Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Só podemos vagamente imaginar a dor e o desgosto na alma de Davi, quando ele teve que se tornar um fugitivo, tentando salvar a própria vida. Na angústia do seu coração ele clama para Jônatas: “O que eu fiz de errado? Por que tudo isso está acontecendo?” Muitas vezes essas mesmas perguntas ecoam em nosso próprio coração quando uma prova vem a nós ou quando as coisas parecem estar saindo do controle.
Devemos ter sempre em mente a batalha espiritual que enfrentamos como povo escolhido de Deus. O fato de estarmos sentindo o calor da batalha nem sempre significa que estamos fazendo algo errado. Pelo contrário, isso poderia significar que o inimigo está com raiva porque estamos fazendo a coisa certa! (2Tm 3:12). Um dia, nós seremos declarados justos (Romanos 12:19) e Deus escreverá o último capítulo de nossa história (Ap 21:4).
No final, assim como aconteceu com Davi, veremos que valeu a pena passar por tudo isso. “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rom. 8:18.
Melodious Echo Mason
Coordenadora Assistente
Programa Unidos em Oração
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1sa/20 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/20 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/20/
Texto traduzido anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/12/27
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: I Samuel 20
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 20
Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 20 – Baseando-se neste capítulo, Rosalie Haffner Lee sugere qualidades a serem consideradas na escolha de verdadeiros amigos:
1. Semelhança de gostos e interesses: Para andar juntas, duas pessoas precisam estar de acordo – assim como Davi e Jônatas.
2. Alguém que é sensível e bondoso: Embora em algumas pessoas se encontrem tais qualidades como força, coragem e persistência, em todo amigo verdadeiro deve haver uma fusão dessas qualidades com outras mais brandas, como delicadeza e simpatia – como na amizade de Davi e Jônatas.
3. Deve haver afeição: Jônatas estava disposto a renunciar à sucessão do trono de seu pai; seu desejo era ser leal ao amigo.
4. Deve haver aproximação de valores espirituais: Jônatas conhecia os caminhos de Deus do mesmo modo que Davi. Quando os dois amigos estavam prestes a separar-se, Jônatas foi confortado com o pensamento de que o Senhor dirigiria os acontecimentos de acordo com Sua vontade, e preservaria a amizade deles.
Sobre esse episódio na vida de Davi, quando corria risco de morte, Ellen G. White observou: “A amizade de Jônatas por Davi era também da providência de Deus, a fim de preservar a vida do futuro governante de Israel”.
Amigos são importantes para avançarmos neste mundo de tristezas. Um provérbio sueco reza: “A amizade dobra nossa alegria e divide a tristeza ao meio”. William Shakespeare declarou: “Depois de algum tempo você aprende que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida”.
Por causa dos satânicos objetivos do tentador, cumprir planos divinos é desafiador. Inimigos como Saul podem surgir de onde nem imaginamos. Cumprir os propósitos de Deus faz as hostes demoníacas se levantarem para criar estratégias intentando interrompê-los.
Diante desta realidade, “se desejamos uma vida além da mera existência biológica, é necessário interagir com Deus. Não há outra alternativa” – diz teólogo Eugene Peterson.
• Nossa amizade com Deus deve estar acima de qualquer amizade;
• Os amigos mais caros, nobres e importantes são aqueles presenteados por Deus;
• Os melhores amigos são aqueles que te apoiam e te ajudam a viver os planos divinos.
Assim, carecemos de boas amizades nos dias atuais. Por isso, precisamos ser bons amigos.
Faça sólidas amizades! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
1 fugiu Davi. Com certeza, para Gibeá [a casa de Saul] , a fim de conversar com Jônatas. Davi não teria ousado voltar lá enquanto Saul ali estava, mas, sob o poder de restrição do Espírito, o rei permaneceu em Ramá [lar de Samuel] a maior parte do dia e da noite (ver 1Sm 19:23, 24). A demora deu a Davi uma oportunidade de se encontrar com Jônatas e descobrir qual era a atitude de Saul. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 591.
5 Lua Nova. O mês lunar começa com a lua nova e era festejada com holocaustos. Bíblia Shedd.
6 sacrifício anual. Indica que esta “lua nova” poderia ser a Festa das Trombetas, quando se iniciava o ano civil judaico (Lv 23.23-35; Nm 29.1-6). Bíblia Shedd.
8 se, porém. Davi tinha consciência de que sua condição não se devia a nenhum pecado de sua parte. … A certeza de sua inocência sustentou Davi na hora da provação. Uma consciência limpa pode compensar qualquer perda neste mundo. Aqueles que sentem inveja dos ímpios, que se permitem desfrutar os prazeres do pecado, devem lembrar que esses prazeres são pagos com horas de remorso e aversão a si mesmos. Muitos dos que bebem da fonte poluída da Terra dariam tudo o que têm para desfazer o passado e apagar a mancha vil de sua vida. Em contrapartida, os que podem olhar para Deus e para Seus semelhantes com a consciência limpa de ofensas são pessoas mais felizes. Talvez possuam poucas vantagens materiais, mas têm um tesouro que nem meso toda a riqueza do mundo seria capaz de comprar (ver 1Pe 3:13-17). CBASD, vol. 2, p. 592, 593.
13 e seja o SENHOR contigo, como tem sido com meu pai. Clara indicação de que Jônatas espera que Davi se torne rei. Bíblia de Estudo NVI Vida.
14 usará para comigo com bondade. Jônatas compreendeu e reconheceu que Deus havia escolhido Davi como rei. … Davi cumpriu em gesto tocante o pedido de Jônatas (2Sm 9), pois o costume era eliminar a família rival. Bíblia Shedd.
15 jamais. …duração da existência simultânea das duas casas. CBASD, vol. 2, p. 594.
19 lugar em que te escondeste no dia de ajuste (ARA; NVI: “lugar onde você se escondeu quando tudo isto começou”).
pedra de Ezel, “pedra de partida”. Com certeza foi ali que os dois amigos se separaram. Bíblia Shedd.
26 não está limpo (ARA; NVI: “cerimonialmente impuro”). Pensava Saul que Davi tivesse se contaminado e procedia sua purificação conforme a lei (Lv 15). Bíblia Shedd.
27 o filho de Jessé. Expressão de mofa e ódio. Não mencionou o nome de Davi. Bíblia Shedd.
29 meu irmão ordenou que eu estivesse lá (NVI). A autoridade do irmão mais velho se iguala à dos pais. Andrews Study Bible.
30 Filho de mulher perversa e rebelde. O insulto é dirigido a Jônatas, não a sua mãe. Andrews Study Bible.
34 todo encolerizado (ARA; NVI: “muito irado”).
41 prostrou-se rosto em terra três vezes. Gesto de fidelidade e submissão (Dn 6.10). Bíblia Shedd.