Reavivados por Sua Palavra


Josué 07 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de julho de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas” (v.13).

Antes do Senhor entregar Jericó nas mãos dos israelitas, Josué foi muito claro ao dizer: “Tão somente guardai-vos das coisas condenadas […] e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais” (Js.6:18). Ou seja, o povo não poderia levar para si os despojos daquela cidade — exceto do que o Senhor ordenou para o Seu tesouro — provavelmente pela idolatria e licenciosidade que ali existia. Porém, Acã, da tribo de Judá, “tomou das coisas condenadas […] [e] a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel” (v.1). A desobediência daquele homem provocou o luto de cerca de 36 famílias que perderam seus homens na trágica batalha contra a cidade de Ai.

Confesso que ao ler o capítulo de hoje, fiquei muito triste pela situação. É difícil aceitar que por causa do pecado de uma pessoa todo o povo fosse prejudicado e toda uma família perecesse. São chocantes os versos que descrevem a condenação de Acã e de sua família (v.24-25). Mas não foi assim que o pecado entrou no mundo? “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores” (Rm.5:19)? Isto me leva a uma conclusão muito séria: as minhas escolhas têm consequências que não se restringem apenas a mim. Elas podem provocar muita dor e tristeza a outros também.

Israel foi à luta e voltou derrotado por causa do pecado de Acã. Não pense que o que você faz de errado só gera consequências pessoais. Alguém que faz do seu corpo um comércio, por exemplo, pode pensar: “Faço do meu corpo o que eu quiser, e isso é problema meu!” Não é, filho(a)! O problema é seu e da pessoa que engana o seu cônjuge e do cônjuge traído; é seu e de alguém que adquiriu de você uma doença venérea; é seu e do indivíduo que lhe pagou e deixou a família a passar necessidade. Um pai ou uma mãe também podem pensar: “O filho é meu e educo como quiser. Ninguém tem nada a ver com isso!” Tem sim, papai e mamãe! Não vivemos dentro de uma redoma, vivemos em sociedade. E nossas palavras e nossas ações influenciam e muito nossa família e todo o meio em que vivemos.

Querer se eximir da responsabilidade foi o que fez Acã, a ponto de permitir que Deus mandasse convocar tribo por tribo, família por família e homem por homem, até, finalmente, chegar ao culpado. Se o Senhor simplesmente o tivesse castigado sem que Acã confessasse, ou sem as provas de sua desobediência, colocaria em dúvida o Seu julgamento justo. O mais triste de tudo é que Acã envolveu sua família naquela trama, trazendo ruína à toda a sua casa. Meus amados, precisamos atender à advertência do apóstolo Paulo: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos” (2Co.13:5). Deus ordenou mais uma vez que Seus filhos se santificassem: “Santificai-vos para amanhã” (v.13). Deus deu a Acã um dia inteiro de prazo para se arrepender e confessar o seu pecado, mas ele não o fez. Permitiu que a desconfiança tomasse conta de todo o povo e não temeu o Deus que tudo vê.

Deus é misericórdia! Ele nos oferece oportunidades de arrependimento e confissão. E Ele nos apela, hoje: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12:2). O Senhor nos diz como disse a Josué: “Levanta-te! Porque estás prostrado assim sobre o rosto?” (v.10). Israel havia pecado e violado a aliança do Senhor (v.11). Não adianta chorar e se lamentar, quando você sabe o que é preciso fazer e não o faz. Infelizmente, Acã não confessou o seu pecado em atitude de arrependimento. Encurralado num constrangimento que ele mesmo provocou, ele só pôde admitir o que fez.

Tome, agora, a firme decisão que tomou Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24:15). Porque, por um só homem entrou o pecado no mundo, mas graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, porque por causa da Sua obediência, “muitos se tornarão justos” (Rm.5:19). “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co.10:12), pois a sua queda pode significar a queda da sua família e de muitas outras pessoas. Vigiemos e oremos!

Bom dia, alvos da misericórdia de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué7 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: