Reavivados por Sua Palavra


2Reis 11 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de dezembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Joiada fez aliança entre o Senhor, e o rei, e o povo, para serem eles o povo do Senhor; como também entre o rei e o povo” (v.17).

Após Israel sofrer um período de apostasia nos dias de Jezabel, Judá passou por um tempo de trevas nas mãos de Atalia. Sabem quem era Atalia, amados? Filha de Jezabel com Acabe. Quando foi morto Acazias, Atalia decidiu assumir o trono, para garantir a sua monarquia, mandou matar todos os candidatos à sucessão real. Discípula de Jezabel, Atalia seguia os passos de sua mãe e dirigia o reino com mãos de ferro. Mas, como tudo o que o ser humano tenta fazer com as próprias mãos, sua suposta vitória tinha prazo de validade. Jeoseba, provavelmente enteada de Atalia, resolveu colocar a sua vida em risco em defesa do único herdeiro remanescente.

O pequeno Joás era apenas um bebê quando foi escondido na Casa do Senhor, e lá permaneceu por seis anos. Geralmente, os avós são figuras amáveis, de bochechas vermelhas e de colo aconchegante. Dizem que casa de avó é um dos lugares mais queridos pelos netos. Agora, imaginem uma avó como Atalia! Má, idólatra e assassina. Quanto a Joás, seus primeiros passos foram dados na Casa de Deus. Suas primeiras palavrinhas, foram na Casa de Deus. Seus primeiros anos de vida, foram na Casa de Deus. Joás recebeu instruções diretamente do sacerdote Joiada e com ele aprendeu a ser fiel ao Senhor.

Ao ser ungido rei com apenas sete anos de idade, Deus deu um recado ao Seu povo: “Não importa quem estiver sentado no trono terreno da nação, quer seja uma rainha sem escrúpulos ou uma criança, no fim, Eu estou no controle”. A vida de Joás foi preservada como cumprimento da promessa do Senhor a Davi, e dois objetos lhe foram dados simbolizando a sua missão: a coroa e o Livro do Testemunho. A responsabilidade que repousava sobre um menino de sete anos de idade estava sobre a sua cabeça infantil. Mas o que foi colocado em suas mãos, deveria estar gravado em seu coração: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Dt.6:6).

A aliança feita pelo sacerdote Joiada com Joás e com o povo foi uma renovação da aliança que nunca deixou de existir. Eles não tinham que ser um povo, e sim “o povo” (v.17). Você não foi chamado para ser um cristão, e sim o cristão. Porque não servimos a um Deus, mas servimos O Deus, O Rei dos reis, O Senhor dos Exércitos, O Deus único e verdadeiro. Percebem? Ser mais um na multidão não é ser sal e luz (Mt.6:13-14). Joás fez a diferença não porque nele houvesse mérito algum, mas porque ele foi revestido com os méritos do Senhor.

A alegria e a tranquilidade do povo foram reflexo da vitória do bem quando “Joás sentou no trono dos reis” (v.19), e da derrota do mal, “depois que mataram Atalia à espada” (v.20). Muito em breve veremos a triunfante vitória do povo de Deus e o fim de todo o mal. E o apelo do Senhor é o de que sejamos verdadeiramente “o povo do Senhor” (v.17). Porque os salvos não serão uns restantes, mas “os restantes, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). Então, quando contemplarmos Cristo Jesus em Seu trono, viveremos a alegria e a tranquilidade eterna, sabendo que o Rei dos reis reina soberano, “o Seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o Seu reino jamais será destruído” (Dn.7:14). Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, remanescente do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#2Reis11 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: