Filed under: Sem categoria
1287 palavras
1 Atalia. Essa filha de Acabe casara-se com Jeorão, rei de Judá (8.18, 26), e o rei Acazias era o herdeiro assassinado por Jeorão. Bíblia Shedd.
mandou matar todos da família real. Como rainha-mãe, ela assumiu as prerrogativas reais após a morte de seu filho e depois de executar todos os membros do sexo masculino da família real. Bíblia de Estudo Andrews.
A fim de obter o trono de Judá para si mesma. Já nesses tempos, a família real em Judá tinha sido reduzida a um mero remanescente. Jeorão, marido falecido de Atalia e pai de Acazias, tinha mandado matar todos os seus irmãos quando sucedeu ao pai, Josafá, no trono (v. 2Cr 21.4). Jeú tinha morto mais 42 membros da família real de Judá, talvez incluindo muitos dos filhos dos irmãos de Jeorão (10.12-14; 2Cr 22.8,9), e os irmãos de Acazias já tinham sido mortos por árabes saqueadores (2Cr 22.1). É provável que o assassinato por Atalia se centrasse sobretudo nos filhos de Acazias, i.e., seus netos. Acazias morrera jovem, aos 22 anos de idade (v. 8.26). Essa tentativa de destruir completamente a casa de Davi era um ataque contra o plano divino da redenção – plano que se centralizava no Messias prometido segundo a aliança com Davi. Bíblia de Estudo NVI Vida.
2 Jeoseba. Uma filha de Jeorão, advinda do casamento com outra esposa; era, em parte, irmã de Acazias, e se casara com o sacerdote Joiada. [Jeoseba é também chamada de Jeosabeate, forma mais longa do seu nome, em 2Cr 22:11]. Bíblia Shedd.
3 Casa do SENHOR. O templo de Deus em Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.
4 Joiada. A esposa deste sacerdote de Jerusalém salvou a vida de Joás (2Cr 22:11). Bíblia de Estudo Andrews.
cários … guarda. Ou seja, a guarda real (cf 2Sm 8.18; 20.23). Eles são de origem incerta, embora alguns eruditos os retratem como mercenários vindos da Cária, no sudeste da Ásia Menor. Bíblia de Genebra.
Os centuriões convidados por Joiada para uma conferência secreta parecem ter sido os comandantes da guarda real. Para esse empreendimento ousado, Joiada estava assegurando o sucesso de sua missão, porque teria ao seu lado os comandantes responsáveis por proteger o rei. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 1013.
2Cr 23.2 inclui na conspiração os levitas e os líderes familiares de Judá. Bíblia de Estudo NVI Vida.
7 No sábado. Estes guardas estavam de folga no sábado, e por isso podiam ser colocados sem que Atalia notasse sua ausência. Bíblia Shedd.
10 Lanças e escudos que haviam sido do rei Davi. Os antigos escudos e as lanças que foram de Davi eram considerados como relíquias sagradas e não eram utilizados pela guarda. Isso indica que os membros da guarda, que foram ao templo naquele dia para vigiar o novo rei, estavam desarmados, para não levantar suspeitas. Como a revolução fora planejada para o sábado (ver com. de 2Rs 11:5), pode ser que esses homens disseram a seus oficiais que iriam ao templo com um propósito especial de adoração. Como eram adoradores do sábado, isso não levantaria suspeitas. Se, no entanto, eles tivessem sido ordenados a ir ao templo armados no dia de folga, o segredo seria descoberto imediatamente e o plano, frustrado. CBASD, vol. 2, p. 1014.
12 o filho do rei. O jovem príncipe foi escondido no templo e, depois que os guardas se posicionaram, ele foi levado à cerimônia de coroação para ocupar o seu lugar junto à coluna (2Cr 23:13) do pátio do templo. CBASD, vol. 2, p. 1014.
Livro do Testemunho. Ou 1) os dez mandamentos, 2) toda a aliança mosaica ou 3) um documento que tratava mais especificamente das responsabilidades pactuais do rei (v. Dt 17.40-20). A terceira opção é a mais provável
Esta passagem das Escrituras é a base do costume de se colocar uma cópia da Bíblia nas mãos dos monarcas britânicos durante o serviço de coroação. CBASD, vol. 2, p. 1014.
Viva o rei! Assegurar a vida dessa criança era de significado especial para a dinastia de Davi. … Se fosse morto, seria o fim da linhagem direta da casa de Davi. … Era pensamento comum que Atalia tinha conseguido destruir toda a descendência real (2Rs 11.1). Quando se descobriu que um dos príncipes foi poupado e agora era rei, um grito de triunfo deve ter soado por toda a cidade. CBASD, vol. 2, p. 1014, 1015.
14 estava junto à coluna. Segundo parece, uma das duas colunas de bronze do pórtico do templo, chamadas Joaquim e Boaz (v. 23.3; 1Rs 7.15-22; 2Cr 23.13). Bíblia de Estudo NVI Vida.
As colunas, chamadas “Jaquim” e “Boaz”, circundavam o vestíbulo do templo (1Rs 7.15-22). Quando o povo se reunia no templo, em ocasiões importantes, como em algum discurso real, as pessoas costumavam ficar de pé nessa área, defronte do templo propriamente dito. Bíblia de Genebra.
todo o povo. É provável que Joiada tenha optado por dar seu golpe político num sábado durante uma das festas religiosas principais quando muitas pessoas leais ao Senhor, provenientes da nação inteira, estariam em Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.
se tocam trombetas. Soadas em volume alto durante a proclamação de um novo rei (1Rs 1:34). Bíblia de Estudo Andrews.
16 A mataram. Completou-se a sentença divina pronunciada contra a dinastia de Acabe. Essa fila devia ter sido a última a morrer, por ser a mais inacessível aos reformadores. Bíblia Shedd.
17 fez uma aliança entre o SENHOR, o rei e o povo. A aliança do Sinai entre Deus e Israel foi renovada. Bíblia de Estudo Andrews.
Renovação da aliança mosaica, mediante a qual Israel tinha sido constituído como o povo do Senhor (v. Êx 19.5,6; 12.14, 15, 24, 25). Os anos de apostasia que abrangiam tanto a casa real quanto o povo de Judá, tornavam necessária a renovação da lealdade ao Senhor na ocasião de u novo começo para o vindo do Sul. Bíblia de Estudo NVI Vida.
acordo entre o rei e o povo. Definiu responsabilidades e mútuas obrigações do rei e do povo compatíveis com o relacionamento de Israel com o Senhor, conforme a aliança. Bíblia de Estudo NVI Vida.
18 Na casa de Baal. A tal ponto chegou a filha de Jezabel que, sob seu domínio, foi estabelecido um templo para Baal em Jerusalém ou nas proximidades. Obviamente o propósito era o de tomar o lugar do tempo de Deus. Esse templo pagão foi completamente destruído. CBASD, vol. 2, p. 1015, 1016.
ídolos. Colunas de pedra e poses de Aserá. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Matã. Deve ser um sacerdote fenício, convidado pela rainha Atalia. Bíblia Shedd.
Pôs guarda. Infelizmente, a casa de Deus foi negligenciada e até violada durante o reinado de Atalia e Alvez até no de seu antecessor [Acazias]. Algum sugerem que Atalia pode ter estabelecido a casa de Baal dentro dos recintos da casa de Deus, possivelmente no pátio exterior. Certas partes do templo e dos edifícios que os acompanhavam podem ter sido demolidos para fornecer materiais para a edificação do templo de Baal. Havia “brechas”que precisavam de grandes reparos (2Rs 12:5-12). Um edifício bem construído como o templo não se deterioraria com rapidez em resultado do processo natural de deterioração. Em 2 Crônicas 24:7 relata-se que a “perversa Atalia e seu filhos arruinaram a Casa de Deus; e usaram todas as coisas sagradas da Casa do SENHOR no serviço dos baalins [plural de baal]”. Depois da destruição da casa de Baal, foram nomeados oficiais cuja responsabilidade era supervisionar o restabelecimento dos serviços ao Senhor no templo e garantir que não houvesse profanação futura nos arredores do templo por simpatizantes do antigo regime (ver 2Cr 23:19). CBASD, vol. 2, p. 1016.
21 sete anos. O novo reinado baseava-se no direito da herança (2) e no apoio das autoridades civis e religiosas (4); na unção sacerdotal do Templo (12); na eliminação da inquidade (15); na obediência aos preceitos de Deus (17); e na aclamação popular (20). Comparar estes pontos com o reinado do maior filho de Davi, o Senhor Jesus Cristo (Fp 2.5-11; Ap 5.5-14, etc.). Bíblia Shedd.
começou a reinar. Cf. v. 3. O Senhor preservar uma lâmpada para Davi em Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário