Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 28 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de novembro de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Disse Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O Senhor não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras” (v.15).

Perante os líderes religiosos e todo o povo, Jeremias foi afrontado por um falso profeta. De forma desafiadora, Hananias distorceu a verdadeira palavra profética alegando também ser um enviado de Deus. Com um sonoro e convincente “assim fala o Senhor dos Exércitos” (v.2), o falsário lançou a verdade por terra e, infelizmente, semelhante ao período de apostasia revelado pelo profeta Daniel, “o que fez prosperou” (Dn.8:12).

Apesar do trágico fim de Hananias e de sua fala mentirosa, o povo preferiu dar ouvidos a essa mensagem, pois soava mais agradável. Os canzis simbólicos foram quebrados e junto com eles a possibilidade de haver algum tipo de paz. Judá, portanto, escolheu tomar sobre si “canzis de ferro” (v.13). “E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho” (v.11).

Desde Gênesis, temos estudado a Bíblia um capítulo após o outro e descobrimos que, mesmo aqueles textos que já havíamos lido, trouxeram para nós uma nova luz. A Palavra que se renova a cada dia nos oferece o maravilhoso privilégio de ouvirmos a voz de Deus. Mas nem todos estão realmente dispostos a ouvi-la. Como filhos rebeldes, desejam ouvir apenas o que convém, mas a correção é descartada assim como um filho insensato se recusa a aceitar a repreensão do pai.

As palavras dadas pelo Senhor a Jeremias não eram palavras fáceis de se ouvir. Elas atingiam diretamente os pecados do povo e de seus líderes. E temos visto que muitos dos conceitos apresentados neste livro têm uma ligação direta com os eventos dos últimos dias relatados em Apocalipse; além da história de hoje se encaixar perfeitamente com um dos sinais que antecedem a volta de Cristo: o surgimento de falsos profetas (Mt.24:24). Insistentemente, Jesus nos advertiu de que ficássemos atentos:

“Vede que ninguém vos engane”; “Vede que vo-lo tenho predito”; “… ficai também vós apercebidos”. (Mt.24:4, 25 e 44).

O engano é sutil. Ninguém é enganado com uma nota de trinta reais, simplesmente porque ela não existe. Mas pode sim ser enganado com uma nota falsa de cinquenta reais. Somente quando pedimos a direção do Espírito Santo e assumimos uma postura de submissão à vontade de Deus, podemos extrair da Sua Palavra a verdade que liberta. Que o meu e o seu desejo seja sempre o de ouvir a voz de Deus. Ainda que não seja bem aquilo que desejamos, certamente será o que precisamos ouvir. Vigiemos e oremos!

Bom dia, guiados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias28 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: