Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 38 – COMENTARIO PR HEBER TOTH ARMI by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2020, 0:40
Filed under: Sem categoria

Jeremias 38 – O sábio não fala tudo o que sabe, mas procura saber tudo a respeito do que fala. O sábio não é tagarela, nem fofoqueiro. Ele não diz a verdade, “doa em quem doer”. Ele é ético, sabe quando, como e o que falar. Ele é educado, polido e precavido.

Jeremias era sábio, ele não omitia a verdade mesmo correndo sérios perigos de morte (vs. 1-13). Ele não devolvia com a mesma moeda o mal que lhe faziam; pelo contrário, ele insistia em apresentar a Palavra de Deus a quem precisava mudar de atitude para a própria salvação (vs. 14-23).

Com respeito aos versículos 24-28, William MacDonald fornece-nos as seguintes observações:
“Zedequias pede a Jeremias que não conte a ninguém o teor da conversa, mas diga apenas que rogou para não ser levado de volta à prisão. Os príncipes interrogaram o profeta, e ele respondeu conforme o rei havia pedido. A resposta de Jeremias levanta uma questão ética. O profeta falou a verdade, uma meia verdade ou uma mentira completa? Aquilo que ele disse provavelmente era verdade, mas não se sentiu na obrigação de relatar tudo o que sabia”.

Os últimos versículos do capítulo contém o último apelo de Jeremias ao rei Zedequias. “O sábio conselho do profeta de render-se a Nabucodonosor, dado havia tanto tempo, foi rejeitado mais uma vez, e agora definitivamente” (Merril. F. Unger).

Mais alguns detalhes:
• Há evidência de que a prisão de Jeremias no capítulo 37 é diferente da prisão do capítulo 38. Jeremias era um profeta da prisão assim como Paulo era apóstolo em cadeias.
• Jeremias tinha cerca de 60 anos quando o estrangeiro negro Ebede-Meleque tomou providências para tirá-lo do atoleiro de lama da cisterna onde fora jogado; por isso, foram necessários cuidados especiais para retirá-lo.
• Ebede-Meleque seria poupado na destruição que viria em breve sobre Jerusalém por seu ato de misericórdia (Jeremias 39:15-18).

Amigos, reflitam:
• Ser fiel à Palavra de Deus pode não resultar em sucesso, pode te levar ao fundo do poço, te colocar em apuros; contudo, isso não significa ter falhado perante Deus, mas ter agido com sabedoria, apesar da loucura da oposição.
• Os verdadeiros mensageiros de Deus não devem esperar aplausos populares, mas esperar livramento no Senhor. Isso é sabedoria!

Onde estão os sábios de hoje? – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: