Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 27 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
30 de março de 2016, 0:44
Filed under: Sem categoria

https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/

"Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele, por certo, aborrecível para com o seu povo em Israel; pelo que me será por servo para sempre" (v. 12).

Hoje lemos um capítulo curto, mas com atitudes que desencadearam consequências ruins.
Davi temeu por sua vida diante da perseguição ferrenha de Saul. E criou uma estratégia um tanto arriscada. Decidiu voltar ao rei Aquis, aquele mesmo em que ele havia se fingindo de louco, e pedir asilo. Saul realmente, ao saber que Davi estava habitando entre os filisteus, "desistiu de o perseguir" (v. 4). Só que Davi conquistou a confiança do Rei Aquis, a ponto de este lhe conceder uma cidade para que ele, seus homens, e suas famílias pudessem morar, e a ponto de acreditar em tudo o que Davi dizia e fazia. Contudo, Davi saía a pelejar contra povos inimigos de Israel, aniquilava todo o povo para que não houvesse uma única pessoa para lhe delatar, e dava a entender ao rei de Gate que havia pelejado contra o seu próprio povo.
Para Davi, seu segredo estava guardado no silêncio fúnebre das cidades cemitério. Mas veremos a partir do capítulo 29 os resultados desastrosos de sua trama mentirosa.

"A mentira tem perna curta". Tá aí um ditado que realmente é certo.
Falando sobre a mentira, o discípulo amado deixa bem claro de onde ela se originou: "Vós sois do diabo, que é vosso pai…Quando ele profere mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44).
A mentira originou-se no coração do anjo caído e, desde então, tem sido a causa das piores mazelas da humanidade.
A mentira é o oposto da verdade. Se Cristo é a verdade (João 14:6), Satanás é mentira (João 8:44). Se a verdade liberta (João 8:32), a mentira acorrenta.
A verdade as vezes pode até doer, mas cura as feridas.
A mentira pode até ser um paliativo, mas, no fim, causa chagas que podem ser incuráveis.
A mentira de Davi o levou a ter um falso conforto de um ano e quatro meses (v. 7), no entanto, os resultados desastrosos durariam muito mais.
Davi mentiu direitinho, pois "Aquis confiava" nele (v. 12).
No verso 11 encontramos o seguinte dizer sobre Davi: "Este era o seu proceder por todos os dias que habitou na terra dos filisteus". Que proceder? O de mentiroso.
Daí vem a pergunta:
Qual tem sido o teu e o meu proceder?
Procedimento vai além de palavras. Procedimento é comportamento, é conduta, é a maneira de se comportar. Ou seja, uma vida fingida é uma grande mentira. Fingir ser o que na verdade não é foi o que fez Davi. Não é assim que age um filho de Deus. E ele perceberia quando colhesse a consequência de sua inconsequência.
Na primeira vez havia fingido ser louco, desta vez, cometia realmente uma loucura.

Deus requer "que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). Sem dúvidas, a palavra VERDADE é uma das que mais têm destaque nas Escrituras Sagradas. A Bíblia diz que Deus é a verdade (Jeremias 10:10), o Espírito Santo é a verdade (1 João 5:6), Jesus é a verdade (João 14:6), que a própria Bíblia é a verdade (João 17:17), que os mandamentos, a lei de Deus, são a verdade (Salmo 119:142 e 151). Ou seja, tudo que é a verdade (Deus, Espírito Santo, Jesus, Bíblia, lei de Deus) é eterno e oferece a eternidade a quem aceitar. E tudo que está ligado a mentira, está fadado a destruição: Satanás (Apocalipse 20:10) e os mentirosos (Apocalipse 21:27).

Dizer uma mentira já causa prejuízos por si só, mas VIVER uma mentira pode causar prejuízos eternos.

O SENHOR (que é a VERDADE) nos convida por meio do Espírito Santo (que é a VERDADE) a vivermos as Suas verdades: sendo representantes de Jesus (que é a VERDADE), proclamadores de Sua Palavra (que é a VERDADE) e fiéis praticantes da lei do SENHOR (que é a VERDADE).

Davi perdeu o foco e ficou por perigosos um ano e quatro meses vivendo uma mentira.
Podemos escolher, amados, entre mentir ou não, mas lembrem-se que não podemos escolher ficar livres das consequências de nossas más escolhas.
Se eu planto laranjeiras, vou colher laranjas. Se eu planto macieiras, colherei maçãs. Jamais tirarei maçãs das laranjeiras, nem tampouco laranjas das macieiras. Entendem? Nossas atitudes erradas podem não ter uma resposta imediata, mas certamente, mais cedo ou mais tarde, colheremos os seus frutos.
Os olhos do SENHOR "estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas obras" (Jeremias 32:19).
Segundo o proceder de Davi em Gate, ele colheria frutos de grandes apuros. Foi isso o que aconteceu, e grande foi a sua aflição!
Todavia, o SENHOR "não aflige e nem entristece de bom grado os filhos dos homens" (Lamentações 3:33).
Mas tem prazer no "pecador que se arrepende" (Lucas 15:7).
Meus irmãos, somos todos falhos e pecadores (Romanos 3:23), mas em Cristo somos mais que vencedores (Romanos 8:37)!
Que o teu proceder, "seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do SENHOR Jesus [a VERDADE], dando por Ele graças a Deus Pai" (Colossenses 3:17).

Bom dia, arautos da VERDADE!

*Leiam #1Samuel 27

Rosana Garcia Barros


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Hiramilton Rodrigues

Graça e paz a todos, gostaria de me manter informado de todas as novidades amém, que a equipe possa sempre estar avançando no propósito de Deus para que possamos tomar posse das promessas do Senhor Jesus Cristo o Salvador de nossas almas.

Comentário por Hiramilton Rodrigues

Avatar de Jeferson Quimelli

Amém!

Comentário por jquimelli

Avatar de Hamilton Neto

Aleluia!

Comentário por Hamilton Neto




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.