Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 48 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
13 de dezembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1913 palavras

Antes do tempo de Moisés, os moabitas adoravam o ídolo Quemos. Por causa disso Deus permitiu que os amorreus viessem e tomassem parte de suas terras (Núm 21:26). Mais tarde, no tempo de Moisés, Balaque, rei de Moabe, pediu a Balaão que amaldiçoasse Israel. Isto aconteceu quando os moabitas adoravam Baal-Peor e levaram os homens de Israel a fazer o mesmo (Núm 25:1-3).
Nos dias em que Jorão, o filho de Acabe, era o rei de Israel, Mesa, rei de Moabe se voltou contra Israel. Seu deus era Camos, e ele mesmo ofereceu seu filho a este deus em holocausto (2 Rs 3:27). Na guerra que se seguiu, Mesa, recusou-se a render-se a Israel. Então, Israel continuou a lutar contra os moabitas, e estes estavam em vias de serem exterminados. Foi quando Deus interveio, interrompendo a luta e permitindo que o remanescente dos moabitas retornasse para casa.
Aparentemente, não havia ainda chegado o momento para Deus exterminar os moabitas, mesmo sendo eles adoradores de ídolos, pois o Senhor queria que eles se arrependessem e voltassem para Ele.
No entanto, algumas cidades moabitas deveriam ser destruídas porque: (1) eles ainda adoravam o deus Camos (Jer 48:13); (2) Gabavam-se contra o Deus de Israel e escarneciam de Judá (v. 27, 29, 42); (3) diziam que o reino de Judá não era diferente de todas as outras nações, porque Judá havia sido destruída pelos babilônios (Ez 25:8), e (4) eles amaldiçoavam o povo de Judá e violavam suas fronteiras de Judá ( Sof 2:8). Yoshitaka Kobayashi, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/06/18/.

Os moabitas eram descendentes de Ló através de uma relação incestuosa com uma de suas filhas (Gn 19:30-37). Eles levaram os israelitas à idolatria (Nm 25:1-3) e se uniram a bandos de invasores que Nabucodonosor enviou para Judá em 602 a.C. Eles foram mais tarde conquistados por Babilônia e desapareceram como nação. Life Application Study Bible Kingsway.

1, 2 Moabe … pensaram mal contra ela. O autor da destruição de Moabe é o Senhor dos Exércitos e o Deus de Israel. Os instrumentos são os despojadores que virão com espada e irão persegui-la. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Tramaram. Do hrb. chasav. Há um trocadilho neste versículo, pois o hebraico para Hesbom está grafado como Chesvon. Esse recurso literário é uma boa ilustração do forte tom poético da profecia. O v. 2 parece indicar que, no tempo de Jeremias, Hesbom foi o centro de uma conspiração contra os moabitas. CBASD, vol. 4, p. 559.

desarraiguemo-la, para que não seja mais povo. O profeta, em nome de Deus, comanda-os para que comecem essa obra. As cidades serão levadas à ruína, serão despojadas e desarraigadas. Serão desoladas sem ter lugar onde se possa habitar nelas. O país também será assolado, o vale perecerá, e a campina será destruída. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

3 grande destruição. As plantações e os rebanhos, que costumavam cobrir as campinas e alegrar os vales, serão todos destruídos, comidos pisados ou levados. Serão assolados. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

4 destruída. Como vaso de barro. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 Fugi, salvai a vossa vida. Mude-se para a própria segurança, embora escape nu, como a tamargueira, ou o espinheiro, no deserto. Abrigue-se, mesmo que seja em um  deserto fértil. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

7 por causa da tua confiança nas tuas obras … tesouros: Deus julgará Moabe por se sentir seguro e por ter confiado em sua riqueza e força, em suas obras e seus tesouros. Confiaram na abundância de suas riquezas e se fortaleceram em suas iniquidades. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Camos/Quemos. Era o objeto de adoração nacional de Moabe (Nm 21:29; 1 Rs 11.7). Na qualidade de deus desta, era impotente para impedir seu próprio cativeiro e o cativeiro de seus adoradores. Bíblia Shedd.

O texto hebraico aqui subentende a grafia alternativa Quemis, assim como em Carquemis (v. nota em 46.2). Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 Vale. Como em Js 13.11, 27; provavelmente a larga depressão em que se transforma o vale do Jordão ao aproximar-se do mar Morto. Campina. O planalto com cerca de 800 metros acima do mar Mediterrâneo, onde se sediava a maioria das cidades moabitas. Bíblia Shedd.

vale … campina. As principais características geográficas de Moabe, representando toda a terra. Bíblia de Estudo Andrews.

9 Colocar sal em uma cidade era um ato simbólico para mostrar que ela fora totalmente destruída (ver Jz 9:45). Sal nos campos os tornaria impróprios para colheitas. Life Application Study Bible Kingsway.

10 Maldito. O anúncio de uma maldição sobre aqueles a quem Deus escolheu como Seus vingadores, que poderiam se abster de executar Seus juízos, é uma forma poética de enfatizar a inevitabilidade dos eventos preditos. CBASD, vol. 4, p. 560.

A esta obra aplica-se a regra geral dada a todos aqueles que são empregados em qualquer serviço para Deus. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

11, 12 Moabe, região vinícola (cf. vv. 32-33), era famosa por seu vinho. Bíblia de Jerusalém.

Ao fazer vinho, as uvas eram esmagadas. Após 40 dias, o vinho era derramado com cuidado para se extrair a borra que ficava no fundo do jarro. Se isso não fosse feito, o vinho seria inferior.O profeta estava dizendo que por causa da complacência de Moabe e a recusa de fazer o trabalho de Deus, Moabe seria totalmente destruído. Life Application Study Bible Kingsway.

O vinho deixado para envelhecer representa a complacência dos moabitas. Bíblia de Genebra.

trasfegarão (ARA; NVI: “decantarão”). Um processo efetuado lenta e cuidadosamente para se proteger as jarras de barro e remover-se o vinho claro que deixava o sedimento no vaso original. No caso de Moabe, nenhum cuidado semelhante seria tomado, mas Moabe seria tratada violentamente. Bíblia Shedd.

a decantarão. Suavemente, para deixar no fundo o sedimento indesejado. Mas … “despedaçarão” Moabe. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Moabe esteve descansado desde a sua mocidade: Por muito tempo, não foram incomodados. Moabe esteve descansado desde a sua mocidade. Ele não foi desalojado nem foi a cativeiro, mas é uma nação ímpia e idólatra, e um dos confederados contra os escondidos de Deus. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

repousado nas fezes do seu vinho. A expressão se refere à borra do vinho. Bíblia de Estudo Andrews.

12 Trasfegadores. Do heb. tso’im, “inclinadores”, isto é, aqueles que inclinam utensílios, a fim de derramar seu conteúdo. CBASD, vol. 4, p. 560.

13 E Moabe terá vergonha de Quemos. Após Israel ter se dividido nos reinos do norte e do sul, o reino do norte estabeleceu ídolos em forma de bezerro em Betel e Dã para evitar que o povo fosse a Jerusalém, capital do reino do sul, para adorar. Life Application Study Bible Kingsway.

Quemos não pode ajudar Moabe mais do que os bezerros de ouro conseguiram ajudar Israel (ver 1Rs 12:26-29). Bíblia de Estudo Andrews.

Nem terão motivos de se vangloriar de seus deuses. Eles terão vergonha de Quemos assim como Israel teve vergonha de Betel, do bezerro de ouro que tinham em Betel, pois não foi capaz de salvá-los dos assírios. Nem Quemos será capaz de salvar os moabitas dos caldeus. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

15 jovens escolhidos desceram à matança. A mocidade do reino foi à batalha com a promessa de que retornariam vitoriosos, mas Deus lhes disse que descerão para o matadouro. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Pouco depois da queda de Jerusalém, Nabucodonosor invadiu a Moabe, talvez na expedição punitiva causada pela rebelião de Ismael (39.14n), e a nação nunca voltou a existir; só existiam indivíduos conhecidos como moabitas (Ed 4:1; Ne 13.1, 23). Bíblia Shedd.

15 Rei. O verdadeiro Rei é o Senhor, e não Camos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 Cajado formoso. É figura de força e autoridade. Bíblia Shedd.

19 Que sucedeu? Os moabitas que se encontravam nos cantos remotos do país perguntarão a todos os que escaparam: “Que sucedeu?” Quando lhes responderem que tudo se foi, uivarão e prantearão em aflição de espírito. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

20 Moabe está envergonhado: Não serão mais como pássaros que cantam, mas pássaros de lamento, como a pomba.O reino está privado de dignidade e autoridade. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Arnom. O rio mais importante de Moabe. Bíblia de Estudo NVI Vida.

26 O Senhor fala aos invasores babilônicos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

contra o SENHOR se engrandeceu. … se conduziu de maneira escarnecedora em relação a Israel e seus problemas recentes; portanto, Moabe deve sofrer com os mesmos problemas e ser objeto de escárnio, pois Israel foi seu objeto de escárnio. No entanto, os moabitas proclamaram sua alegria com empenho, triunfando sobre quaisquer israelitas que encontrassem em aflição, rindo deles. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Israel … objeto de escárnio. Moabe havia se alegrado com a desventura de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

28 habitai no rochedo (ARC). Eles deixarão as cidades e habitarão nos rochedos, como as pombas do vale (Ez 7.16). Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Boca do abismo (ARA). Quer dizer apenas “nos declives dos penhascos”. Bíblia Shedd.

29 Moabe foi condenado por seu orgulho. Deus não pode tolerar o orgulho porque orgulho é tomar crédito pessoal pelo que Deus fez ou olhar outros com superioridade. Deus não condena nossa satisfação por aquilo que fazemos (Ec 3:22), mas ele condena a superestimação de nossa própria importância. Romanos 12:3 nos ensina a termos uma estima honesta a respeito de nós mesmos. Life Application Study Bible Kingsway.

O orgulho é a forma mais severa de resistência diante de Deus, uma vez que consiste na adoração do eu. Bíblia Shedd.

30 O que foi dito dos pecadores em geral – que aqueles que fugirem do medo cairão na cova e os que subirem  da cova cairão em uma armadilha – é aqui especificamente profetizado acerca dos pecadores de Moabe. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

31, 36 Por isso, gemerei por Moabe… como flautas (ARC). Trata-se de uma lamentável destruição que transformará alegria em pesar. O próprio profeta lamenta. Seu coração lamentará por eles; ele chorará a vide de Sibma, e seu coração coará como flautas por Moabe. A ruína dos pecadores não é um prazer para Deus, por isso deve ser uma dor para nós. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

prantearei. Como o pombo que geme (v. Is 38.14; 59.11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

31 Quir-Heres. Onde o rei Mesa sacrificou o próprio filho, no sul de Moabe (ver 2Rs 3:25-27). Bíblia de Estudo Andrews.

36 V. 16.1. flauta.Tocada pelos pranteadores nos enterros (v. Mt 9.23, 24). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Eram usadas nos funerais, pelo que é um símbolo de lamentação. Bíblia Shedd.

37 Todas essas coisas [citadas no versículo] são símbolos de lamentação. Vd 16.6n. Bíblia Shedd.

eirados de Moabe. Era costume oferecer incenso sobre os eirados como um ato de adoração (2Rs 23.12). Bíblia de Genebra.

40 águia. A ave de rapina mais feroz; compreendida, neste texto, como uma referência a Nabucodonosor (ver Ez 17:3-5). Bíblia de Estudo Andrews.

41 ocupadas as fortalezas. Pelas fortalezas de Moabe terem sido ocupadas de surpresa, toda a sua força de nada lhes serviu. É exigido mais que coragem comum para não temer o medo súbito. Bíblia de Estudo Matthew Henry.O juízo divino, uma vez determinado, é inevitável (v. Am 5.19). Bíblia de Estudo NVI Vida.

44 quem fugir … cairá … será apanhado.

45, 46 Derivados de Nm 21.28-29; mas Jeremias redireciona a profecia de Balaão contra os amorreus, aplicando-a a Moabe. Bíblia de Genebra.

46 Pereceu o povo de Quemos. O ídolo não poderia proteger seus adoradores. Bíblia de Estudo Andrews.

47 farei voltar (ARC). O capítulo é concluído com uma curta premissa do retorno dos moabitas nos últimos dias. Dessa forma cuidadosa, Deus trata os moabitas. Mesmo com eles Ele não pelejará para sempre, nem estará sempre irado com eles. Esta profecia acerca de Moabe é longa, mas aqui se encerra confortavelmente. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Mudarei a sorte (ARA). Esperança para o futuro. Bíblia de Estudo Andrews.

Os sinais de sua restauração são evidentes. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: