Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/lm/2
O lamento costuma ser uma linguagem estranha à nossa cultura. Um pastor famoso confessou durante um sermão online: “Não gosto de ver homens chorarem. Eu cruzo os braços e desvio o olhar.” Suas palavras insensíveis revelaram desconforto com a tristeza. Como ele poderia consolar corações partidos que estivessem chorando alguma perda? Se nos sentirmos desconfortáveis com a dor, deixaremos os lamentadores sofrendo em agonia solitária.
As circunstâncias geralmente fazem com que o lamento seja a única linguagem apropriada. Jeremias sabia que crianças estavam morrendo ao seu redor. Ele estremeceu enquanto mães famintas devoravam seus próprios filhos para sobreviver. Ele chorou quando sua amada nação estava sendo devastada. Como Jeremias poderia não lamentar junto com os sofredores de Jerusalém?
Nosso planeta angustiado, dilacerado pelo pecado e pela doença, merece lamentação prolongada. A condição do nosso mundo exige que aprendamos a arte de lamentar, tanto sozinhos como em comunidade.
A sua ferida é tão profunda quanto o mar? Você já se perguntou: “Quem pode me curar?”
Talvez você precise aprender a linguagem do lamento. Permita que seu coração sinta, expresse e chore. Lamentar não é vergonhoso. A dor do sofrimento é aliviada pelo luto apropriado. A esperança pode ser ressuscitada.
As lágrimas são uma linguagem que Deus utiliza.
Lori Engel
Capelã, Eugene, Oregon, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1047
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário