Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 30 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
9 de junho de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

NÚMEROS 30 – Uma pessoa não é um punhado de substâncias químicas dinâmicas aglomeradas no formato de um corpo humano, nem as palavras são meramente ondas sonoras que se espalham aleatoriamente pelo ar. Somos criados por Deus dotados de raciocínio, inteligência, senso de responsabilidade e moralidade. Nossas palavras causam impactos impressionantes, positivos ou negativos.

Devemos ser homens e mulheres “de palavra” (comprometidos com o que dizemos).

“Em Levítico 27, Moisés havia tocado no assunto dos votos em termos de consagração de pessoas e de bens ao Senhor, mas aqui ele trata de votos pessoais e de como são afetados pelos relacionamentos. Este capítulo deixa claro que o lar é fundamental para a nação, que deve haver autoridade e subordinação dentro dele e que a verdade é que mantém a sociedade unida… Quando as pessoas se esquecem de que Deus ouve o que dizem, então são tentadas a enganar, e as mentiras levam a sociedade a se desintegrar… Quer as pessoas tenham consciência ou não, fazer uma promessa é comprometer-se com o Senhor. Os alicerces da sociedade estão corroídos por causa de promessas quebradas, sejam contratos oficiais, votos matrimoniais, compromissos políticos ou palavras ditas no banco de testemunhas do tribunal. Esperamos que o Senhor cumpra Suas promessas, e Ele espera que cumpramos as nossas. A verdade é a argamassa que mantém a sociedade unida” (Warren Wiersbe).

Além disso, Números 30 trata do cuidado pelas mulheres que os homens deveriam (primeiramente pai, depois o marido), que muitos interpretam como filosofia machista. As mulheres não deveriam ser contadas para a guerra (Números 1:3; 26:2). Elas não serviriam o exército; devem ser preservadas. O mesmo se dá em relação ao voto delas, se fossem prejudicá-las, poderia ser cancelado pelo pai (quando estivesse em casa) ou pelo marido (após ter sido casada).

As mulheres não eram desprezadas ou desvalorizadas, mas respeitadas na cultura bíblica (Números 27:1-11), ainda que a cultura judaica pudesse ter dificuldades para aceitar as orientações divinas. O mesmo cuidado é visto no Novo Testamento (1 Timóteo 5:1-16; Tiago 1:27). Marido que trata asperamente sua esposa, tem as orações interceptadas (1 Pedro 3:7).

As pessoas precisam aprender a ler a Bíblia para não falarem absurdos que as levarão à juízo pelo Seu Autor (Mateus 12:36-37; Romanos 2:1-8).

Reavivemo-nos! Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: