Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 38 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

880 palavras

1 Gedalias. Ele deve ser diferenciado do homem com nome homônimo, que era filho de Aicão, protetor de Jeremias (ver Jr 26:24; 39:14). CBASD, vol. 4, p. 530.

Jucal. Ver 37:3. Pasur. Ver 20:1. Os oficiais que lideravam a perseguição a Jeremias. Bíblia de Estudo Andrews.

4, 5 Não admira Judá estar em turbilhão: o rei concordava com todos. … O que é mais influente em sua vida – o que os outros dizem ou o que Deus quer? Life Application Study Bible Kingsway.

4 Restam. Depreende-se deste versículo e do v. 19 que muitos já haviam passado para o lado dos caldeus. Bíblia Shedd.

5 ele está na vossa mão. Terão [essas pessoas] muito que responder, pois embora se importem secretamente com as boas pessoas, não tem coragem de admitir em tempos de necessidade. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

6 Cisterna. Jerusalém tinha muitas cisternas que eram usadas para conservar água de chuva para os meses secos de maio a outubro. Bíblia Shedd.

Um buraco profundo com apenas uma abertura no topo. … eles devem ter esperado que Jeremias morresse ali. Bíblia de Genebra.

O lançaram na cisterna. Evidentemente, os príncipes temiam a reação do povo caso executassem publicamente a Jeremias… Assim, o profeta foi baixado à cisterna para ficar ali até que morresse de fome (v. 9). CBASD, vol. 4, p. 530.

Colocaram-no nesse sujo e profundo calabouço, descendo-o com cordas. Lá não havia água, mas lama. “E atolou-o na lama, até o pescoço”, diz Josefo. Muitas das fiéis testemunhas de Deus, cujo sangue será levado em conta no dia da descoberta, foram eliminadas em claustros privados e morreram de fome em prisões. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Se você ministra para outros, reconheça que seu serviço é para Deus e não apenas para aprovação humana. Life Application Study Bible Kingsway.

7, 8 Ebede-Meleque. O rei, agora, assentava-se na porta de Benjamim para receber apelos e orações. … Um pedido é feito ao rei por Ebede-Meleque, um dos cavalheiros dos aposentos, em favor do pobre sofredor. Ebede-Meleque era um etíope, um estrangeiro na comunidade de Israel, e nele havia mais humanidade e santidade do que nos israelitas. Cristo encontrou mais fé entre os gentios que entre os judeus. Ebede-Meleque viveu em um átrio perverso e em uma época corrupta e degenerada, mas tinha um grande senso de equidade e piedade. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

7 etíope. Israel tinha contatos com a Etiópia desde seus primórdios. eunuco. Um alto oficial; o termo não se refere necessariamente à castração. estando o rei assentado à Porta. O local costumeiro para executar justiça. O Bíblia de Estudo Andrews.

9 agiram mal estes homens. Deus pode levantar amigos para ajudar Seu povo de onde menos [se] espera. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Já não há pão. O cerco de Jerusalém estava chegando às desesperadoras etapas finais. CBASD, vol. 4, p. 530.

10 trinta homens … tira Jeremias. Jeremias foi liberto em um desafio aos príncipes, pois o rei enviara nada menos que 30 homens para tirá-lo do calabouço, para que os príncipes não levantassem um destacamento para se opor. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Tira da cisterna o profeta. A aparente facilidade com que Zedequias tomou a decisão [de colocar o profeta nas mãos dos príncipes], apenas para revogá-la um pouco mais tarde, testifica uma fraqueza de caráter. A hesitação provou ser a ruína do rei. CBASD, vol. 4, p. 531.

11 Roupas usadas. A consideração de Ebede-Meleque resplandece como uma joia nesta narrativa. Roupas já teriam sido suficientes para salvar a Jeremias. Mas Ebede-Meleque usou trapos, para que as roupas não cortassem a pele do idoso profeta. CBASD, vol. 4, p. 531.

É dada uma atenção especial ao grande cuidado em dar trapos velhos e macios para Jeremias colocar embaixo das covas do braço, a fim de impedir que as cordas, com as quais seria puxado, machucassem-no; afinal, as covas dos seus braços, provavelmente, tinham sido feridas quando foi descido no calabouço. Nem jogaram os trapos para baixo, para que não fossem perdidos na lama, mas cuidadosamente os desceram. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

14 Terceira entrada. Provavelmente … “entrada real”(2 Rs 16.18). Provavelmente uma entrada particular, do palácio para o templo. Bíblia Shedd.

uma coisa. Literalmente, “uma palavra”, isto é, uma revelação proveniente do Senhor. Bíblia de Estudo Andrews.

17 Jeremias disse a Zedequias: Não como um um do estado, mas como um profeta, ele o aconselhou…: “Vá até eles e negocie o melhor que puder”. Se ele [Zedequias] aceitar, salvará seus filhos da espada e Jerusalém das chamas. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

19 Que se passaram para os caldeus. Parece que uma leva de judeus se entregou aos caldeus, em resposta às mensagens de Jeremias ou simplesmente por medo. CBASD, vol. 4, p. 531.

Zedequias … Receio-me. “Receio-me, não dos caldeus, pois seus príncipes são homens de honra, mas, sim, dos judeus que já se entregaram aos caldeus. Quando virem que eu, alguém que muito se opôs a isso, estou seguindo-os, rirão de mim e dirão: “Tu também te tornaste fraco como a água?”. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

22 mulheres. Zedequias será zombado pelas mulheres quando todas as suas esposas e seus filhos se tornaram presas dos conquistadores. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

As mulheres que ficaram. Dez mil pessoas, inclusive sacerdotes, técnicos, e autoridades, foram levadas juntamente com Joaquim, em 597 a.C. 2 Rs 24.10-17.Bíblia Shedd.

24 Ninguém saiba. O rei vacilante e irremediavelmente fraco temia mais aos príncipes do que ao Deus do Céu e a Seu profeta. CBASD, vol. 4, p. 531.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: