Filed under: Sem categoria
1085 palavras
Embora o Livro de Josué descreva, com detalhes gráficos, a destruição dos cananeus (caps. 6-12), ele também dá um lugar proeminente a Raabe, uma prostituta cananeia. … Este capítulo testifica a graça de Deus ao levar tal mulher a buscar e encontrar a misericórdia divina. A história de Raabe aplica uma importante perspectiva aos julgamentos de Deus, que ocuparão grande parte deste livro. Bíblia de Genebra.
A missão de observação descrita no cap. 2 é uma clássica história de espionagem. ela contém muitos elementos paralelos à história de espionagem em Nm 13: os espiões foram comissionados… entraram na terra… retornaram ao povo… relataram suas descobertas… levaram a uma decisão. … à primeira vista, dois dos elementos da história de espionagem de Nm 13 estão faltando na narrativa em Josué: os espias localizaram um item de valor (Nm 13:23-24) e o apresentaram ao povo (Nm 13:23-24). Mas um olhar mais atento revela que os dois espias encontraram um item de valor: Raabe. E, antes do término da história, Raabe é, de fato, trazida ao povo (Js 6:23-25). Raabe é valorizada 1) como um diamante no cascalho; 2) como um testemunho precioso da misericórdia de Deus pela humanidade, mesmo pelos descrentes e pagãos; 3) por sua admirável coragem de se posicionar sozinha contra toda a cultura que a rodeava; 4) por sua fé no Senhor, o único Deus verdadeiro (ver nota em 2:9-13; comparar com Hb 11:31); 5) como um agente de salvação dos espias e de toda a sua família; 6) como uma parte essencial da comunidade de Israel (ver nota em 6:25); e 7) como uma ancestral do Messias (ver Nm 7:12; Rt 4:18-22; 1Cr 2:11-12; Mt 1:1, 5-6). Andrews Study Bible.
1 Jericó. Identificada como Tell es-Sultan, a nordeste da moderna cidade de Jericó, um monte artificial (ou tel, ver nota em 11:13) de aprox. 10 acres (4 ha) de tamanho. Andrews Study Bible.
2-3 Espiar a terra era uma tarefa arriscada. A fisionomia dos hebreus certamente revelaria sua identidade, e revelou. Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B. Meyer.
2 rei de Jericó. As principais cidades de Canaã eram, na realidade, reinos pequenos [“cidades-estados”, cf. Bíblia de Genebra], sendo cada um governado por um rei local. Bíblia de Estudo NVI Vida.
4 eu não sabia. Na verdade, ela sabia (v. 9). O autor do livro de Josué não justificou e nem condenou Raabe por haver mentido, mas Tiago aprovou a ação dela (Tg 2.25). Usar os meios para ludibriar os inimigos é uma tática necessária numa guerra. A questão fundamental foi que assim Raabe protegeu os espias estrangeiros (vs 9-11). Bíblia de Genebra.
O escritor sagrado não aprova o modo de vida de Raabe, nem suas mentiras. Sua moralidade era bastante deficiente, mas no fundo do seu coração, ardendo em baixa combustão, existia uma centelha de puro amor e fé, que consumiria o refugo e arderia em chama pura (Hb 11.31). Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B. Meyer.
O fato de Raabe ter mentido para salvar a vida dos espias não significa que o Senhor tolera a mentira. O narrador registra a mentira, mas não aprova, deste modo, tal ação. Andrews Study Bible.
Aqui e no v. 5, há uma série de mentiras proferidas com o objetivo de salvar vidas. Isso é justificável? Raabe se deparou com o que lhe parecia uma escolha entre o menor de dois males: participar da responsabilidade pela morte de dois homens, que ela cria serem mensageiros de Deus, ou mentir para salvá-los. No caso de um cristão, a mentira nunca se justifica, mas, a uma pessoa como Raabe, a luz só chega gradualmente. … “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependa” (At 17:30). O Senhor aceita o que é feito com sinceridade e com intenções honestas, ainda que contenha uma mistura de fragilidade e ignorância. A fé de Raabe foi provada e se mostrou genuína. Deus nos aceita como somos, mas devemos crescer “na graça” (2Pe 3:18). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 170.
6 eirado (ARA; NVI: “terraço”).
canas do linho (ARA; NVI: “talos de linho”). Os terraços em cima dos telhados continuam sendo utilizados no Oriente Médio para secagem dos grãos ou de talos. Bíblia de Estudo NVI Vida.
7 vaus do Jordão (ARA; NVI: “lugar de passagem do Jordão”). Travessia do Jordão onde as águas ficavam mais rasas – menos de um metro, em média, quando o fluxo era normal. Bíblia de Estudo NVI Vida.
9-11 São espantosas sua confissão de fé no Senhor e suas informações exatas a respeito dos triunfos do Senhor sobre inimigos poderosos. O fato dos habitantes da terra estarem “apavorados” (v. 9) era informação vital para os espias. Bíblia de Estudo NVI Vida.
9 pavor que infundis… estão desmaiados (ARA; “vocês nos causaram um medo terrível” … “estão apavorados”). Esta é a reação inevitável de encontrar-se do lado errado daquilo que Deus promete fazer. Comparar com 1.6. Bíblia de Genebra.
10 Seom e Ogue. Os dois reis amorreus (9, 10) que tinham sido vencidos quando não deram licença para Israel atravessar por suas terras (Nm 21.21-35). Bíblia Shedd.
11 desmaiou-nos o coração (ARA; NVI: “o povo desanimou-se completamente”).
15 residia no muro da cidade. Existem evidências arqueológicas de que o povo de Jericó às vezes construía as casas até por cima dos muros da cidade. Bíblia de Estudo NVI Vida.
16,22 ao monte (ARA; NVI: “para a montanha”). Diretamente a oeste da antiga Jericó havia as montanhas altas e escarpadas da cordilheira central da Palestina. Estão repletas de cavernas, o que tornou relativamente fácil aos dois espias refugiar-se e depois escapar. Bíblia de Estudo NVI Vida.
… a tradição nos diz ser o lugar onde Jesus jejuou por quarenta dias (Mt 4.1) e, por isso, chamado hoje o “Quarentano”. Bíblia Shedd.
17-19 No meio da destruição geral, somente os que estivessem abrigados no recinto da casa de Raabe escapariam. Para os parentes dela que estivessem fora, o parentesco de nada lhes valeria. Assim, a grande salvação de Jesus só tem valor para os que forem achados “nele”, que têm em si a justiça divina (Fp 3.9). Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B. Meyer.
18 fio de escarlata à janela (ARA; NVI: “cordão vermelho na janela”). A função do marcador vermelho era semelhante à do sangue do cordeiro na Páscoa quando o Senhor feriu os primogênitos do Egito (ver Êx 12.13, 22, 23). Bíblia de Estudo NVI Vida.
19 caia sobre a nossa cabeça (ARA; NVI: “seremos responsáveis pela morte”). Juramento que aceitava a morte de outra pessoa, com a respectiva culpa e castigo executado pelos parentes ou pelo estado. Bíblia de Estudo NVI Vida.
24 o SENHOR nos deu. Os espias voltaram com o relato de que a promessa de Deus era verdadeiramente certa (1.2); e isto eles tinham aprendido com Raabe. Bíblia de Genebra.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário