Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 4 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
7 de março de 2016, 7:18
Filed under: Sem categoria

1 Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Na LXX [Septuaginta], na Vulgata [tradução para o Latim, de Jerônimo] e na [versão] Siríaca esta frase está no fim do 31.21. Bíblia Shedd.

A maioria dos comentaristas concorda que a primeira frase do v. 1 pertence ao último versículo do cap. 3, pois não foi Samuel quem aconselhou Israel a guerrear contra os filisteus. … O profeta de Deus nunca teria aconselhado a retirada da arca de Siló … Os que rejeitaram, no entanto, a instrução do Senhor a respeito da adoração que deveria ser prestada a Ele passaram a olhar a arca com temor supersticioso e a considerá-la como um talismã cujas qualidades mágicas garantiriam todo tipo de bênçãos. … Quando os líderes erram, a vida moral do povo decai. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 498.

filisteus. Os filisteus são um dos Povos do Mar” mencionados nos textos egípcios desde os tempos de Ramessés III. Até o tempo dos juízes (Jz 3.31; 13-16), os filisteus tinham se estabelecido ao longo das praias do Sul de Canaã, numa associação de cinco cidades: Asdode, Asquelom, Ecrom, Gate e Gaza (6.17; Jz 3.3). Os filisteus tentavam frequentemente expandir os seus territórios, e nos tempos de Samuel e da monarquia inicial, estavam em conflito direto com os israelitas ao norte e ao leste. Bíblia de Genebra.

Ebenézer. Este pode ser um local arqueológico cerca de 3 km a leste de Afeca (cf. v. 6). Ebenézer (que significa “Pedra de Socorro”) é mencionada de novo em 5.1. A Ebenézer em 7.12 relembra essas primeiras referências (7.12, nota), mas é um lugar fierente, perto de Mispa. Bíblia de Genebra.

Israel foi derrotado. Eles saíram para guerrear não com fé e humilde confiança no Senhor, mas com orgulho na própria astúcia e em seu poder. Quando Deus estava com eles, nenhum inimigo era páreo; quando não estava, a derrota era certa. CBASD, vol. 2, p. 498.

Por que nos feriu o SENHOR? A pergunta doas anciãos é apropriada por refletir a crença de que “do SENHOR é a guerra” (17.47). Não esperam uma resposta, mas imediatamente põem em prática seu próprio plano. Bíblia de Genebra.

Tragamos… a arca. A convicção aparente dos anciãos de que a arca seria uma garantia mágica da presença do Senhor é semelhante àquela dos filisteus (vs. 7-9). Bíblia de Genebra.

Os israelitas reconheceram corretamente a grande santidade da arca, mas eles pensaram que a arca por si mesma – a madeira e sua tampa de metal – era a sua fonte de poder. Eles começaram a usá-la como um encanto esperando que ela os defendesse de seus inimigos. Um símbolo de Deus não garante Sua presença e poder. Sua atitude em relação à arca se aproximou perigosamente da idolatria. Life Application Study Bible Kingsway.

Hofni e Fineias. Com seus dois filhos ímpios (2.12-17, 27-36) encarregados da arca, não é de admirar que o coração de Eli estava “tremendo pela arca de Deus” (v. 13). Bíblia de Genebra.

feriram aos egípcios. Isto mostra que os vizinhos de Israel estavam cientes de como Deus trouxera Seu povo do Egito. Veja as palavras de Raabe aos espias (Js 2:10-11). Andrews Study Bible.

como eles serviram a vós outros. Uma vitória de uma nação contra a outra era vista pelos vizinhos de Irsael como a vitória do(s) deus(es) daquela nação. Os filisteus venceram esta batalha, mas o fim da história mostra que o seu deus Dagom não é mais poderoso que o Deus de Israel. Andrews Study Bible.

10 cada um fugiu para sua tenda. A enfática palavra “cada” descreve a derrota total de Israel. Andrews Study Bible.

A derrota vem: 1) Quando se confia demais nas coisas criadas do que no Criador (v 3); 2) Quando tratam levianamente das coisas do Senhor. Levaram a arca para o campo de batalha, quando o seu ugar era no Santuário (v 5); 3)  Quando homens ímpios colocam-se a postos no comando e Deus é esquecido (v 3, 11). O resultado foi a morte de 34.000 (v 2, 10), a perda da arca (v 11) e a destruição de Siló. O castigo foi tamanho, que os profetas posteriores o mencionaram como exemplo (Jr 7.12; 26.7, 9; Sl 78.60-65). Bíblia Shedd.

18 pesado. Informação que ajuda a explicar não somente por que a queda de Eli foi fatal, mas também liga sua morte com o juízo anunciado anteriormente: “Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar…?” Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ele liderou Israel durante quarenta anos. É provável que o período de liderança de Eli, que durou 40 anos, tenha coincidido parcialmente com os períodos de Jefté, Ibsã, Elom e Abdom (Jz 12.7-14), bem como o de Sansão (Jz 13-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 a mulher de Fineias. Apesar dos filhos de Eli serem casados, eles ainda cometiam atos imorais “com as mulheres que se reuniam à porta do tabernáculo da congregação” (2:22). Andrews Study Bible.

21 Icabô (ou: “Icabô”). O nome combina duas palavras hebraicas que dizem: “nenhuma glória”. Andrews Study Bible.

22 O capítulo termina com a descrição de uma jovem mulher que, embora casada com um sumo sacerdote ímpio e egoísta, não participava de sua natureza. Sua preocupação com a morte do esposo e do sogro era uma evidência da afeição natural que nutria por eles; mas sua preocupação maior pela perda da arca foi uma demonstração de sua piedosa consagração a Deus e às coisas santas. Nem mesmo os falecimentos ocorridos em sua família a incomodaram tanto quanto a perda da arca.



I Samuel 4 by Jeferson Quimelli
7 de março de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Quando as pessoas recusam arrepender-se e continuam na prática do pecado até onde elas vão? O relato trágico do capítulo quatro, revela que não apenas Hofni e Fineias, mas os líderes de Israel estavam dispostos a fazer qualquer coisa para manter seus caminhos de pecado e orgulho. Eles não fizeram nenhum esforço para discernir a vontade de Deus e decidiram ir para a guerra. Suas ações mostram que eles acreditavam que por serem o “povo escolhido de Deus”, poderiam fazer tudo de errado e ainda se saírem vitoriosos na guerra.

Os eventos do capítulo 4 trazem à mente muito da sabedoria da Palavra de Deus: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa … Ao contrário, ele é paciente com vocês não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9); “Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal” (Ec 8:11); “Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente” (Pv 29:1). “O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos” (Jr 2:19).

Israel perdeu a guerra, os filisteus tomaram a arca. Eli, ouvindo isso, caiu da cadeira para trás e morreu, aos 98 anos de idade. Quando sua nora ouviu isso ela entrou em trabalho de parto e morreu. Ela havia dado a seu filho o nome de Icabode, que significa “A glória se foi de Israel”.

Mais tarde, Saul colocou sua confiança em Aías, filho do irmão de Icabode, que havia colocado um éfode, fingindo ser um sacerdote, em vez de confiar no profeta Samuel.

Quando não somos fiéis nas pequenas coisas e não estamos dispostos a ouvir e obedecer aos profetas de Deus, nunca possuímos grande fé. Que o significado de Icabode, “A glória se foi de Israel,” nunca se aplique a qualquer de nós.

David Manzano:
Pastor aposentado

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1sa/4 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/4 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/4/
Texto original expandido em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2012/12/11/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Texto bíblico: I Samuel 4
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 13

 



I SAMUEL 4 – Comentário Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
7 de março de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

I SAMUEL 4 – É uma tarefa titânica reavivar uma igreja, maior ainda, uma nação inteira. Pois, o mal, quando invade ao povo de Deus com suas diversas formas de pecado, penetra em cada canto que tiver acesso, fazendo a maior lambança/algazarra. Observe com atenção:

1. Pecados arrancam a paz do coração; e, então cheio de conflitos, o indivíduo mergulha numa guerra pensando vencê-la. Porém, ao enfrentar inimigos, depara-se com derrotas inimagináveis. Na guerra contra os filisteus, 4.000 homens do povo de Deus caíram mortos (vs. 1-2).

2. Pecados capacitam pessoas a criarem estratégias lógicas e religiosas objetivando reparar o que não é possível através das habilidades humanas; desta forma, o que parece reavivamento, entusiasmo e alegria, tornam-se em lamentos. Derrotados, os israelitas buscaram a Arca da Aliança; o povo vibrou. Contudo, o inimigo investiu e 30.000 israelitas foram mortos, a arca foi tomada e os dois sacerdotes – filhos de Eli, morreram nessa batalha (vs. 3-11).

3. Pecados abrigados/acariciados afastam-nos da santa presença divina, abençoadora e protetora; obtendo acesso, o pecado não perde tempo, tornando tudo uma derrota catastrófica, como um efeito dominó. Eli, com 98 anos, soube do ocorrido: 34.000 soldados mortos; arca roubada; e, filhos mortos. Gordo e cego caiu da cadeira e quebrou o pescoço. Sua nora, agora viúva, grávida, entrou em trabalho de parto, quase morrendo, deu á luz a um menino, que o chamou Icabode, que quer dizer: Foi-se a Glória (vs. 12-22).

O livro de Deuteronômio enfatiza, sem exagerar, que o amor a Deus deve ser incutido na mente, no coração e na alma dos filhos o dia inteiro, todos os dias (Deuteronômio 6:4-9). O livro de Josué termina com um apelo incisivo às famílias (Josué 24:14-15).

“Essa escolha, repetida em cada vida e em cada geração, é então desenvolvida nos textos subsequentes, começando com o livro de Juízes, que descreve um tempo em que cada um fazia o que era bom a seus olhos, com terríveis consequências” (Udo W. Milddelmann).

Tais consequências alcançaram o auge no capítulo em foco: Foi-se a Glória de Israel.

Para ser feliz/próspero/abençoado/vitorioso(a)…

• …Rejeite ao pecado!
• …Viva para Deus, não para si mesmo!
• …Decida amar Deus acima de tudo!
• …Pare de viver como você quer e, comece a viver como Deus quer!

“Senhor, reaviva-nos!” – Heber Toth Armí.