Reavivados por Sua Palavra


GÁLATAS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
9 de outubro de 2021, 18:43
Filed under: Sem categoria

840 palavras

3 constrangido a circuncidar-se. Ver 5.12 e At 15.1. Circuncisão era a marca distintiva do judeu e o último passo na conversão de um homem gentio à religião judaica. Alguns cristãos judeus acreditavam que os gentios também tinham de aceitar a circuncisão e, assim, fazerem-se judeus antes de se tornarem judeus antes de se tornarem cristãos e pertencerem ao povo escolhido de Deus. Paulo opunha-se veementemente a este ensino e afirma, do começo ao fim da carta aos Gálatas, que somos justificados pela fé em Cristo apenas. Bíblia de Genebra.

Falsos irmãos. São os judaizantes (cf. At 25.1), judeus que tinham aceitado o batismo cristão, mas no fundo permaneciam “legalistas militantes” e que só foram abafados no concílio de Jerusalém (At 15). Bíblia Shedd.

liberdade. A liberdade do crente não é liberdade para pecar, mas liberdade da maldição que a lei profere sobre o pecado (3.10-14; 5.1-13). Bíblia de Genebra.

5 a verdade do evangelho. Que a nossa salvação ocorre comente por meio de Cristo e se Suas obras. Bíblia de Estudo Andrews.

6 Nada me acrescentaram. O propósito d Paulo ao apresentar o seu trabalho às “colunas”da igreja não era porque tinha dúvidas quanto à aprovação divina, mas porque queria unira os dois ramos da igreja (8) com a bênção dos líderes de Jerusalém. Notemos que Paulo aceitaria rompimento com a igreja antes de submeter-se  a doutrinas falsas (4, 5). Repare esta mesma atitude nos reformadores do século XVI. Bíblia Shedd.

9 colunas. “Colunas” é uma metáfora comum no grego para pessoas em importantes posições de liderança. Bíblia de Genebra. … dos que representam uma instituição e a sustentam fortemente. Bíblia Shedd.

11-14 Cefas (Pedro), que tinha experimentado a liberdade que há em Cristo depois da visão em At 10.10-35, começou a comer com os gentios em Antioquia. Quando vieram os judaizantes de Jerusalém, Pedro, hipocritamente deixou de seguir o princípio dado pelo próprio Deus. Será que devemos aceitar este apóstolo mais do que qualquer outro como infalível?! sendo, como afirmam alguns, o primeiro papa? Bíblia Shedd.

11 Antioquia. Cidade principal da Síria e terceira cidade mais importante  do Império Romano (depois de Roma e de Alexandria). De lá, Paulo tinha sido enviado em suas viagens missionárias. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 os que eram da circuncisão. Os judaizantes, que acreditavam que a circuncisão era necessária para a salvação (cf. At 10.45; 11.2; Rm 4.12). Bíblia Shedd.

13 o próprio Barnabé. O confiável companheiro de Paulo na obra aos gentios. Bíblia de Estudo Andrews.

14 vive como gentio. Não observa os costumes judaizantes, sobretudo nas restrições alimentares (cf. v. 12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

15-16 Esses versículos são centrais em Gálatas. A ideia de Paulo é que pessoa (tanto judeu circuncidado como gentio não circuncidado) entra em um relacionamento correto com Deus através da fé em Cristo somente. Bíblia de Genebra.

16 justificado. Absolvido e aceito por Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

obras da lei. O cumprimento da lei. Bíblia de Estudo Andrews.

pela fé em Cristo … por obras da lei. Dois princípios de salvação excludentes entre si (sobre a salvação, ver Rm 3.21-26; Ef 2:4-10). Bíblia de Estudo Andrews.

ninguém é justificado pela prática da lei. Paulo não está depreciando a própria lei, pois sustentava claramente que a lei de Deus é santa, justa e boa (Rm 7.12). Está argumentando, sim, contra o uso ilegítimo da lei do AT, que fazia dela o fundamento da aceitação diante de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Justificado … mediante a fé em Cristo. O tema desta epístola aparece aqui pela primeira vez. O resto da epístola é um comentário sobre o mesmo. Bíblia Shedd.

A justiça de Deus é revelada, não somente como uma exigência sua, mas também como um dom de Deus (Is 45.24-25; 54.14-17). … Fé não merece a aceitação de Deus; fé aceita o mérito de Cristo perante Deus (Fp 3.9). Bíblia de Genebra.

17 achados pecadores. Pecar de novo. Bíblia de Estudo Andrews.

Cristo ministro do pecado? Cristo nos fez pecar? Bíblia de Estudo Andrews.

18 Se torno a edificar aquilo que destruí. Significa deixar Cristo e voltar para a lei [como meio de justificação]. Isso seria muito pior que comer com um gentio e, consequentemente, ser visto com um “pecador”. Bíblia Shedd.

19 Mediante a lei. Paulo conheceu a impotência total desse meio de ganhar a justificação. … O caminho da liberdade é ser capacitado para fazer aquilo que devo fazer. Isto é viver para Deus. Bíblia Shedd.

morri para a lei. A substituição de Cristo cumpriu a demanda da lei pela morte do pecador. Bíblia de Estudo Andrews.

viver para Deus. Em Cristo; referência ao batismo (v. 20). Todos os cristãos estão mortos para a lei como meio de salvação. Bíblia de Estudo Andrews.

20 União com Cristo significa que Ele representou-nos em Sua morte e ressurreição. Significa mais, porém, porque é uma união viva. Jesus está presente com o crente; pelo Espírito, o Senhor vive em comunhão com os Seus. … A união é um relacionamento espiritual da mais profunda intimidade. Bíblia de Genebra.

viver que, agora, tenho na carne. Nossa existência neste mundo perverso (ver 1:4)

21 Cristo morreu inutilmente. Misturar o legalismo com a graça distorce a graça e torna a cruz um sacrifício inútil. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: