Reavivados por Sua Palavra


II REIS 10 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
2 de dezembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

II REIS 10 – Na obra de Deus, terminar bem é tão importante quanto começar bem. Não é prudente relaxar no meio do caminho. Estagnar espiritualmente significa regredir.

Jeú deu início à missão que lhe fora dada por Deus. Seu zelo levou-o a erradicar não apenas a família de Acabe, e grandes líderes idólatras dentre o povo de Deus, mas também a eliminar os sacerdotes do falso deus Baal. Suas ações enérgicas cumpriam profecias proferidas num passado não muito distante. “Em várias ocasiões”, o texto inspirado, “deixa bem claro que tudo o que o novo rei fazia naquele momento era o cumprimento dos mandamentos do Senhor e das profecias contra as maldades feitas durante o reinado de Acabe e Jezabel”. Em certo momento, Jeú “convocou uma grande cerimônia em homenagem a Baal, certificou-se de que não havia nenhum seguidor do Senhor presente e então ordenou que todos fossem mortos” (Paul Gardner).

Após eliminar dois reis idólatras do povo de Deus, matar a cruel Jezabel, (I Reis 19:27-37), e também a 70 príncipes da casa de Acabe (II Reis 10:1-11) e 42 parentes próximos de Acazias, de Judá (II Reis 10:12-14; II Crônicas 22:8), Jeú afastou-se de Deus. Ele, que orquestrou a morte dos adoradores de Baal numa reunião disfarçada, caiu em apostasia. “Lamentavelmente, o reinado de Jeú não terminou como começara. Possivelmente o poder que adquiriu ou a força dos invasores que estavam ao redor fizeram com que se desviasse de seu zelo para com o Senhor. Sob o reinado de Jeú, Israel foi poupado do juízo pelos pecados de Acabe e de Jezabel, mas o povo e seus líderes não se arrependeram totalmente nem abandonaram suas práticas pagãs”, comenta Gardner.

Jeú mostra que mesmo pessoas zelosas correm risco de afastar-se de Deus. Seu esfriamento espiritual o enfraqueceu como enfraquece a qualquer um de nós quando afastamos dos caminhos da verdade. Hazael começou a prevalecer sobre Jeú.

Às vezes precisamos retroceder para acertar! Voltar ao primeiro amor foi a exortação de Cristo à igreja de Éfeso (Apocalipse 2:4-5).

Geralmente devemos retornar a ser como éramos no início da conversão; voltar a ser fervorosos, comprometidos com os cultos, com a missão evangelística, com o estudo da Bíblia, com a oração…

Precisamos reavivar equilibradamente nosso zelo religioso! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: