1) é a versão poética para o que disse o anjo ao discípulo amado: “Adora a Deus” (Apocalipse 19:10). Se nem os anjos do SENHOR, que são seres santos e sem pecado, aceitam adoração, quem somos nós para aceitar qualquer tipo de louvor ou adorar qualquer coisa ou criatura no lugar do Criador?

Os céus estão prestes a anunciar a justiça de Cristo e todos os povos verão a Sua glória (v. 6). Se escolhermos, TODOS OS DIAS, amar a Jesus e detestar o mal, Ele reinará absoluto em nosso coração, e a Sua luz e a Sua alegria nos preencherá (v. 11). Ele nos fará Seus atalaias, e como Noé, seremos guardados e protegidos “da mão dos ímpios” (v. 10). Lembre-se de que foram salvos Noé e sua família, portanto este propósito inclui você e a sua casa. Ande em retidão diante de Deus, e a Sua justiça sempre lhe será motivo de regozijo (v. 8).

Bom dia, “retos de coração” (v. 11)!

Desafio do dia: Faça a diferença onde for. Que a luz de Cristo brilhe em tua vida!

*Leiam #Salmo97

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.