Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 16 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de novembro de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar neste lugar, perante vós e em vossos dias, a voz de regozijo e a voz de alegria, o canto do noivo e o da noiva” (v.9).

Em uma terra desprovida do temor do Senhor e cercado de pessoas que constantemente o desprezavam, Jeremias teve de enfrentar a dura realidade de que não poderia constituir uma família. Sua vida solitária também era um recado vivo da condição de Israel: entregue à própria sorte. De maneira insistente e resoluta, a nação eleita abandonou o Senhor e desprezou a Sua Lei. Nada do que o profeta falasse era levado em consideração. Pelo contrário, suas palavras e sua vida eram-lhes uma constante advertência que lhes causava desconforto e lhes despertava o desejo de fazê-lo calar.

Assim como o celibato de Jeremias, Jerusalém se tornaria em terra estéril e desolada. Os pecados da nação e “a dureza do seu coração maligno” (v.12) estavam diante dos olhos do Senhor (v.17). Através do ministério profético de Jeremias, Deus buscou o Seu povo e revelou que a religião que viviam era falsa e destituída de poder. O templo do Senhor não era sinônimo de salvação e seus rituais eram vazios e inúteis. Mas a incoerência em que viviam logo se tornaria em terrível ruína e sofrimento. Além de ser um recado vivo da condição de seu povo, Jeremias também foi poupado de formar uma família em meio a uma geração condenada à destruição.

Amados, se nossos pais enfrentaram tempos difíceis, nós vivemos em tempos ainda piores que já começam a revelar os sinais que se avolumam para os dias finais. De forma insistente e urgente o Espírito Santo continua apelando a cada coração. Assim como cessaria a misericórdia de Deus para com os filhos de Israel (v.13), logo se encerrará o tempo de graça estabelecido para todas as nações da Terra. Pois “o Meu Espírito não agirá para sempre no homem”, diz o Senhor (Gn.6:3). Antes, porém, que Deus faça cessar “a voz de regozijo e a voz de alegria” (v.9) na Terra, há três mensagens sendo proclamadas “em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. “Caiu, caiu a grande Babilônia, que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”. “Se alguém adora a besta e a sua imagem, e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da Sua ira… Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:7-10, 12).

Semelhante a Jeremias que tinha um relacionamento pessoal com Deus a ponto de exclamar com propriedade: “Ó Senhor, força minha, e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia” (v.19), seja esta a nossa oração diária, rendendo sempre graças a Deus por Sua suficiente provisão. Encaremos esses dias difíceis em que estamos vivendo como um alerta divino e oportunidade que Ele nos concede para nos moldar e nos preparar como membros da família celestial. Como foi com Jeremias, pode ser que a solidão seja algo que lhe aflige. Que o Espírito Santo lhe ilumine os olhos da fé para que você possa ver o futuro eterno e glorioso que Ele tem preparado para os que O amam, um lar onde você terá uma família tão grande “que ninguém podia enumerar” (Ap.7:9). Vigiemos e oremos!

Bom dia, membros da família celestial!

* Oremos para que os nossos familiares atendam ao apelo do Espírito Santo.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias16 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: