Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 47 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
12 de dezembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

898 palavras

1 A respeito dos filisteus. Os filisteus perseguiram o povo de Deus, então, eles receberiam uma retribuição justa. CBASD, vol. 4, p. 555.

Filisteus.Os arqui-inimigos de Israel, desde os primórdios da nação (1Sm4). Seu território ficava no litoral mediterrâneo. Bíblia de Estudo Andrews.

O povo filisteu estava na Palestina já na época de Abraão (ver com. De Gn 21:32; Js 13:2), mas aportaram em massa na região, durante a grande migração dos povos do mar, em aproximadamente 1200 a.C. … Eles estavam entre os principais oponentes dos hebreus primitivos, mas, depois da época de Davi, eles desempenharam papel de menor importância nos assuntos de Israel. CBASD, vol. 4, p. 555.

As duas nações [Israel e Filístia] combateram constantemente. Outros profetas que falaram contra a Filístia incluiam Isaías (14:28-32), Ezequiel (25:15-17), Amós (1:6-8) e Sofonias (2:4-7). Life Application Study Bible Kingsway.

Assim como os egípcios provaram ser falsos amigos, os filisteus sempre foram inimigos jurados dos israelitas e os mais perigosos, por serem vizinhos tão próximos. Eles foram humilhados no tempo de Davi, mas, aparentemente, conseguiram recuperar-se até que Nabucodonosor os cortou junto com seus vizinhos. A data desta profecia foi antes que Faraó ferisse Gaza. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Faraó ferisse a Gaza. A informação histórica é escassa para identificar este ataque de modo preciso. Há vários períodos em que um ataque como este, partindo dos egípcios, seria possível. … Nos tempos bíblicos, Gaza era o mais importante centro comercial da Palestina. Situava-se no extremo sul da fértil planície filisteia, na convergência de duas das principais estradas da Palestina. Por meio dela, a rota comercial do deserto oriental, com sua riqueza de ferro e cobre das minas de Edom, ligava-se ao grande derek kay-yam, ou “caminho do mar”, a estrada litorânea que conduzia ao norte a partir do Egito. Devido a suas posição nessa última rota, a cidade era de grande importância estratégica. Os egípcios utilizaram essa estrada por quase mil anos, como rota habitual de suas repetidas invasões à Palestina e à Síria. Durante as 18ª a e19ª dinastias, quando os egípcios dominaram grande parte da Palestina, Gaza foi um dos principais centros administrativos. Ao tomar Gaza, qualquer faraó que invadia a Palestina também asseguraria um ponto a partir do qual podia dominar o litoral, proteger suas comunicações com o Egito e controlar muito do comércio do país. CBASD, vol. 4, p. 555, 556.

Faraó. Ou o faraó Necao [Neco], segundo Heródoto (História II, 159, …); ou o faraó Hofra que, sempre segundo Heródoto (II, 161), combateu Tiro e Sidônia e nesta ocasião atacou talvez seus aliados filisteus. Bíblia de Jerusalém.

2 Águas, usadas como símbolo de um exército. Bíblia Shedd.

norte. A Babilônia, assim como em 1.13, 14; 46.20. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Do Norte se levantam as águas, e se tornarão em torrentes transbordantes. Ver 46:7, 8. Invasão babilônica, que deve ter ocorrido em 604 a.C. Bíblia de Estudo Andrews.

Os pais não atendem aos filhos, por se afrouxarem as suas mãos. O caos e o medo seriam tão grandes que os pais chegariam a negligenciar seus próprios filhos. Bíblia de Estudo Andrews.

Antes de chegarem a morte e o massacre, o ruído estrepitoso dos cavalos e o ruído das carruagens causarão terror tão grande, que os pais, ao ficarem com medo, serão esvaziados de seu amor paternal, pois não olharão para trás, a fim de oferecerem segurança a seus filhos. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

4 Tiro e Sidom. Cidades fenícias, vizinhas dos filisteus no norte, as quais, ao que tudo indica, tinham uma aliança com eles. Bíblia de Estudo Andrews.

Tiro e Sidom [na época, Fenícia. Hoje, Líbano] dominaram a costa norte da planície filisteia e eram, evidentemente, aliados dos filisteus. CBASD, vol. 4, p. 556.

Tiro e Sidom eram fortes e ricas cidades, que costumavam ajudar os filisteus em tempos de dificuldade, mas, agora, eles mesmo serão envolvidos na ruína geral, e Deus irá privá-los de qualquer auxiliador que tenha restado. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Caftor da terra do mar. Isto é, Creta, de onde os filisteus já haviam migrado para o continente. CBASD, vol. 4, p. 556.

Uma das muitas ilhas do Mediterrâneo que, segundo se acredita, foram o lugar de origem dos filisteus (v. Gn 10.14 … v. tb. Dt 2.23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

5 Calvície. Talvez uma referência à destruição da cidade … [ou] como sinal de luto… Raspar a cabeça e ferir o corpo eram expressões comuns de aflição (ver Jr 16:6; cf Dt 14:1). CBASD, vol. 4, p. 556, 557.

A calvície veio sobre eles; os invasores os despiram de todos os seus ornamentos, e foram cortados. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Asquelom. Cidade litorânea da Filístia. Bíblia de Estudo Andrews.

Uma das principais cidades filisteias, aproximadamente 20 km ao norte de Gaza na estrada marginal. CBASD, vol. 4, p. 557.

Vale (ARA; NVI: “planície”). Do heb. ‘emeq, melhor seria “uma planície”. Neste versículo, a planície filisteia. CBASD, vol. 4, p. 557.

Em linhas gerais, equivale à atual Faixa de Gaza, a oeste dos contrafortes que faziam separação entre a filístia e Judá. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 Espada do SENHOR! Até quando deixarás de repousar? Ele roga para que a espada se coloque na bainha. Isso expressa o maior desejo do profeta de que a guerra tenha um fim; um olhar de compaixão, até mesmo sobre os filisteus. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

7 Como podes estar quieta. Quando a espada for desembainhada, não podemos esperar que ela seja embainhada até que tenha cumprido seu papel. Como a palavra de Deus, Sua vara e Sua palavra cumprirão o que Ele as enviou para cumprir. Bíblia de Estudo Matthew Henry.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: