Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 8, Comentado por Rosana Barros by Jeferson Quimelli
3 de novembro de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” (v.20).

Distante do temor do Senhor, Judá dizia servir ao Deus que não mais conhecia. Suas palavras eram falsas, seus pensamentos eram perversos e suas ações, terríveis. Não havia limites para pecar e não sabiam mais o significado de amar. Estavam colhendo os frutos ruins de seu plantio abominável. Mas o SENHOR não desistia deles!

Nada do que o profeta falasse os fazia mudar de ideia, pois “rejeitaram a Palavra do Senhor” (v.9). Não existia um só do povo que buscasse a Deus, “porque, desde o menor deles até ao maior, cada um” era governado pela ganância e movido pela falsidade (v.10). Até o que nunca tinha passado pela mente do Senhor, aquele povo fazia, queimando seus filhos como sacrifícios a deuses estranhos (Jr.7:31). Falavam mentiras sem escrúpulos e não havia ninguém “que se arrependesse da sua maldade, dizendo: Que fiz eu?” (v.6). Ou seja, era um típico caso perdido. Mas o SENHOR não desistia deles!

É interessante lançarmos uma lupa sobre a seguinte pergunta feita por Deus: “Quando alguém se desvia do caminho, não torna a voltar?” (v.4). Na carta à igreja de Éfeso, primeira igreja do Apocalipse, Jesus revela a causa de Sua indignação para com ela: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap.2:4).

Quantas vezes, por darmos o primeiro passo na direção certa, pensamos ser o suficiente para permanecermos nela. Contentamo-nos com o início sem nos preparar para chegarmos ao destino final.

O povo tinha perdido o seu primeiro amor, e abandonaram o caminho. Quando aceitamos a Cristo como o nosso Senhor e Salvador e nos batizamos, declaramos ao mundo que somos novas criaturas; que a partir dali seguiremos o Caminho (João 14:6). Só que por vezes esquecemos que a jornada cristã é um processo (Provérbios 4:18). Um processo gradativo. E se por um acaso houver um desvio de rota, Deus nos chama de volta: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap. 2:5).

Era este o convite do Senhor ao Seu povo. Este é o convite do Senhor a cada filho que se desviou do caminho eterno. O desconsolo de Jeremias (v.18) nos revela a deplorável situação de seus conterrâneos: voluntariamente perdidos. Em breve a colheita findará, e aqueles que deliberadamente rejeitaram ao convite divino concluirão por si mesmos: “não estamos salvos” (v.20).

Hoje, Deus nos chama para redescobrir o primeiro amor, retrocedendo para podermos avançar! Se por algum motivo você se desviou; se mesmo dentro da igreja você não encontra motivação para buscar e amar ao Senhor, Ele lhe diz agora:
EU NÃO DESISTO DE VOCÊ!

Como fez Jacó, apegue-se a Deus com todas as suas forças e tome a firme decisão: “Não Te deixarei ir se me não abençoares” (Gênesis 32:26).

Bom dia, alvos do amor de Deus!

Desafio do dia: Envie uma mensagem “DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ!” a alguém que você sabe ou sente que está se afastando dos caminhos de Deus. Ore por e com essa pessoa.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias8 #RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: