Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/jr/37
Jeremias neste capítulo lida com Zedequias, o último rei de Judá, no nono ano do seu reinado. Zedequias havia sido nomeado rei de Judá por Nabucodonosor (v. 1).
Mas nem ele, Zedequias, “nem seus conselheiros, nem o povo da terra deram atenção às palavras que o Senhor tinha falado por meio do profeta Jeremias” (v. 2 NVI). Quando as pessoas estão doentes e não querem usar o medicamento oferecido para a cura, o que o médico pode fazer?
Nesses dias, o rei Zedequias mandou dois homens, Jeucal e Sofonias (filho de um sacerdote) pedir a Jeremias: “Ore ao Senhor, ao nosso Deus, em nosso favor” (v. 3 NVI). Faraó com o seu exército haviam saído do Egito para combater Nabucodonosor. Este, então, levantou o cerco ao redor de Jerusalém por um tempo para enfrentar a nova ameaça (v. 5).
Zedequias tinha a falsa esperança de vitória sobre os babilônios, mas Deus lhe disse, através de Jeremias, que os egípcios abandonariam seu acordo de proteção pelo qual os judeus pagavam e voltariam para a sua terra (v. 7). Zedequias e seu povo ainda não tinha aprendido que não se deve colocar suas esperanças em homens, mas sim em Deus, que conhece o fim desde o começo.
Koot van Wyk
Universidade Nacional de Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul

PRISÃO em Israel, sem luz solar, provavelmente semelhante à que ficou Jeremias. À frente, o pátio da prisão.
Postado por Marylin Fletcher, em https://www.revivalandreformation.org/?id=1007. Acesso em 31/08/2017.
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1007
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário