Reavivados por Sua Palavra


II REIS 9 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de dezembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

II REIS 9 – Existem situações tão emaranhadas e complexas que para solucioná-las é necessário alguém com temperamento agressivo, enérgico.

O problema da adoração a Baal entre o povo de Deus na época de Acabe e seus sucessores era tão grande que uma medida drástica precisava ser tomada. Deus sabia disso melhor que qualquer um; então, agiu radicalmente!

O profeta Eliseu fez um dos alunos da escola de profetas ungir a Jeú para reinar em Israel; ele era um homem perseverante, intenso, incansável, corajoso e ousado. Com seu destemido senso de urgência, ele começou a erradicar as influências pagãs dentre o povo de Deus.

Jeú tinha sido capitão do exército antes de ser escolhido por Deus para fazer justiça contra a casa de Acabe e sua esposa Jezabel (II Reis 9:1-13).

Jeú não titubeou ao cumprir a missão que recebera. Agiu imediatamente, com pressa: Feriu ao rei Jorão com uma flecha no coração após declarar-lhe que não pode haver paz enquanto se preservava toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe Jezabel. Feriu também a Acazias, rei de Judá, que morreu mais tarde (II Reis 9:14-28).

Jeú, em seguida foi à procura de Jezabel; encontrou-a vaidosamente olhando pela janela. Pediu a dois funcionários dela que a atirassem abaixo; então, ele a atropelou. O sangue daquela maldita espirrou por todo lado, depois os cães comeram seu corpo; as sobras viraram esterco, como claramente profetizara Elias (II Reis 9:28-37; I Reis 21:20-26).

Deus não Se deixa escarnecer por nenhuma Jezabel arrogante e orgulhosa. Ele faz justiça àqueles que praticam injustiça. Ele Se vinga daqueles que assassinam a Seus servos. Ele dá fim a quem se torna pedra de tropeço a Seu amado povo.

Deus ofereceu Sua graça a Jezabel. Ofereceu chances para ela arrepender-se; todavia, sua insistência no erro não a permitiu optar pela verdadeira religião. Desta forma, muitas pessoas atualmente se apegam a religiões e tradições forâneas às Escrituras, pervertidas. Nem com provas da verdade tais pessoas abandonam a falsidade. Jezabel ilustra o fim de quem rejeita a Deus e Sua graça!

Jeú e Jezabel contrastam em suas determinações. São opostos nas suas convicções. A grande questão é se parecemos mais com Jezabel ou com Jeú!
• Com quem nos identificamos mais?

Reflitamos e reavivemo-nos ousadamente! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: