Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 37 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
2 de dezembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1603 palavras

O rei Jeoaquim morreu a caminho de Babilônia (2Cr 36:6) e seu filho Joaquim foi colocado como rei, mas Joaquim foi levado cativo para Babilônia três meses depois. Nabucodonosor então designou Zedequias como seu vassalo em Judá. Life Application Study Bible Kingsway.

Comparar [este capítulo] com o capítulo 21. Bíblia Shedd.

1 Zedequias … reinou em lugar de Conias. Nabucodonosor transformou Zedequias em um rei-marionete ao depor Conias, que também era chamado de Jeconias e de Joaquim. Bíblia de Estudo Andrews.

2 Mas nem ele, nem os seus servos, nem o povo da terra deram ouvidos. Zedequias, embora simpático a jeremias, era um rei fraco, muitas vezes dirigido por seus oficiais (ver v. 17). Bíblia de Estudo Andrews.

Parece que Zedequias, pelo menos pessoalmente, cria em Jeremias como profeta verdadeiro. Embora isto não esteja declarado, o contexto indica que Jeremias respondeu ao pedido do rei por oração (v. 3). Ao menos, de acordo com este registro (v. 5), parece ter sido logo depois deste pedido que o exército egípcio se retirou de Jerusalém. … parece que as decisões de Zedequias refletem indecisão mais do que pura e simples dúvida ou incredulidade. CBASD, vol.4, p. 527.

Jucal … Sofonias. Estes dois homens, Jucal e Sofonias, eram membros do partido de oposição a Babilônia, e assim, eram hostis ao profeta (Jr 21:1, 2; 29:25; 38:16). CBASD, vol.4, p. 527.

Jucal. Em 38.4 ele propôs, juntamente com outros, que Jeremias fosse morto. Os acontecimentos deste capítulo seguem os do cap 21, no qual o mensageiro se aproximou de Jeremias, quando o exército de Nabucodonosor se avizinhava de Jerusalém. Agora o cerco já havia começado e fora suspenso quando Nabucodonosor se afoastou para o sul, saindo ao encontro do exército egípcio que se aproximava. As esperanças do povo de que seria livrado haviam sido excitadas por essa retirada. Bíblia Shedd.

Roga por nós. Para salvar Jerusalém dos babilônios que cercavam a cidade (ver 37:5). No passado, Deus interviera em prol de Judá (ver 2Rs 19:32-37). Bíblia de Estudo Andrews.

Talvez para pedir que o Senhor tornasse permanente a retirada temporária dos babilônios em 588 a.C. Bíblia de Estudo NVI Vida.

SENHOR, nosso Deus. Estas palavras podem indicar não apenas que eles executavam a ordem do rei, mas que esperavam conquistar Jeremias para o seu lado por meio da ostentação de zelo religioso pelo Senhor (ver Jr 21:1, 2). CBASD, vol.4, p. 527.

4 não haviam encarcerado. Depois de preso, Jeremias permaneceu no cárcere até a queda de Jerusalém (ver 38:28).

Faraó. Conhecido como Hofra (44.30). O historiador grego Heródoto chamava-o de Apries, enquanto em monumentos seu nome aparece como “Uah-ab-Ra”. Bíblia Shedd.

Ver 34.10-11. O Egito e a Babilônia disputavam ambos a região. Muitos, em Judá, estavam de olhos fixos no Egito como apoio (24.8). Bíblia de Genebra.

O exército de Faraó. Este episódio foi, sem dúvida, o resultado normal do acordo entre o faraó Hofra (chamado Ápries, pelo gregos) e Zedequias, para resistir a Nabucodonosor (ver com. de Ez 17:15). CBASD, vol.4, p. 527.

Quando Nabucodonosor sitiou Jerusalém em 589 a.C., o faraó Hofra marchou contra ele, atendendo ao chamado de Zedequias. Jerusalém olhou para o Egito em busca de socorro a despeito das advertências de Jeremias. Mas os egípcios não foram de nenhuma ajuda, porque, tão logo os babilônios se viraram contra eles, eles fugiram. As advertências de Jeremias estavam corretas. Life Application Study Bible Kingsway.

o exército de Faraó … voltará.Ou seja, derrotado, como aconteceu (ver Ez 30:21). Bíblia de Estudo Andrews.

O apelo de Zedequias pelo auxílio egípcio quebrou sua “aliança” com os caldeus (Ez 17:17, 18). A aproximação egípcia, como a de Tiraca durante a invasão assíria (2Rs 19:9; Is 37:9), resultou em nada mais que uma suspensão temporária das hostilidades ao redor de Jerusalém. CBASD, vol.4, p. 527.

Retornarão os caldeus. Para o ataque final contra Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.

Depois que Nabucodonosor repeliu a tentativa de faraó Hofra, ele voltou seu ataque a Jerusalém, conquistou-a e a destruiu completamente (2Rs 25:1-10; 2Cr 36:17-19). CBASD, vol.4, p. 527.

9 Não enganeis a vossa alma. O próprio Satanás, embora seja o grande enganador, não pode enganar-nos, se não nos enganarmos. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

10 Ainda que … ficassem deles apenas homens mortalmente feridos.Como agentes de Deus, os babilônios conseguiriam conquistar Jerusalém mesmo se estivessem em condições de grave desvantagem. Bíblia de Estudo Andrews.

Uma ilustração da certeza da condenação de Jerusalém. Em vista da rápida aproximação da destruição do templo, alguns dos justos de Jerusalém se propuseram a colocar a arca sagrada fora do alcance das impiedosas mãos dos exércitos invasores (ver com. de Jr 27:19). O interlúdio no cerco final, durante o qual os babilônios temporariamente deixaram o cerco para responder à ameaça de um exercito que avançava desde o Egito (ver com. de Jr 32:2), concedeu a esses homens piedosos a oportunidade necessária para esconder a arca. Com lamento e tristeza, eles levaram a arca para um esconderijo seguro numa caverna, onde ela “ainda está oculta. Jamais foi perturbada desde que foi escondida” (PR, 453). Dentro da arca estavam as tábuas de pedra nas quais Deus escreveu os dez mandamentos com Se próprio dedo (Dt 10:1-5; ver [CBASD] Ellen G. White, Material Suplementar sobre Ex 31:18). CBASD, vol.4, p. 528.

12 território de Benjamim. Onde estava localizada Anatote, cidade natal de Jeremias. Bíblia de Estudo NVI Vida.

receber o quinhão de uma herança (ARA; NVI: “tomar posse da propriedade”). Jeremias se aproveitou da situação mais pacífica para cuidar de questões financeiras. Bíblia de Estudo Andrews.

Durante a breve pausa na invasão babilônica, Jeremias queria solucionar pendências de propriedades com os demais membros de sua família. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 Porta de Benjamim. No muro norte da cidade [de Jerusalém], que levava ao território de Benjamim. Bíblia Shedd.

Capitão da guarda. Um sentinela, encarregado do dever de observar aqueles que passavam pelo portão. Bíblia Shedd.

Tu foges. Jeremias estava sob suspeita, pois havia incentivado outros a desertarem (ver 21:9). Bíblia de Estudo Andrews.

… muitos cidadãos de Judá de fato desertaram (v. 38.19; 39.9; 52.15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Aparentemente, a acusação de Jerias de que Jeremias era culpado de traição, estava baseada na suposição de que o profeta pretendia escapar para o acampamento babilônico e se unir ao inimigo. CBASD, vol.4, p. 528.

O capitão era neto de Hananias, o qual, conforme relatado pelos judeus, era o falso profeta, que competiu com Jeremias (cap. 28.10). Bíblia de Estudo Matthew Henry.

15 Os príncipes, irados. Muitos oficiais se opunham ferrenhamente a Jeremias, pois o profeta fazia objeção à autoridade deles. Bíblia de Estudo Andrews.

açoitaram-no. Jeremias foi açoitado ilegalmente, pois não havia contra ele prova de nenhum crime. Bíblia de Estudo Andrews.

o feriram … prisão. O protesto de Jeremias quanto a sua integridade, embora seja um profeta prestes a dizer isso diante da palavra de um sacerdote, não é levado em conta. Eles bateram nele e o colocaram a prisão, a pior prisão que teve, na casa de Jônatas, o escriba. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

casa do … Jônatas. Jeremias posteriormente se lembraria desse cárcere como lugar de grande perigo para ele (cf. v. 20; 38.26). Bíblia de Estudo NVI Vida.

16 Celas. Ocorre na Bíblia somente neste versículo. A palavra significa abóbada, barraca, lojas. Trata-se de construção subterrânea. Bíblia Shedd.

Jeremias foi jogado nesta prisão, no calabouço escuro, frio, úmido e sujo. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Oferecidos para a reclusão de prisioneiros individualmente. Que Jeremias passou tempos difíceis no cárcere é sugerido em seu último apelo para que não retornasse para lá (ver v. 20; Jr 38:26). CBASD, vol.4, p. 528.

Ali ficou muitos dias. O profeta deve ter ficado nesse cárcere particular durante muitas semanas. A duração total de seu aprisionamento final foi de aproximadamente um ano. CBASD, vol.4, p. 528.

17 Secreto. Sinal de impopularidade de Jeremias perante os príncipes que controlavam o rei. Em 38.5, o rei entrega o profeta nas mãos dos poderosos príncipes. Em 38.7, o rei dá ouvidos ao apelo de um etíope em favor da vida de Jeremias. Bíblia Shedd.

Zedequias oscilava entre rendição e resistência. Assustado e fraco para exercer autoridade, ele pediu a Jeremias para vir secretamente ao palácio, talvez esperando por alguma nova mensagem de Deus. Zedequias estava desesperado; ele queria escutar uma palavra do Senhor, mas ele temia as consequências políticas de ser pego conversando com Jeremias. Life Application Study Bible Kingsway.

serás entregue. A mensagem de Deus não havia mudado (ver 34:3). Jeremias falou a verdade a despeito de sua posição vulnerável. Bíblia de Estudo Andrews.

19 Onde estão … os vossos profetas? O erros dos falsos profetas que prediziam paz estava sendo provado (ver 4:10). Bíblia de Estudo Andrews.

Esses impostores enganaram terrivelmente o rei. Ao invés de Jerusalém ser libertada, como eles anunciavam (ver Jr 28:1-4), a cidade foi cercada; e a retirada temporária dos caldeus, que parecia justificar suas esperanças, apenas enfatizava o engano desses homens. CBASD, vol.4, p. 528.

20 minha humilde súplica. Assim como o rei, Jeremias tinha um pedido. Bíblia de Estudo Andrews.

21 no átrio da guarda. Ver 32:2. O rei atendeu ao pedido de Jeremias depois que o profeta atendeu ao dele. Bíblia de Estudo Andrews.

O átrio da guarda era lugar de menor severidade do que o “calabouço”(v. 16; ver 32.2). Bíblia de Genebra.

21 Um pão. Um bolo chato e arredondado, de farinha inferior, com cerca de 23 centímetros de diâmetro e 2,5 centímetros de espessura, semelhante aos pães sírios que existem [hoje] na praça. Bíblia Shedd.

Uma fatia de pão. Literalmente, “uma rodada de pão”. A ordem do rei indica que Jerusalém já estava cercada [ao final de seu cárcere] e que começava a faltar alimento. CBASD, vol.4, p. 528.

enquanto houvesse pão. A palavra hebraica traduzida por “pão” é traduzida por “comida” em 52.6. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O rei atendeu a seu pedido e cuidou para que ele não morresse no calabouço, mas ordenou que ele tivesse a liberdade no átrio da prisão, onde poderia respirar livremente. … Zedequias deveria ter libertado Jeremias, mas lhe faltou coragem. Bíblia de Estudo Matthew Henry.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: