Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – atualizado by Jeferson Quimelli
28 de dezembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

551 palavras

1 Os v. 1 a 9 do cap. 11 são paralelos a 2 Samuel 5:1 a 10. O registro fala brevemente do reinado em Davi em Hebrom (1Cr 3:4) [por sete anos e seis meses] e passa logo para o glorioso reinado em Jerusalém. As tribos de Israel se uniram a Davi em Hebrom por ocasião da morte de Isbosete (2Sm 4:5-12; 5:1). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 155.

Hebrom. A mais importante cidade no centro de Judá para a qual todo o Israel veio unanimemente a Davi para fazê-lo rei (Andrews Study Bible).

2 apascentarás o meu povo. Uma metáfora para governo. Moisés também foi um pastor antes de Deus chamá-lo para liderar a saída de Israel do Egito. Alguns reis mesopotâmios se apresentavam como pastores de suas nações. O título “Meu povo” era o modo favorito de Deus se referir a Israel (Andrews Study Bible).

4 Jebus. Nome anterior de Jerusalém, lembrando que os jebusitas viviam ali. Seu nome original era Salem (Gn 14.18) (Andrews Study Bible).

 Ver com. de J 19:10. CBASD, vol. 3, p. 155.

Davi escolheu Jerusalém por razões tanto políticas quanto militares. Jerusalém estava no centro do reino e como se localizava no limite entre duas tribos [Judá e Benjamim], estava em território neutro. Portanto sua localização diminuía o ciúme das tribos. Jerusalém também se localizava no alto de um monte, tornando difícil o ataque. Life Application Study Bible.

5 Tu não entrarás aqui. Os habitantes imaginavam que a cidade era forte o suficiente e zombaram de Davi, afirmando que até um coxo e um cego a podiam defender (ver com. de 2Sm 5:6). CBASD, vol. 3, p. 155.

Sião. Nome de um dos montes sobre o qual estava edificada Jerusalém. A posição do monte tornava-a quase inexpugnável como fortaleza.Sião significa lugar fortificado. A própria Sião ocupava a parte sudoeste do que é agora Jerusalém, e estava ligada com o reinado de Davi pela profecia e pela história (Sl 2.6). Sua localização estratégica entre os reinos de Judá e Israel, e sua natureza estrangeira (portanto neutra), tornava-a local ideal da proposta capital de Davi (Bíblia Shedd).

O nome era originalmente dado à Cidade de Davi, porém mais tarde foi estendido para incluir  toda a cidade de Jerusalém (Andrews Study Bible).

6 Joabe … subiu primeiro. Talvez os soldados de Davi tenham conquistado Jerusalém subindo pelo canal subterrâneo (ver com. de 2Sm 5:8). CBASD, vol. 3, p. 155.

8 Milo. Não se sabe a natureza exata desta parte das fortificações de Jerusalém, mas parece ter sido um lugar bastante forte construído para defesa, que desempenhou um papel importante nas fortificações da cidade (ver com. de 2Sm 5:9; 1Rs 9:15; 11:27).

10-41a No relato de Samuel, essa lista dos principais guerreiros de Davi é citada perto do fim do seu reinado. O cronista transportou a lista ao início do reinado de Davi, e a expandiu grandemente (11.41b – 12.40), também como parte do realce dispensado ao apoio amplo de “todo o Israel” ao reinado de Davi (v.10) (Bíblia de Estudo Vida).

15-19 Davi reconhece que não merece semelhante devoção e faz da água uma oferta de bebida ao Senhor (v Gn 35.14; 2Rs. 16.13; Jr 7.18; Os 9.4) (Bíblia de Estudo Vida).

23 [egípcio, homem da estatura de] Cinco côvados. Dois metros e vinte e cinco (NVI).

26 Os heróis. Os v. 26 a 47, que alistam os valentes do exército, são paralelos a 2 Samuel 23:24 a 39, embora existam algumas diferenças entre as listas …, como a forma de grafia de alguns nomes. CBASD, vol. 3, p. 155.

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: