Reavivados por Sua Palavra


2Reis 21 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
13 de dezembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que era mau perante o Senhor, para o provocar à ira” (v.6).

E a pausa das abominações teve fim mais uma vez. De Ezequias, que andava diante de Deus “com fidelidade, com inteireza de coração” (2Rs.20:3), para Manassés, que fez “o que era mau perante o Senhor” (v.2). Enquanto o pai era um homem de oração, o filho era um adivinho e agoureiro. Enquanto o pai servia somente ao Senhor, o filho servia “a todo o exército dos céus” (v.5). Enquanto o pai consultava o profeta do Senhor, o filho consultava “médiuns e feiticeiros” (v.6). Enquanto o pai pôs abaixo os altos e postes-ídolos, o filho tratou de reerguê-los (v.3).

Manassés começou a reinar em Judá com apenas “doze anos de idade” (v.1). Portanto, ele foi concebido após a cura de Ezequias. O que me faz pensar que Ezequias não precisava da cura para obter a certeza do favor de Deus, mas a misericórdia divina foi tanta para com ele que lhe concedeu o milagre, mesmo sabendo que este geraria um filho ímpio e que levaria o povo a uma degradação sem precedentes. De qualquer forma, teremos uma ideia ainda mais ampla da misericórdia de Deus quando estudarmos a vida de Manassés pelo relato do segundo livro de Crônicas.

Certo é que se Ezequias houvesse morrido daquela enfermidade, Manassés não haveria nascido, porém, ao mesmo tempo, Josias, neto de Manassés, não existiria e não teria deixado um legado tão lindo que estudaremos a partir de amanhã. O povo tinha uma tendência muito forte em seguir o seu rei. O que a liderança fazia, o povo repetia. Tão logo Ezequias morreu, seu filho fez ressurgirem as práticas pagãs. “Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel” (v.9).

Quando a liderança do lar é falha, os filhos serão movidos pelas próprias tendências de um caráter mal desenvolvido. Ezequias foi um homem reto diante de Deus, mas o fim de sua vida ao invés de ter sido aproveitado para a instrução de seu novo herdeiro, foi gasto com alianças políticas que de nada serviriam. Assim, a corrente de uma má educação foi transmitida ao filho de Manassés, Amom, que “andou em todo o caminho que andara seu pai” (v.20). É dever dos pais ensinar as Escrituras a seus filhos e incentivá-los cada dia a manterem um relacionamento pessoal com Jesus, e isso pelo exemplo; aproveitar cada oportunidade para gravar-lhes na mente infantil os princípios imutáveis e inegociáveis da Palavra de Deus.

Assim como pesa sobre os pais a responsabilidade de responder pela educação de seus filhos, pastores e líderes também devem corresponder ao seu chamado. Abandonar o posto do dever ou submetê-lo aos critérios da maioria são duas ações condenadas pelo Senhor e que têm levado muitas igrejas à bancarrota. Necessita-se de homens e mulheres que revelem a identidade adventista do sétimo dia por onde quer que andarem. Pastores cujo maior legado seja uma vida de comunhão com Deus. Líderes cujas pegadas revelem a sua jornada pessoal com Cristo. Pois, como diz a revelação: “A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Educação, CPB, p.57).

Manassés foi um dos piores e quem sabe o mais sanguinário rei de Judá, mas bastou uma oração (2Cr.33:12), bastou uma oportunidade, para que o amor perdoador do Senhor o constrangesse e o transformasse. Jesus só espera uma oportunidade para apagar as nossas iniquidades e nos conduzir pelo caminho eterno. Então, a nossa vida refletirá a Sua e ainda que morramos, descansaremos para que, muito em breve, escutemos o eco da voz do Mestre a nos chamar para o início de uma vida sem fim: “Vinde, benditos de Meu Pai” (Mt.25:34). Uma recompensa que não merecemos, mas que pelos méritos de Cristo receberemos. Vigiemos e oremos!

Bom dia, salvos pela graça de Cristo!

* Deixe nos comentários (até meio-dia) o seu pedido de oração:

Rosana Garcia Barros

#2Reis21 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/watch?v=puT4FmfqV84


6 Comentários so far
Deixe um comentário

Meu pedido de oração pelo meu lar que sejamos mais unidos no trabalho de Deus para ganhar almas para o reino

Comentário por Maria Rosa Almeida

Peço oração pela saúde física e espiritual da minha família.
Peço pelo meu trabalho, pelo trabalho do meu esposo e do meu filho.
Peço a presença do Espírito santo na minha vida.
Agradeço a Deus pelo amor, misericórdia e cuidados. 🙏

Comentário por Roseli Lima

Peço oração por minha vida emocional e espiritual. Peço também pela saúde da minha mãe, o nome dela é Sônia. Peço pela vida espiritual de toda minha família.

Comentário por Patricia H M Silva

Peço que em suas orações que me apresentem ao Senhor nosso Deus e que Ele me conceda sabedoria e trabalho pra Eu sair da mão dos agiotas e ser um homem, homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus

Comentário por Ricardo Lourenço

Agradeço a Deus por ter tido o privilégio de conhecer esta irmã que tão dedicadamente tem nos trazido a palavra. Que Deus te abençoe cada vez mais.

Comentário por Luis Blazina

Bom dia!! Peço que me ajude em oração por minha filha, ela quer ir morar em outro estado com o namorado. Está longe dos caminhos do Senhor. Hoje eu e seu pai iremos conversar com os dois para que casem diante dos homens e de Deus. Orem para que o Espírito Santo seja O que vai falar por nós e que convença-os. Orem tbm pelo retorno dela ao Senhor, porque o tempo está próximo! Deus abençoe seu povo. Obrigada pela oportunidade!

Comentário por ADENICE MARIA DA SILVA




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: