Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 34 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
13 de junho de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

NÚMEROS 34 – As Escrituras foram escritas por homens, por ordem de Deus (Números 33:2); O qual trabalha com Seu povo através de Seus líderes e seus escritos; portanto, as informações contidas nas páginas do Pentateuco são “os mandamentos e as ordenanças que o Senhor deu… por intermédio de Moisés…” (Números 36:13).

O livro de Números trata vastamente sobre liderança. Ainda que muitos possam ter aversão à hierarquia, líderes são fundamentais nos planos de Deus.

Deus tem critérios na escolha de Seus líderes; por exemplo, “o Senhor disse a Moisés: ‘Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito… Faça-o apresentar ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça” (Números 27:18-20). Outro exemplo é o sacerdote Eleazar, o qual Josué devia procurá-lo para receber “diretrizes ao consultar o Urim, perante o Senhor” (Números 27:21). É digno de nota, também, o líder Calebe, identificado por Deus como Seu servo – devido a ter outro espírito e Lhe seguir com integridade (Números 14:24).

Em Números 34:16-19, sob a liderança de Moisés, os líderes Eleazar e Josué designariam “um líder de cada tribo para ajudar a distribuir a terra”. Note que Calebe encabeça a lista – responsável pela tribo de Judá, de onde viria o Messias (Números 34:19). Após Calebe, estão “os homens a quem o Senhor ordenou que distribuíssem a herança aos israelitas na terra de Canaã” (Números 34:29), dentro do perímetro e da forma divinamente orientados (Números 34:1-15).

John Stott observa que “há uma séria escassez de líderes no mundo contemporâneo”. Predominam líderes como Balaão e Balaque: Que desejam a ruína do povo de Deus (Números 22:1-25:18). Ou líderes como Corá, Datã e Abirão que se opõem aos líderes chamados por Deus (Números 16:1-17:13). Abundam líderes como os dez espias que inspiraram os liderados a desejarem “um chefe” para voltarem “para o Egito!” (Números 13:1-14:4) e pretenderem extinguir líderes espirituais sérios (Números 14:10).

Infelizmente, nos últimos dias, a maioria prefere líderes “hipócritas e mentirosos” pelo fato de não suportarem a sã doutrina “juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos” (1 Timóteo 4:2; 2 Timóteo 4:3). Aprendamos as lições sobre liderança em Números! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: