Reavivados por Sua Palavra


II REIS 11 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

II REIS 11 – É excelente quando a mulher utiliza seu poder para o bem; porém, é deprimente quando seu poder é usado para promover o mal. Neste relato, os dois tipos de poderes são exercidos, para o mal através das ações de Atalia; e, para o bem, através das reações de Jeoseba.

As duas mulheres possuem propósitos antagônicos (II Reis 11:1-3):
• Atalia, filha de Acabe e Jezabel de Israel, usurpou o trono de Judá. Reinou por seis anos ilegitimamente por não ser da linhagem davídica. Seu propósito visava eliminar todo descendente de Davi que pudesse assumir o trono. Sendo mãe do rei Acazias que fora morto por Jeú na tentativa de eliminar a adoração dos deuses pagãos, com a morte de Jeú, furiosamente tentou eliminar toda a família real.
• Jeoseba, filha do rei Jorão e irmã de Acazias, esposa do sacerdote Joiada, tomou o filho caçula de Acazias de um ano, chamado Joás, furtando-o dentre os filhos do rei, protegendo-o no Templo sob tutela de sua ama, escondido de Atalia, durante seis anos. No templo, Jeoseba “ensinou ao jovem herdeiro do trono a Palavra de Deus”, salientou Merrill Unger. Desta forma, a criança foi preparada para reinar em Judá.

Infelizmente, muitos não apenas conhecem mais sobre Atalia do que Jeoseba, como também comentam, pregam e ensinam as crianças mais sobre a mulher perversa do que a mulher correta.

Nossa inclinação para o mal pode ser fatal para valorizar mais quem não merece do que quem realmente merece.

Após a nobre, embora arriscada obra de Joeseba, seu esposo como sumo sacerdote cuidou da coroação de Joás, e orquestrou a morte da usurpadora Atalia. A partir daí, com a regência de Joás com 7 anos de idade, promoveu-se uma reforma em Judá (II Reis 11:4-21).

Tudo isso aconteceu pela ousadia de uma mulher… Jeoseba! Mostrando que, muito pode ser realizado para promover o bem mediante influência de mulheres que prezam pelos planos de Deus!

Carecemos de mulheres como Joeseba, e homens como Joiada – que prezem harmonicamente pela vontade divina, com ativa determinação! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: