Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 6 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de novembro de 2020, 0:40
Filed under: Sem categoria

JEREMIAS 6 – O servo do Senhor não quer a desgraça do pecador, não quer a destruição de sua nação, não deseja ver o fim de sua comunidade, nem de sua igreja.

• Jeremias tem visão do futuro, Deus o revelou. Ele está descontente com o que vê. Ele sabe que a desgraça vem por rejeição da graça, entende que o caos resulta do afastamento de Deus, compreende que opressão, malícia e violência afastam a proteção e as bênçãos divinas. Por isso, Jeremias aproveita todas as oportunidades para exortar seu povo ao reavivamento e reforma espirituais (vs. 1-8).

• Fazer a obra de Deus entre os homens é tremendamente desafiador. Jeremias demonstra que envolver-se na missão de Deus significa lidar com a indiferença (ou mesmo rejeição). Arrogância e ganância das pessoas, a falsidade dos líderes espirituais e a imoralidade reinante na sociedade atraem o juízo divino. Satanás, sabendo disso, intenta anestesiar a percepção das pessoas para não interpretarem corretamente a situação deprimente, mas alguém será levantado por Deus para advertir a multidão desavisada (vs. 9-15).

• Babilônia foi instrumento de Deus para disciplinar Seu povo de coração duro. Ele tem usado diversos tipos de instrumentos visando nossa correção. Angústia, terror e pranto de amargura podem levar pecadores à reflexão e, por fim, ao amadurecimento espiritual (vs. 22-26).

• Deus quer moldar pecadores para deixarem de refletir o pecado a fim de que reflitam Seu caráter. Jeremias é Seu instrumento para purificar rebeldes que eram como metais dos quais precisam ser removidas as escórias (vs. 27-30).

Neste capítulo, “a oração: ‘perguntai pelas veredas antigas’ (Jr 6:16) é a favorita das pessoas que se opõem a mudanças na igreja e querem mantar um status quo árido e entediante. No entanto, as ‘veredas antigas’ referem-se à verdade de Deus conforme revelada em Sua Palavra, e não a métodos de ministério. Observe que Jeremias instruiu: ‘andai por ele e achareis descanso’. Andamos na verdade de Deus para descansar em Sua vontade” (W. W. Wiersbe).

Status quo árido e entediante carecem de reavivamento e reforma. Deus quer que voltemos ao Seu caminho. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Fora desse caminho estamos perdidos, num atalho para o inferno.

“Senhor, não nos deixe ter coração duro. Molda-nos e elimine as nossas escórias!” – Heber Toth Armí


1 Comentário so far
Deixe um comentário

PERFEITO PASTOR!!! QUE SENHOR SIGA TE ILUMINANDO COM SUAS SÁBIAS PALAVRAS. AMO SEUS COMENTÁRIOS DO CAPÍTULO. QUE EM NOME DE JESUS POSSAMOS SER CRISTÃOS GENUÍNOS E ADORAR O NOSSO DEUS EM ESPÍRITO E VERDADE. MAGDA – IASD CENTRAL SALVADPR LYRA, MACEIÓ/AL

Comentário por Magda Cristina




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: