Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 41 – COMENTARIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
6 de dezembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1115 palavras

Sucedeu … no sétimo mês. Aproximadamente dois ou três meses depois que Jerusalém fora tomada pelos babilônios (Jr 39:1, 2). CBASD, vol. 4, p. 539.

Esta baixa, bárbara e sangrenta obra é feita aqui por homens que, devido ao seu bom nascimento deveriam ser homens de honra e justos por sua fé … Deus o tornou [ a Gedalias] um bom homem e uma grande bênção a seu país, , e seu trabalho pelo bem comum foi como vida para os mortos. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

e ali comeram pão juntos (ARA). Esta hospitalidade enfatiza a traição de Ismael, filho de Netanias. Bíblia de Genebra.

Enquanto comiam juntos (NVI). O costume antigo no tocante à hospitalidade provavelmente levou Gedalias a tomar por certo que seus hóspedes em nada o lesariam, muito menos o matariam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

… esse assassinato ocorreu dois meses após a destruição de Jerusalém, ou em setembro de 582 a.C. (5 anos depois) quando, por alguma razão, Nabucodonosor fez uma terceira deportação de muitos hebreus. A morte de Gedalias, portanto, tornou-se causa de uma deportação para a Babilônia. Bíblia Shedd.

Ismael. Era, ou o filho do secretário de Estado, em 36.12, ou, mais provavelmente, um descendente direto de Davi por meio de seu filho Elisama. Em tal caso, Ismael seria um senhor real (2 SAm 5.6; 1 Cr 3.8; 14.7). Bíblia Shedd.

3 matou … homens de guerra. O controle que Ismael obteve pode ser explicado pelo fato de que os outros, de boa-fé, não estavam armados enquanto comiam juntos. Bíblia de Estudo Andrews.

Os judeus, em seu regresso do exílio, costumavam observar o terceiro dia do sétimo mês como um jejum, em memória do assassinato de Gedalias por Ismael (Zc 7.5; 8.19). Bíblia Shedd.

41:4-9 Os 80 homens vinham de três cidades do reino do norte para adorar em Jerusalém… Sem um rei, sem lei e sem lealdade a Deus, Judá estava sujeita a completa anarquia. Life Application Study Bible Kingsway.

Sem ninguém o saber. O massacre foi tão eficiente que ninguém escapou para relatá-lo. CBASD, vol. 4, p. 539.

Ninguém sabia disso. Os que trabalhavam na vinha e no campo estavam ocupados, e ninguém sabia nada sobre este sangrento massacre tão habilmente mascarado. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

5 Siquém … Silo … Samaria. Três cidades de Efraim. Assim sendo, os 80 peregrinos eram descendentes e remanescentes do reino do norte. Remanescentes do norte haviam ajudado Josias a reparar o templo (2 Cr 34.9). Bíblia Shedd.

Estas cidades eram importantes centros religiosos no antigo reino do Norte, que caiu em 722 a.C. Os homens s”ao um remanescente da população de Israel que tinham feito peregrinações a Jerusalém nas grandes festas (em consonância com Ëx 23.14-17). O tempo do ano (“sétimo mês”, ver o v. 1) era a Festa dos Tabernáculos [ou “das Cabanas”]. Bíblia de Genebra.

Jerusalém … permanecera, ou voltara a ser, depois da reforma de Josias (2Rs 23, 19-20), o grande santuário para muitos israelitas do Norte. Apesar do desastre, ali se dava continuidade ao culto. Bíblia de Jerusalém.

Barba rapada … vestes rasgadas. Sinais de lamentação por causa da destruição do templo. Bíblia Shedd.

Corpo retalhado, uma forma pagã de lamentação proibida ao povo de Deus (Lv 19.28). Bíblia Shedd.

Estes atos são sinais de lamentação pela queda de Jerusalém. Bíblia de Genebra.

Ofertas de manjares (ARA). Sacrifícios de animais não podiam mais ser efetuados no templo arruinado (Dt 12.13-18), embora o local continuasse aberto como lugar para trazer presentes. Bíblia Shedd.

ofertas de cereal e incenso (NVI). Ofertas sem sangue, visto que o altar do templo em Jerusalém tinha sido destruído. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Casa do SENHOR. Embora o templo tivesse sido destruído, o monte do templo ainda era considerado santo. Bíblia de Genebra.

Ia chorando. A LXX … apresenta os peregrinos chorando, e não Ismael. CBASD, vol. 4, p. 539.

7 O motivo do assassínio não aparece claramente: talvez o roubo (cf. v. 8), ou o desejo de ocultar os últimos acontecimentos. Bíblia de Jerusalém.

8 Depósitos. Referência a grandes covas subterrâneas, usadas para guardar cereais. Bíblia Shedd.

trigo e cevada, azeite e mel. Suprimentos que Ismael talvez tivesse levado consigo quando posteriormente fugiu para Amom (cf. v. 15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 O poço … é o mesmo que fez o rei Asa. Provavelmente como parte das fortificações que Asa construíra em Mispá (v. 1Rs 15.22), visto que as cisternas eram essenciais para armazenar água em tempos de cerco. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O que os bons fazem para o bem do povo, os maus empregam para o crime. Bíblia Shedd.

10 As filhas do rei. Os filhos de Zedequias foram mortos em Ribla (Jr 39:6). As filhas foram poupadas e entregues a Gedalias para que as protegesse. Ao tomá-las sob sua custódia e proteção, Ismael estava declarando ser o dirigente e representante da casa real, de acordo com o costume oriental. CBASD, vol. 4, p. 539.

Mulheres que fizeram parte da corte do rei Zedequias, não necessariamente filhas do rei. Bíblia de Estudo NVI Vida.

41.11 – 44.30 Jeremias é levado para o Egito pelos sobreviventes judeus, que fugiam de possíveis represálias dos babilônios. Bíblia de Genebra.

12 Grande águas… Gibeão. A vingança desses crimes covardes ocorreu no grande tanque de Gibeão, atualmente ej-Jib, 9,2 km a noroeste de Jerusalém. CBASD, vol. 4, p. 540.

A menos de 2 quilômetros ao norte de Mispa. Bíblia Shedd.

Joanã perseguiu Ismael e o capturou ao pé do grande tanque de Gibeão, citado em 2 Samuel 2.13. Ao se deparar com o tamanho do exército, a coragem de Ismael falhou, e ele não ousou resistir. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

15 Ismael … escapou. Ismael abandonou sua presa para salvar sua vida e escapou com oito homens. … Ele foi até os amonitas, e não se ouviu mais falar dele. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Com oito homens. Evidentemente, dois dos “dez homens” de Ismael (v. 1) tinham sido mortos em algum dos encontros anteriores (v. 2, 3, 11, 12). CBASD, vol. 4, p. 540.

17 entrarem no Egito. A decisão de Joanã e dos príncipes foi muito ousada. Entrariam no Egito, e, para fazer isso, acamparam por um tempo em Gerute-Quimã, perto de Belém, a cidade de Davi. Lá, Joanã montou seu quartel-general. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Gerute. Do heb. geruth, “um local de hospedagem”, isto é, uma pousada para viajantes.

Lugar em que se abrigavam os peregrinos, caravançará [estalagem pública, no Oriente Médio, para hospedar gratuitamente as caravanas que viajam por regiões desérticas]. Quimã era filho de Barzilai, o gileadita que deu apoio a Davi (2 Sm 19.31-40), e possivelmente recebeu um trecho de terra da parte de Davi, perto de Belém. Bíblia Shedd.

Davi instruiu Salomão a tratar seu filho Quimã com cortesia e cuidado (ver com. de 1Rs 2:7). CBASD, vol. 4, p. 540.

Eles se mantiveram firmes em seu curso rumo ao Egito, tanto por uma afeição pessoal pelo país como por uma antiga confiança nos egípcios. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

18 por causa dos caldeus, porque os temiam.Pensando que poderiam ser prejudicados pelo assassinato de Gedalias. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



<span>%d</span> blogueiros gostam disto: