Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 24 – Aprender a confiar tudo a Deus trará experiências das mais marcantes e impactantes.
“A rejeição do Espírito de Deus torna a pessoa vulnerável aos males do orgulho, ciúme e inveja. Mas aqueles que permitem que o Espírito Santo lhes controle a vida manifestarão os belos frutos do amor, lealdade, humildade e altruísmo. A confiança em Deus habilitará a enfrentar a vida corajosamente, sabendo que o Senhor peleja por eles” (Rosalie Haffner Lee).
Saul é exemplo de quem rejeitou o Espírito Santo; Davi, em contrapartida, exemplo de quem permitiu ser conduzido pelo Espírito Santo.
Gene Getz faz a seguinte observação: “Medo gera medo! Mas fé gera fé!”, e depois acrescenta: SE VOCÊ QUER…
1. Ser medroso, junte-se a pessoas medrosas.
2. Ser pessimista, junte-se a pessoas pessimistas.
3. Aprender a confiar em Deus, junte-se a pessoas que confiam em Deus.
No capítulo em questão, nota-se um contraste entre o grupo de Davi e o grupo de Saul. Davi liderou seu grupo de homens falidos para cima, e Saul liderou seus soldados para baixo. Cuidado com quem você se alia! Com quem você anda faz toda a diferença em tua vida!
David Tsumura intitula este capítulo assim: “Davi perdoa a vida de Saul em En-Gedi” e, então apresenta estes tópicos:
1. Saul entra na cova (vs. 1-3);
2. Davi corta a ponta do manto de Saul (vs. 4-7);
3. Discurso de Davi (vs. 8-15);
4. Resposta de Saul (vs. 16-22).
Davi teve oportunidade de ouro de matar quem o queria matar. Davi poderia concluir que Deus estava dando-Lhe de bandeja seu inimigo. Contudo, ao ser guiado por Deus, as conclusões vão muito além das opiniões humanas:
• Ainda que Deus nos dê oportunidade de ter o inimigo de bandeja, não o devemos matar.
• Quando temos a maior de todas as oportunidades para fazer mal a quem nos prejudica, devemos exercer o caráter moldado por Deus fazendo o bem a ele.
• Se soubermos usar com nobreza, inteligência e sabedoria divina as oportunidades de perdoar, fazer o bem e tratar com respeito a quem nos persegue, faremos nossos inimigos corarem de vergonha.
“Não permita que o mal vença em sua vida, mas vença o mal com a prática do bem” (Romanos 12:21). Reavivemo-nos! Ore por transformação! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
En-Gedi (Fonte de Cabras) é um oásis no meio das encostas áridas que descem do deserto da Judéia para a costa do mar Morto,
Dois riachos descem por dois vales, o Wadi David e o Wadi Arugot.
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Saul, com “três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel” (v. 2) veio procurando por Davi. Precisando se aliviar, Saul entrou sozinho dentro da mesma caverna onde Davi estava escondido, tirou o manto, e colocou-o ao lado. Alguns de seus homens sussurraram para Davi: “Agora é a sua chance! O Senhor colocou Saul em suas mãos!”
Davi, então, rastejou até onde Saul tinha colocado o seu manto, cortou um canto do manto de Saul e se arrastou de volta. Davi não fez nenhum mal a Saul e não deixou ninguém fazê-lo. Ele disse: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, […] o ungido do Senhor” (v. 6).
Se Davi tivesse matado Saul, ele teria agido como o próprio rei Saul estava agindo. Mas ele confiava o seu caso ao Senhor, que lhe havia prometido o trono de Israel. Ele iria esperar o tempo de Deus. Ele conhecia a promessa de Deus: “A Mim pertence a vingança e a retribuição” (Dt 32: 35 NVI). Ao confiar e esperar em Deus, Davi mostrou o Espírito de Cristo, quando disse: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mat. 5:44).
Ralph Neall
Professor e missionário aposentado
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1sa/24 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/24 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/24/
Texto traduzido anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/12/31
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: I Samuel 24
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 17




