Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 30 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
15 de julho de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

DEUTERONÔMIO 30 – A Bíblia é a revelação do Deus que deseja bênçãos para Seus servos. Portanto, “a grande ansiedade que deve haver em toda pessoa, deve ser conhecer a Deus e cumprir Seus preceitos”, afirma Ellen White (Ev, 626).

As Escrituras tratam de Deus, Seu caráter e Seus planos em relação ao pecador. Em Deuteronômio 30, o Deus que ama misericordiosamente o miserável pecador aguarda ardentemente pelo arrependimento do transgressor (Deuteronômio 30:1-10). Ele é claro na abordagem das escolhas, transparente em relação às consequências, pois deseja que Seus ouvintes não optem pelo pecado e sofram seus efeitos corrosivos e destrutivos (Deuteronômio 30:11-20).

Assim, “Deus deseja que o homem exerça suas faculdades de raciocínio; e o estudo da Bíblia fortalecerá o espírito como nenhum outro estudo o poderá fazer. É o melhor exercício mental e espiritual para a mente humana”, concluiu White (T5, 703).

Deus não nos quer afastados de Seu nobre ideal; porém, caso afastarmo-nos, prontamente nos receberá novamente – caso voltarmo-nos! Seus mandamentos não são secos, sem vida, nem frios ou autoritários. Observe o apelo fervoroso de Moisés:

“Hoje ordeno a vocês que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos Seus caminhos e guardem os Seus mandamentos, decretos e ordenanças… Hoje invoco os Céus e a Terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e seus filhos vivam, e para que vocês amem ao Senhor, o seu Deus, ouçam a Sua voz e se apeguem firmemente a Ele. Pois o Senhor é a Sua vida…”.

Deus é a nossa vida! Ele está disposto a tudo para que Lhe sejamos fieis. Em Deuteronômio 30:6 diz que Ele mesmo “dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes”; com qual finalidade? “Para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam”. Neste versículo está a essência da verdadeira religião.

Sem amor a Deus não existe religião verdadeira. Sem intimidade com Ele não há verdadeira espiritualidade. Obediência sem amor não passa de práticas obrigatórias que oprimem a quem quer que seja. Não é isso que Deus requer. Ele almeja um amor tão grande por Ele que resulte em obediência!

Reavivemo-nos…! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: