Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/nm/36
Números 36 nos permite conhecer melhor o sistema de herança. As primeiras provisões foram dadas no capítulo 27 e o capítulo atual fornece estipulações adicionais à luz dos capítulos 32 e 34, que tratam da alocação divina da terra entre as tribos.
As filhas de Zelofeade, da tribo de Manassés, haviam feito o seguinte pedido: “Nosso pai morreu. . . e não teve filhos. Por que o nome de nosso pai deveria ser tirado de seu clã porque ele não tinha filho? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai” (27:3,4). Depois de apresentar o caso perante o Senhor, Moisés respondeu: “Se um homem morrer e não tiver filho, então você passará sua herança para sua filha” (v. 8).
No entanto, quando esta filha se casasse com um homem de outra tribo, a terra passaria para a tribo de seu marido tendo em vista que o sistema de herança previa a transmissão da herança pela via paterna.
Números 36 revela instruções divinas que protegem as tribos de perderem a homogeneidade de seus territórios. Por isso a estipulação de que “toda filha que possua uma herança. . . se casará dentro do clã da tribo de seu pai, para que todos os israelitas continuem a possuir sua herança ancestral”.
Vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros. Em alguns momentos é mais proveitoso para nós abrirmos mão de direitos individuais menores em benefício do bem-estar coletivo. Afinal, uma sociedade próspera e com bons relacionamentos resultará em melhor qualidade de vida para todos os seus cidadãos.
Leendert Brouwer
Professor de Teologia
União Universidad Peruana
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/num/36
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário