Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 7 – COMENTÁRIOS PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
26 de julho de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

JOSUÉ 7 – Pecados supostamente escondidos não são escondidos de Deus. Pecados individuais não afetam apenas a quem os praticam; a família, a igreja e a sociedade podem ser terrivelmente afetadas por pecados aparentemente insignificantes.

Após a gloriosa vitória sobre Jericó, Israel experimentou dolorosa derrota ao atacar a pequena cidade de Ai. Não era falha divina; alguém tinha falhado diante das exigências de Deus. A culpa que afetou a todo o povo era de Acã, o qual cometeu o pecado do décimo mandamento, visível na quebra do oitavo mandamento (Êxodo 20:15, 17).

Talvez o mandamento mais negligenciado seja o décimo. Muitos não dão a devida atenção que ele merece. Ele é a conclusão do decálogo, é o clímax do anseio de Deus para nós; vai ao cerne do coração humano – cuja corrupção e engano a tudo supera (Jeremias 17:9).

“A cobiça é um dos inimigos mais terríveis do homem. A maldição das riquezas trouxe mais sofrimento à raça humana do que talvez qualquer outra coisa. Ela inspirou os atos mais baixos da história. Impérios foram destruídos, nações arruinadas, continentes mergulharam nas guerras mais devastadoras e pessoas se envolveram em disputas amargas, não por causa da pobreza extreme, mas do abuso injusto do dinheiro”, declarou LeRoy Froom.

Ciente da malignidade do terrível pecado da cobiça, Ellen White adverte aos que a ignoram: “O bêbado é desprezado, e se diz que seu pecado o excluirá do Céu; ao passo que o orgulho, o egoísmo e a cobiça muitas vezes não são reprovados. No entanto, esses são pecados especialmente ofensivos a Deus, pois são contrários à benevolência de Seu caráter e àquele desinteressado amor que é a própria atmosfera do Universo não caído” (CC, 30).

Josué 7 revela o desgosto de Deus pela cobiça, e mostra como esse pecado “insignificante” acarreta experiências terrivelmente frustrantes.

Acã foi apedrejado; sua família (provavelmente conivente) foi queimada. Acor (que significa “problema”), onde aconteceu o apedrejamento, é um jogo de palavra com Acã. Eliminar Acã implicou resolver o problema da cobiça. Deus resolveu o mesmo problema no Céu, ao expulsar o querubim cobiçoso que promoveu guerra intentando conquistar o trono divino (Apocalipse 12:7-9).
• Certamente, a cobiça é do diabo!

Precisamos da graça de Cristo para não frustrarmo-nos com a desgraça da cobiça! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: