Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 42 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de dezembro de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Então, eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não fizermos segundo toda a palavra com que o Senhor, teu Deus, te enviar a nós outros” (v.5).

Livres das mãos de Ismael, Joanã e o resto de Judá procuraram a Jeremias a fim de apresentar a sua súplica. Pareciam dispostos a finalmente dar ouvidos às palavras do Senhor por intermédio de Seu profeta. No entanto, esta suposta sinceridade logo revelaria ser nada mais do que o desejo humano de receber o aval de Deus em seus planos falíveis. Eles não queriam ouvir o “assim diz o Senhor”, e sim que o “assim diz o Senhor” estivesse de comum acordo com o que já haviam decidido fazer.

Jeremias atendeu ao pedido do povo e, após “dez dias” (v.7), munido da resposta divina, a tornou conhecida. Porém, sua experiência como mensageiro de Deus no meio de um povo incrédulo e rebelde o fez perceber que nada do que falasse seria recebido como a soberana vontade de Deus: “mas, tendo-vos declarado isso hoje, não destes ouvidos à voz do Senhor, vosso Deus, em coisa alguma pela qual Ele me enviou a vós outros” (v.21). Aqueles mesmos que haviam jurado solenemente obedecer à Palavra de Deus, fosse ela boa ou má (v.6), deram as costas à sua última oportunidade de salvação.

Da mesma forma, muitos têm se apresentado como sinceros cristãos em busca do conhecimento das Escrituras. Reconhecem nos fiéis servos de Deus pessoas que podem ensiná-los as veredas da vida. Desejam ouvir as verdades do Senhor, mas percebendo o abismo existente entre a vontade de Deus e suas próprias vontades e inclinações, logo revelam seu verdadeiro caráter tão incrédulo e rebelde quanto o do antigo Israel. Ignoram as advertências do Senhor e aos Seus mensageiros declaram: “É mentira isso que dizes” (Jr.43:2).

O Espírito Santo, porém, vê aqueles que, com o coração contrito e humilde, têm buscado o verdadeiro conhecimento de Deus. E assim como enviou Filipe ao encontro do etíope eunuco (At.8:29) a fim de anunciar-lhe a Jesus (At.8:35), Ele tem enviado Seus atalaias ao encontro dos verdadeiros adoradores, que constrangidos pelo amor dAquele que os encontrou e salvou, estão dispostos a ouvir a Sua voz: “Este é o caminho, andai por ele” (Is.30:21), e obedecê-la.

Não sabemos em que dia virá o nosso Senhor. Mas Ele nos confiou uma obra sagrada que necessita ser cumprida com diligência e urgência. “Bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Mt.24:46). O Senhor, nosso Deus, nos deixou claras e solenes advertências: “Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias” (1Ts.5:19-20). “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.3:15). Diante de um mundo em contagem regressiva, escolha ser um instrumento de resgate nas mãos de Deus, sabendo “que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tg.5:20). Vigiemos e oremos!

Bom dia, atalaias do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias42 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: