Reavivados por Sua Palavra


II REIS 19 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
11 de dezembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

983 palavras

Rasgou as suas vestes. As palavras dos mensageiros de Senaqueribe não eram ameaças vazias. Relevos dos palácios de Nínive e de Khorsabad revelam as crueldades dos assírios nas localidades tomadas por meio do cerco. Horrores indescritíveis ocorreriam se o cerco a Jerusalém fosse feito. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol 2, p. 1059, 1060.

Isaías. Essa é a primeira referência no livro dos Reis ao profeta Isaías… A obra desse poderoso profeta foi desempenhada nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Is. 1:1). Isaías teve um longo ministérios antes de ser mencionado no livro dos Reis. Os relatos históricos preservados nesse livro geralmente são breves e muitos itens são omitidos. CBASD, vol 2, p. 1060.

Dia da angústia. Por muitos anos, Isaías predisse que este tempo chegaria. Esta foi uma das maiores crises que Judá enfrentou e, sem a intervenção divina, a situação conduziria a nação à ruína final. CBASD, vol 2, p. 1060.

filhos são chegados à ora de nascer. Metáfora de uma crise nacional grave (Jr 30:6). Bíblia de Estudo Andrews.

Deus, terá ouvido. Os mensageiros assírios difamaram e ridicularizaram o grandiosos Deus do Céu, colocando-O em pé de igualdade com os deuses das nações ao redor. A honra de Deus estava em jogo e, por causa do amor a Seu próprio nome, era de se esperar que Ele interviesse em favor de Judá. CBASD, vol 2, p. 1060.

O Deus vivo. E contraposição com os não-deuses de 18.33-35. Bíblia de Estudo NVI Vida.

A expressão designa a Yahweh como aquele cuja vida é original, não emprestada, não derivada. CBASD, vol 2, p. 1060.

remanescente. Os que permaneciam em Judá depois de Senaqueribe ter capturado muitas cidades e inúmeras pessoas. Bíblia de Estudo NVI Vida

Não temas. A tendência humana é temer Dante da crise, mas o Senhor, em Sua misericórdia, envia mensagens de encorajamento. CBASD, vol 2, p. 1060.

Meterei nele um espírito. Por meio de um espírito de insegurança e medo. Bíblia de Estudo NVI Vida

Deus despertaria um sentimento de ansiedade e medo em Senaqueribe. CBASD, vol 2, p. 1060.

E lá o farei morrer à espada. Aqui, o futuro assassinato de Senaqueribe é vinculado com sua blasfêmia contra o Deus vivo. Bíblia de Estudo NVI Vida

Enviar mensageiros. Senaqueribe esperava provocar a capitulação de Ezequias antes que os egípcios atacassem. CBASD, vol 2, p. 1060.

Tiraca. O último faraó da dinastia etíope. Bíblia de Estudo Andrews.

12 Éden. Aqui se refere a uma região localizada no sul de Art, e não ao jardim do Éden. Bíblia de Estudo Andrews.

14 Recebido a carta. Os mensageiro assírios possivelmente apresentaram sua mensagem oralmente e por escrito: oralmente aos mensageiros de Ezequias, já que o próprio Ezequias não saiu para vê-los , e por escrito para que a carta fosse entregue ao rei. CBASD, vol 2, p. 1061.

Estendeu-a perante o Senhor. É o que devemos fazer com qualquer problema, expondo-o perante Deus, através da oração. Bíblia Shedd.

15 Acima dos querubins. A referência é o santo shekinah, a glória miraculosa que simbolizava a presença pessoal de Deus e que aparecia acima do propiciatório entre os dois querubins. CBASD, vol 2, p. 1061.

21 A virgem.Jerusalém resistiu a todos os esforços dos assírios contra ela e não permitiu se contaminar. Esta personificação de Jerusalém com uma mulher é uma ilustração comum (ver Is 23:12; 52:2; Lm 2:13; Mq 4:10). CBASD, vol 2, p. 1062.

22 O Santo de Israel. Esta é a frase preferida de Isaías. Ele a utiliza 27 vezes em seu livro. CBASD, vol 2, p. 1062.

23 Altos cedros. Os assírios planejavam cortar os lindos cedros do Líbano para seu próprio uso. De modo figurado, a frase significa a completa devastação de todo o país, inclusive a ruína dos majestosos palácios da nação e seus orgulhosos habitantes  (ver Is 2:12-17; 10:33, 34). CBASD, vol 2, p. 1062.

24. Cavei e bebi. O sentido parece ser que Senaqueribe se sentia capaz de enfrentar qualquer dificuldade. As montanhas não o interrompiam, ele saltava sobre elas. Os desertos não o paravam, ele os atravessava, cavando sus próprias fontes de água. Os rios não o impediam, ele os secava debaixo de seus pés. CBASD, vol 2, p. 1062.

Rios do Egito. A terra do Nilo estava do outro lado do deserto e era cortada por vários canais. Senaqueribe estava se gabando que isso não seria um obstáculo para ele, pois eles desapareciam diante dele. CBASD, vol 2, p. 1062.

26 Debilitados. Deus permitiu o sucesso dos exércitos assírios. A Assíria poderia ter se tornado uma poderosa influência para o bem no mundo se tivesse seguido a reforma que resultara da pregação de Jonas (Jn 3:5-10). Quando os ninivitas trocaram o arrependimento tempo;ario por sua antiga idolatria e desejaram conquistar o mundo, eles destruíram a Assíria como nação. CBASD, vol 2, p. 1062.

27 O teu sair, e o teu entrar. Ou seja, “tudo o que você fizer”. Bíblia de Estudo Andrews.

29 Por sinal. Durante o restante do ano corrente, o povo conseguiria encontrar alimento suficiente no campo. No ano seguinte (possivelmente sabático), eles também conseguiriam alimento originado do que cresceria novamente no campo. E, no terceiro ano, eles retomariam a semeadura e a colheita. As atividades agrícolas corriqueiras foram interrompidas pelas presença dos exércitos assírios na terra. CBASD, vol 2, p. 1063.

32. Sairá. Grandes áreas de Judá foram completamente devastadas pelos exércitos assírios. É possível que muitos tenham se reunido em Jerusalém para escapar do ataque violento de Senaqueribe. Agora, desta cidade sairia um remanescente para repovoar e restaurar a terra.CBASD, vol 2, p. 1063.

32 Com escudo. Os soldados envolvidos no cerco eram protegidos por enormes escudos para se aproximarem dos muros da cidade.CBASD, vol 2, p. 1063.

Levantar tranqueiras. As representações destas rampas são mostradas em relevos assírios. Eram colocadas junto aos muros para que os aríetes chegassem às partes superiores e mais fracas das defesas.CBASD, vol 2, p. 1063.

37 Terra de Ararate. Textos assírios apoiam a informação de que os assassinos de Senaqueribe e uma grande facção de rebeldes fugiram para o “Ararate”, na região da Armenia, ao norte. CBASD, vol 2, p. 1063.

O fim de Senaqueribe, que aqui é descrito encerrando o relato daquele invasão, ocorreu exatamente vinte anos mais tarde, em 681 a.C. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: