Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
23 de novembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

244 palavras

1 Hananias. Este homem parece ter sido um dos oponentes mais preeminentes de Jeremias e um dos líderes do partido da resistência que procurava formar uma aliança com as nações vizinhas contra Babilônia (ver Jr 27). CBASD, vol. 4, p. 494.

Gibeão. Como Anatote, esta foi uma das cidades dos sacerdotes (ver Js 21:13, 17, 18). Isto pode indicar que Hananias, como Jeremias, era sacerdote e “profeta”. CBASD, vol. 4, p. 494.

4 Também a Jeconias …. Eu tornarei a trazer a este lugar. Evidentemente, Joaquim ainda era considerado por muitos como o legítimo rei …, de quem eles esperavam o retorno e a restauração de seu trono. Esse desfecho contradizia diretamente a profecia de Jeremias, de que Joaquim [Jeconias] não retornaria a Judá, mas morreria num país estrangeiro (Jr 22:24-26). CBASD, vol. 4, p. 494.

9 Será conhecido. Para conseguir o favor, o falso profeta satisfazia e enganava o povo com promessas de prosperidade garantida, em oposição às predições de “mal e pestilência” (ver v. 8) dadas pelo verdadeiro profeta (ver com de Jr 14:13). CBASD, vol. 4, p. 495.

16 Este ano. “Este ano”, estendendo-se ao “sétimo mês” (v. 17), concederia tempo para que Hananias se arrependesse ou para que o povo descobrisse as falsas afirmações dele. Sua morte está em paralelo com os destinos de Ananias e Elimas, no NT (ver At 5:4, 5; 13:6-11). CBASD, vol. 4, p. 495.

17 No mesmo ano. A rapidez do cumprimento da predição do profeta deveria impressionar o povo com a autenticidade do chamado de Jeremias. Mas, sem dúvida, … se recusaram a aceitar isso como evidência em favor do profeta. CBASD, vol. 4, p. 495.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: