Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 06 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de novembro de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos” (v.16).

Uma das piores coisas que pode acontecer a alguém, por pior que seja, não é uma doença terminal, nem tampouco a perda de bens materiais, mas o afastamento de Deus. Quem, propositadamente, se recusa a ouvir a voz do Senhor e a seguir os Seus mandamentos (v.19), corre o sério risco de entrar em estado de coma espiritual. Assim como um paciente em coma clínico fica incapaz de manifestar algum tipo de reação, uma pessoa que escolhe estar longe de Deus não reage ao tratamento oferecido pelo Médico dos médicos, pois “que a Palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela” (v.10).

Mesmo diante de um povo onde eram “todos corruptores” (v.28), Deus enviou o Seu mensageiro com um apelo após o outro. Cometiam “abominação sem sentir por isso vergonha” (v.15). Fechavam os olhos para o bem enquanto praticavam o mal como se fosse algo natural. Se não se envergonhavam de seus atos, não havia arrependimento, e se não havia arrependimento, não poderia haver perdão, e, sem perdão, não há salvação. Deus enviou os Seus atalaias, mas, ainda assim, qual rebeldes insistiam: “Não escutaremos” (v.17).

A terrível obra de Satanás tem amortizado os sentidos da humanidade através da teoria de que não existe nada absoluto, tudo é relativo. Vivemos em uma geração onde tudo é “normal”. Casados que vivem uma vida de solteiros? Ah, é normal! Mídia que incita o sexo livre e a violência ao alcance de crianças? Ah, é normal! Meninas que querem ser meninos e vice e versa? Ah, é normal! Enquanto isso, líderes religiosos passam a mão na cabeça dos inconstantes, confundindo inclusão com abominação, e dizendo: “Paz, paz; quando não há paz” (v.14).

Eis que a Palavra do Senhor é a mesma e não muda! Porque “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is.40:8). Ela nos chama a atenção para os abusos que muitos têm feito em nome de Deus. É muito bom e agradável aos ouvidos ouvir de paz, amor e prosperidade. Mas Deus não nos fala o que queremos ouvir, e sim o que precisamos ouvir. Se tão-somente nos colocarmos nem que seja à margem de ouvir a verdade sobre o “bom caminho” (v.16) e demonstrarmos algum interesse por ele, o nosso bom Pastor nos fará achar descanso. Ele nos convida a dEle aprender e nEle descansar: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt.11:29). Jesus Cristo é o bom Caminho (Jo.14:6). Andai por Ele (Is.30:21), é o apelo do Espírito Santo a todos nós.

Os atalaias de Deus continuam falando. Cada vez que abrimos a Bíblia com o objetivo de conhecer a Deus, a visão de que Ele é um Deus tirano e pronto a castigar é mudada para um Deus que é amor e pronto a salvar. O procedimento da nação que Ele escolheu como “a menina dos olhos” (Sl.17:8), não merecia qualquer tipo de piedade, porém o Senhor estava disposto a absolvê-la caso se voltasse para Ele. Ele não deseja sacrifícios e holocaustos vazios (v.20), mas a oferta de corações sinceros e convertidos. “Dá-Me, filho Meu, o teu coração…”, é um texto que tem sido extremamente distorcido pela teologia barata que diz que Deus só quer o nosso coração. De fato, o Senhor só pede o nosso coração, mas para que aconteça o que diz na conclusão do verso: “… e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos” (Pv.23:26).

Portanto, ouvi, ó nações… Ouve, tu, ó terra!” Não insistam em dizer: “Não andaremos” (v.16) e “Não escutaremos” (v.17). Porque o Dia do Senhor está chegando, onde “cairão pais e filhos juntamente” e onde “o vizinho e o seu companheiro perecerão” (v.21). Mas também será o tempo em que, “ao som da trombeta” (v.17) de Deus, “ouvida a voz do arcanjo”, o Senhor “descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts.4:16-17). “Informa-te, ó congregação” (v.18)! Estude a Palavra de Deus, “aceita a disciplina” (v.8) do Senhor e, “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt.3:5), “achareis descanso para a vossa alma” (v.16)! Vigiemos e oremos!

Feliz semana, os que amam a Palavra do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias6 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Querida irmã sou o Sidnei, diariamente tenho sido agraciado e enriquecido com seus comentários. Quero te pedir autorização para utilizar e repassar partes do que você escreve, pois, também escrevo meditações diariamente. Elas são sem fins lucrativos, apenas uso um dom que Deus me deu para levar esperança a muitos que estão sem rumo neste mundo mal. Por favor me dê um Feedback no meu watts (11)985311204. Desde já agradeço. Deus continue te usando poderosamente.

Comentário por Sidnei Martins de Souza

Hoje a irmã não poupou palavras. Amém!

Comentário por Enio Sergio




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: