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DEUTERONÔMIO 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de junho de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

1143 palavras

Israel devia ser um povo distinto. Devia evitar as lamentações dos pagãos (1, 2) e os alimentos imundos (3-21). Sua consagração também precisava ser demonstrada com os dízimos que viessem a dar (22-29). Bíblia Shedd.

1, 2 Rapar a cabeça como sacrifício a uma deidade era costume dos pagãos da terra, e os israelitas foram proibidos de seguir essa prática (Lv 21.5; Dt 14.1). O costume praticado pelas nações vizinhas que consistia em rapar toda a cabeça , à exceção de um pequeno caminho no centro, também era proibido (Lv 19.27; 21.5). Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.

1 Filhos sois do SENHOR. Esta é uma relação íntima que traz consigo pesadas responsabilidades (ver Is 1:2; 63:8, 16; 64:8; Jr 3:14, 19, 22; Os 11:1-4; Ml 2:10). CBASD – Comentário Bíblico Adventista, vol. 1, p. 1098.

Não façam cortes no corpo (NVI). Comparar com o costume dos adoradores de Baal (1Rs 18:29). Este costume aparece também nos textos cananitas de Ras Shamra, a antiga Ugarit, onde mesmo o maior deus, ‘El, se cortava em sinal de pesar. … Em algumas partes do mundo hoje as pessoas se cortam em pesar em várias ocasiões. CBASD, vol. 1, p. 1098, 1099.

3-21 Esta seção e Nm 5.1-4 são as principais referências à legislação entre o limpo e o imundo, fora de Lv 11-15. Bíblia de Genebra.

3 Coisa alguma abominável. A declaração se refere a coisas “abomináveis” por razões sanitárias, higiêniocas ou por outra ordem. Comparar com as declarações do apóstolo Paulo (1Tm 4:4; Rm 14:14). CBASD, vol. 1, p. 1099.

4 Os animais. Os primeiros animais mencionados são os comumente oferecidos em sacrifício. CBASD, vol. 1, p. 1099.

5 O veado … o gamo. Os animais citados neste verso não eram oferecidos em sacrifício. CBASD, vol. 1, p. 1099.

A lebre e o arganaz. Só aparentemente é que podem ser considerados ruminantes, pois na realidade não o são. Bíblia Shedd.

11 Toda ave limpa comereis. Como a pomba, a perdiz e a codorniz e supostamente outras (cf. Lv 11:13-19). CBASD, vol. 1, p. 1099.

Nenhuma fórmula simples é dada aqui para identificar as aves limpas. As aves de rapina, geralmente, eram consideradas imundas, provavelmente por causa de seu contato frequente com carniça. A carne de tais aves podia, igualmente, apresentar um risco à saúde. Algumas das aves citadas nos vs. 12-18 não podem mais ser identificadas precisamente. Bíblia de Genebra.

13. O açor. O abutre calvo é comum no Oriente. CBASD, vol. 1, p. 1099.

19 Todo inseto que voa. Ver Lv 11:20. Literalmente, “tudo o que se move em enxames”, em referência a diferentes insetos que voam e não a pássaros. CBASD, vol. 1, p. 1099.

20 Ave. Literalmente, “as coisas que voam”. Não é uma referência do v. 11, que trata de pássaros, mas uma referência a insetos limpos, como algumas espécies de gafanhotos, considerados  iguaria em algumas regiões orientais mesmo atualmente (Lv 11:21, 22). CBASD, vol. 1, p. 1099.

21 Que morreu por si. Literalmente, “qualquer carcaça”, isto é, de animal que morreu de doença ou de outra forma. CBASD, vol. 1, p. 1099.

Estrangeiro. Um estrangeiro incircunciso que não praticou idolatria e que foi permitido viver entre os hebreus. “Estrangeiros” não eram obrigados a seguir todos os regulamentos levíticos e cerimoniais. CBASD, vol. 1, p. 1099.

Estranho. Isto é, o estranho que está de passagem por razões comerciais ou por outro propósito, que não havia de estabelecido permanentemente entre os hebreus. CBASD, vol. 1, p. 1099.

Povo santo. Literalmente, “um povo de santidade”. O fato de serem separados e o nível de consagração que tinham que alcançar deviam estar sempre diante de Israel como norma de vida. A palavra “santo” é também usada para descrever o caráter de Yahweh e o tabernáculo, seus instrumentos e sacrifícios (ver Lv 11:44-45). CBASD, vol. 1, p. 1100.

Não cozerás o cabrito no leite da sua própria mãe.  Era um costume cerimonial dos cananeus, e por isso foi proibido. Além disso era uma violência à compaixão, para se satisfazer à gulodice. Bíblia Shedd.

Para explicação desta prática idólatra, ver com. de Êxodo 23:19 (ver também Êx 34:26). CBASD, vol. 1, p. 1100.

22 Dízimos. Em geral, se considera que o dízimo mencionado neste versículo é o segundo dízimo, que devia ser despendido como um banquete sagrado perante o Senhor, no tabernáculo. Em Deuteronômio 14:28 e 26:12-15, esse segundo dízimo também é mencionado. Esse dízimo era diferente do primeiro, que era dedicado exclusivamente à manutenção dos sacerdotes e levitas (Nm 18:21, 26). CBASD, vol. 1, p. 1100.

23 Perante o SENHOR … comerás. Onde de ser uma exigência pesada, a entrega dos dízimos seria uma ocasião de alegre celebração adorações (12.7, nota; cf 2Co 9.7). Bíblia de Genebra.

No lugar. O povo iria ao lugar escolhido por Deus para os serviços e festas religiosas. Comeriam juntos, como família, em comunhão diante do Senhor. Essas ocasiões eram designadas para promover a vida religiosa. Várias lições eram ensinadas, como a necessidade de ofertar conscientemente para propósitos religiosos e práticos, a caridade ao necessitado (ver com. de Lv 7:15), a comunhão sagrada diante do Senhor e o fortalecimento dos laços familiares. CBASD, vol. 1, p. 1100.

Comparar com Deuteronômio 12:5-7. O segundo dízimo devia ser comido perante o Senhor. Isto devia ser feito por dois anos; então, no terceiro (e, portanto, também no sexto) ano se aplicavam as instruções do verso 28. O sétimo ano era sabático, no qual a terra não era cultivada. Não se exigia nenhum dízimo, pois não havia colheita. CBASD, vol. 1, p. 1100.

Os dízimos do teu cereal. Não pode ser referir ao primeiro dízimo entregue aos levitas, visto que o povo comum não podia participar dele, apenas os sacerdotes. CBASD, vol. 1, p. 1100.

Aprendas a temer. O cumprimento consciente desses requisitos divinos impressionaria o adorador com o temos do Senhor e encorajaria constante comunhão com Ele. CBASD, vol. 1, p. 1100.

25 prata. Pedaços de prata, com vários pesos, eram meios de troca comuns, mas não na forma de moedas (v. nota em Gn 20.16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Na tua mão. Literalmente, “cercar” (ver Is 29:3; Jr 21:4; 37:5). O dinheiro devia ser envolto de alguma forma e atado ao punho ou braço. CBASD, vol. 1, p. 1100.

26 O que deseja. A necessidade de suprir os adoradores que vinham de longe com artigos necessários para a festa fez com que se instalasse um mercado na área do templo em Jerusalém. Os sacerdotes de mentalidade mundana logo tiraram vantagem dessa situação e a converteram numa fonte de lucro pessoal (ver Jr 6:13; 23:11). CBASD, vol. 1, p. 1100, 1101.

Bebida forte. O “vinho” e a “bebida forte” mencionados nestes versículos eram fermentados. No passado, Deus muitas vezes relevou a ignorância que motivava práticas que Ele não aprova. … Nenhum [vinho e a bebida forte] era estritamente proibido , exceto para quem desempenhava tarefas religiosas e também para os que se ocupavam na administração da justiça (Lv 10:9; Pv 31:4, 5). O mal do “vinho” e da “bebida forte” foi claramente assinalado, e o povo foi aconselhado a se abster dessas bebidas (Pv 20:1; 23:29-33). ,,, As bebidas embriagantes “destroem o santuário de Deus” e seu uso não pode ser considerado um meio de glorificar a Deus (1Co 6:19, 20; 10:31). … Não há desculpa para o argumento de que não há nada de errado em usar bebida alcoólica, alegando-se que Deus uma vez permitiu isso. Como observado, Ele também permitiu práticas como a escravidão e a poligamia. A Bíblia adverte que os “bêbados” não herdarão o reino de Deus” (1Co 6:10). CBASD, vol. 1, p. 1100, 1101.


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