Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 35 – COMENTARIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
30 de novembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

683 palavras

1 Nos dias de Jeoaquim. A experiência registrada no cap. 35 ocorreu no período inicial do ministério de Jeremias, pouco antes de os babilônios atacarem Jerusalém (ver PR, 423). CBASD, vol.4, p. 521.

O episódio situa-se no final do reinado de Joaquim e no momento em que Jerusalém será sitiada pela primeira vez pelos babilônios (598). Bíblia de Jerusalém.

Recabitas. Quase tudo quanto se sabe sobre este clã acha-se no presente capítulo. Bíblia de Genebra.

O progenitor desta família foi Jonadabe, ou Jeonadabe (v. 6) [filho de Recabe], que viveu nos dias de Jeú, rei de Samaria (841-814 a.C.), aproximadamente 240 anos antes. … Jonadabe insistiu que seus seguidores adotassem um rígido modo de viver. CBASD, vol.4, p. 521.

3 Jazanias. O chefe da família na época. Bíblia de Estudo Andrews.

Jeremias. Uma das duas pessoas, diferentes o próprio profeta, chamada de “Jeremias”, mencionada no livro (ver 52.1). Bíblia de Genebra.

4 À camara. Estes quartos ou apartamentos anexados ao templo (1Rs 6:5), aparentemente, eram designados a importantes sacerdotes ou profetas… A expressão “homem de Deus” indica que Jigdalias era um profeta. CBASD, vol.4, p. 521.

homem de Deus. Outro título para um profeta (1Rs 12.22). Bíblia de Genebra.

Guarda do vestíbulo. Havia três oficiais, um para cada portão do templo. Só eram menos importantes que o sumo sacerdote e seu representante (52.24). Estavam encarregados de cuidar do dinheiro destinado à restauração do templo (2 Rs 12.9). Bíblia Shedd.

Nao beberemos vinho. Por toda a vida os recabitas foram como os nazireus (ver com. de Nm 6:2-5), um povo separado, vivendo longe das cidades e se abstendo de possuir bens. CBASD, vol.4, p. 521.

Essa vida foi uma dedicação voluntária não exigida pela lei mosaica (Dt 6.10-11; 7.13). Bíblia de Genebra.

Os bêbados de Efraim [outro nome do reino do norte, Israel] eram muitos, e ele estava com medo de que seus filhos logo fossem corrompidos por eles. Então retirou-se do país, para que não encontrassem nenhum prazer ilícito e, assim, negassem a si mesmos – até mesmo o uso de prazeres lícitos. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

11 Quando, porem, Nabucodonosor. Os recabitas explicaram que foram forçados a ir temporariamente à cidade de Jerusalém com os outros habitantes da terra de Judá, por causa da invasão babilônica (Jr 4:6; 8:14; cf. 2Rs 24:1, 2). CBASD, vol.4, p. 521.

13 Vai. Essas palavras seguintes não foram proferidas nas câmaras, mas provavelmente em um dos átrios do templo, perante o povo reunido. Bíblia Shedd.

Nunca aceitareis … ? Em marcante contraste com os recabitas, que tinham persistido fielmente por séculos em obedecer às normas de seu ancestral, Jonadabe, “os homens de Judá e os moradores de Jerusalém”, embora afirmassem ser os filhos de Deus, persistentemente recusavam “ouvir” o conselho divino (ver com. de Jr 7:13). CBASD, vol.4, p. 521.

A fé manifestada pelos recabitas foi uma lição prática, usada para levar a nação ao arrependimento. Bíblia de Estudo Andrews.

13-17 Havia um vívido contraste entre os recabitas e os outros israelitas: 1) Os recabitas mantiveram seus votos feitos a um homem falível; o povo de Israel quebraram sua aliança com seu infalível Lider divino. 2) Jonadabe disse aos seus descendentes não beber e eles obedeceram; Deus constantemente mandou que Israel se voltasse de seus pecados e eles recusaram. 3) Os recabitas obedeceram a leis que tratavam de questões passageiras; Israel se recusou a obedecer a Deus com relação a questões eternas. 4) Os recabitas obedeceram por centenas de anos; Israel desobedeceu por centenas de anos. 5) Os recabitas seriam recompensados; Israel  seria punido. Nós frequentemente desejamos observar costumes meramente por causa de tradição; muito mais deveríamos obedecer à lei de Deus por que ela é eterna. Life Application Study Bible Kingsway.

18 Pois que obedecestes. O que Deus particularmente elogia neste versículo é a constância e a fidelidade dos recabitas, apresentadas na consideração de uma lei humana. CBASD, vol.4, p. 521.

19 Nunca faltará homem. Tais promessas são, naturalmente, condicionais à continua fidelidade dos descendentes (ver com. de 1Rs 2:4). A lealdade dos filhos de Recabe a vida abstêmia ordenada a eles, foi uma dura reprovação ao apóstata e imoral povo de Judá como um todo. CBASD, vol.4, p. 521.

Várias traduções na Mishna judaica declararam que depois os recabitas receberam atribuições especiais associadas ao templo de Jerusalém, edificado depois do retorno do exílio na Babilônia. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: