Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Deus havia demonstrado a incompetência dos deuses dos filisteus. Não foi a superioridade dos filisteus que lhes deu a vitória. Foram os pecados de Israel que fez com que fossem derrotados pelos filisteus.
Na instrução que os sacerdotes e adivinhos deram aos príncipes filisteus encontramos as palavras, “deem glória ao deus de Israel. … Por que ter o coração obstinado como os egípcios e o faraó?” (v. 5, 6). Eles tinham conhecimento do verdadeiro Deus, mas isto não os levou a dizer: “Devemos aprender a servi-Lo.”
O conselho dos sacerdotes foi baseado no medo das coisas ruins que aconteceram a seus ídolos e a eles mesmos. O medo impulsiona as pessoas a fazerem o bem, mas por si só não resulta em salvação. Eles foram testemunhas oculares do poder do Deus de Israel, mas tão logo os juízos cessaram voltaram a seu antigo modo de vida.
O plano elaborado para o retorno da arca não era natural, mas permitiu que Deus desse aos filisteus um testemunho mais poderoso do que as pragas tinham sido para os egípcios. As vacas não eram treinadas para suportar o jugo. Além disso, vacas nunca se afastam de seus bezerros recém-nascidos, como elas fizeram. E como as vacas saberiam exatamente o caminho a seguir a fim de atravessar a fronteira para Bete-Semes? Como decidiram parar exatamente no meio de um campo?
Nos sete meses desde que foram derrotados em batalha e perderam a arca o que os dirigentes e o povo de Israel estiveram fazendo? Por acaso ocorreu um movimento de arrependimento?
Quando a arca foi devolvida eles se alegraram e ofereceram sacrifícios, mas depois, “fizeram o que era reto aos seus próprios olhos”, e olharam debaixo da tampa que recobria a Arca do Senhor. Tal desobediência foi imediatamente punida.
O mais importante não é a quantidade de informações que temos a respeito de Deus e da Bíblia. Precisamos é do “o amor da verdade”, da “fé que opera pelo amor e purifica a vida”. Somente somos transformados quando obedecemos aos ensinamentos de Deus.
David Manzano
Pastor aposentado
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1sa/6 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/6 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/6/
Texto traduzido anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/12/13/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: I Samuel 6
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 13
Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 6 – Ainda que as pessoas banalizem as coisas sagradas, os animais podem ser usados por Deus para impactá-las.
1. Deus não Se deixa escarnecer: Ele não aceita que filisteus/pagãos/ateus profanem Sua reputação devido à irresponsabilidade espiritual de Seu povo. Pelo contrário, dará fortes evidências de Sua existência, onipotência e sapiência. Duvidando da atuação de Deus, os filisteus separaram duas vacas, separaram-nas de seus bezerros e colocaram-nas em um carro novo sem guia a fim de verificarem se Deus era o Agente dos juízos sobre o povo durante os sete meses que a arca ficara em seu território (vs. 1-9).
2. Deus age de forma impressionante: Contrário à natureza das coisas e a lógica humana, as vacas sem suas crias e sem guia foram berrando a Israel, porém sem titubear, até Bete-Semes, onde os moradores alegraram-se com a chagada da arca e os presentes adjuntos (vs. 10-18).
3. Deus é intolerante à irreverência: Objetos sagrados não devem ser tratados como coisas banais, comuns. Ao olharem curiosamente dentro da arca, os habitantes de Bete-Semes morreram frente à santidade do Senhor. Ao invés de arrepender-se, desejaram desfazer-se da arca. Visando este fim, enviaram mensagens aos habitantes de Quiriate-Jearim para buscá-la (vs. 19-21).
Paciência e misericórdia caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, embora os filisteus já soubessem de Sua existência por mais de 500 anos (desde quando Israel saiu miraculosamente das fortalezas egípcias), continuavam na idolatria e feitiçaria; entretanto, Deus continuava a revelar-lhes Seu poder soberano. Contudo, convencidos de Sua existência, eles não se converteram.
Além de paciência e misericórdia, santidade e justiça também caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, mesmo contentes e alegres com a chegada da arca, quando os habitantes de Bete-Semes olharam irreverentemente para dentro dela, houve grande morticínio entre eles.
Para pensar…
• …Através da Sua paciência e misericórdia aos pagãos e, por meio de juízos que refletem santidade ao Seu povo, Deus revelou Seu real caráter desafiando crentes e pagãos a uma consagração total a Ele.
• …Infelizmente, às vezes, idólatras e feiticeiros tem mais respeito por Deus (v. 5) do que Seu próprio povo (v. 19); assim, tanto pagãos quanto crentes precisam aprender a renunciar tudo a fim de, obedientemente, andar segundo a vontade de Deus (v. 12).
Respeite, submeta-se e glorifique a Deus! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
Este capítulo conta como os filisteus devolveram a arca da aliança para Israel. Bíblia de Estudo Andrews.
1 Sete meses. Os eventos descritos no capítulo anterior aconteceram, não em questão de dias, mas de meses. O número sete frequentemente significa integralidade. Bíblia de Genebra.
O texto grego [LXX] ainda acrescenta: “… e a terra produziu enxames de ratos”. Bíblia Shedd.
3 não a envieis sozinha. Um costume disseminado no mundo antigo, de nunca se aproximar de alguém em posição elevada ou de um deus sem um presente. Bíblia de Estudo Andrews.
Os adivinhos (6:2) provavelmente ajudaram a escolher os presentes que eles pensavam que aplacariam Yahweh. Mas as ofertas consistentes de tumores e raros não eram o tipo de oferta de culpa prescrita nas leis de Deus (Lv 5:14 – 6:7; 7:1-10). Quão fácil é imaginarmos nossos próprios métodos para agradarmos a Deus do que servi-Lo do modo que Ele requer! Life Application Study Bible Kingsway.
4 cinco ratos de ouro. É provável que os ratos fossem portadores da doença, que pode ter sido uma forma da peste negra [bubônica] . Bíblia Shedd.
5 porventura, aliviará a Sua mão de cima de … vosso deus. O tratamento opressivo que o Senhor aplicou aos deuses dos filisteus é como o seu tratamento aos “deuses dos Egito” (Êx 12.12). Conforme indica o versículo seguinte, os próprios filisteus perceberam essa comparação. Bíblia de Genebra.
6 Revela que a história de Israel era conhecida pelos povos vizinhos. Os filisteus não esperaram pelas dez pragas egípcias; contentaram-se com três: tumores, ratos e mortes. Bíblia Shedd.
7 afastem delas os seus bezerros (NVI). Normalmente, as vacas não se dispõem a deixar seus bezerros que ainda mamam. Bíblia de Estudo NVI Vida.
8 metei num cofre (ARA; NVI: “ponham numa caixa”).
9 Reparai. Se as vacas, que não conheciam o caminho, nem canga, e se, separadas de suas crias, que amavam, não retrocedessem e acertassem o rumo, seria Deus quem mandara o mal; senão, seria o acaso. As vacas acertaram. Bíblia Shedd.
Bete-Semes. Lit. “Casa do Sol”. … Bete-Semes era uma cidade fronteiriça (v. 12, Js 15.10), frequentemente disputada por filisteus e israelitas (2Cr 28.18). Bíblia de Genebra.
Cidade pertencente a Judá, perto da fronteira dos filisteus (v. Js 15.10). Bíblia de Estudo NVI Vida.
… os cananeus era devotos adoradores dos corpos celestes, neste caso, o Sol. CBASD, vol. 2, p. 507.
Os filisteus aceitavam a existência do Deus dos hebreus, mas somente como uma das divindades cujo favor eles buscavam. Ao pensar em Deus desse modo, era fácil para eles ignorarem suas ordens para que o povo adorasse somente a Ele. Eles viam Deus como um ingrediente em uma vida bem sucedida. Mas Deus é muito mais que um ingrediente – Ele é a própria fonte da vida. É você um “filisteu”, que busca o favor de Deus como um dos ingredientes de uma boa vida? Life Application Study Bible Kingsway.
12 até o território de Bete-Semes (ARA; NVI: “até a fronteira de Bete-Semes”). O autor deixa subentendido que os anjos de Deus conduziram as vacas na direção da terra de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.
“O sermão das vacas filisteias”. 1) Obedeceram, mesmo contrariando seus instintos, deixando atrás, apartados, os seus bezerros. Deixaram tudo… (7, 12; Mt 19.27); 2) Sem conhecerem o caminho, acertaram o rumo. Deus as guiava (9, 12; Sl 95.7); 3) Não estranharam o peso, mesmo que o sentissem pela primeira vez, pois o jugo era a arca e o ouro do Senhor (8; Mt 11.29, 30). Bíblia Shedd.
Que notável ilustração constituem essas vacas berrando! O instinto maternal as impulsionava para junto de suas crias, detidas lá atrás; mas elas foram forçadas a seguir em frente movidas por um impulso sobrenatural. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.
14 O término da viagem em Bete-Semes é uma revelação da mão de Deus, tanto quanto a própria viagem, porque essa foi uma das cidades de Judá distribuídas aos sacerdotes na época da conquista (v. Js 21.13-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Bete-Semes era atribuída aos levitas; especificamente aos descendentes de Arão (Js 21.16). Bíblia de Genebra.
fenderam a madeira do carro (ARA; NVI: “cortaram a madeira da carroça”).
16 voltaram para Ecrom. Que decepção para os filisteus! Eles haviam testemunhado a rendição de Dagom ao Senhor no templo de Asdode. Tinham contemplado a guia sobrenatural das vacas ao enviarem a arca de volta a Judá. Ainda testemunhariam o poder controlador de Deus ao deter a epidemia e lhes dar a cura. embora convictos de que viram coisas estranhas naquele dia, viraram as costas e voltaram a seus deuses e a seu povo. CBASD, vol. 2, p. 508.
19 porque olharam para dentro da arca. Como Deus vinculara tão estreitamente com a arca a manifestação da sua presença, a arca devia ser tratada com grande honra e respeito (v. 2Sm 6.7; Nm 4.17-20). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Ver Nm 4.5, 20. O manuseio presunçoso da arca levara à sua perda, e um delito semelhante deve ser afora castigado na ocasião da sua devolução. O problema de manusear a arca de modo impróprio surgirá de novo em 2Sm 6. Bíblia de Genebra.
Para proteger os israelitas de Seus poder, Ele os havia advertido para nem mesmo olhar para os objetos do Lugar Santíssimo do santuário ou eles morreriam (Nm 4:20). … Deus não matou os homens de Bete-Semes por crueldade. Ele os matou porque desprezar sua presunção pecaminosa encorajaria toda a nação de Israel a ignorá-Lo. Life Application Study Bible Kingsway.
20 E para quem subirá desde nós? (ARA; NVI: “A quem enviaremos a arca, para que Ele se afaste de nós?”). Os habitantes de Bete-Semes reagiram diante do juízo divino semelhantemente aos habitantes de Asdode, Gate e Ecrom (v. 5.8-10). Bíblia de Estudo NVI Vida.
21 Quiriate-Jearim. Literalmente, “acidade das florestas”. Estava listada dentro da herança de Judá (Js 15:9) e situada nos cumes ocidentais das montanhas próximas a Jerusalém, cerca de 14 km de Bete-Semes. O envio da arca para a cidade de Quiriate-Jearim sugere a impressão de que, quanto mais a arca ficasse longe dos filisteus, mais segura estaria. Quiriate-Jearim, situada em uma altitude ainda mais elevada, podia ser defendida com mais facilidade contra um ataque do que uma cidade numa região mais baixa e cercada de colinas. CBASD, vol. 2, p. 509.