Reavivados por Sua Palavra


Gálatas 1 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de outubro de 2021, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (v.8).

A Galácia ficava entre a Capadócia e a Macedônia, na região onde atualmente fica a Turquia. Já na introdução da epístola encontramos uma saudação em forma de oração. Paulo declara-se apóstolo de Cristo e O exalta como Aquele que, “segundo a vontade de nosso Deus e Pai” nos salvou de nossos pecados “para nos desarraigar deste mundo perverso” (v.4). Apesar de seus esforços em deixar ali uma igreja forte e vibrante, a realidade não correspondia às suas expectativas. Rapidamente, o puro evangelho estava sendo substituído por “outro evangelho” (v.6). Os cristãos judaizantes estavam criando um grupo separatista exigindo dos cristãos gentios a prática da circuncisão e de outros rituais que não mais condiziam com a nova aliança em Cristo Jesus.

Paulo conhecia os perigos de uma religião legalista. Seu passado o fazia identificar com segurança o grave problema que os gálatas estavam enfrentando. Se continuassem a proceder desta forma, não passariam de uma nova classe de cristãos fariseus, mais preocupados com o exterior do que com o que realmente importa. Pois um exterior verdadeiramente aperfeiçoado nada mais é do que o resultado de um interior santificado. Nem “um anjo vindo do céu” (v.8) tem a autorização dada por Deus, muito menos pelas Escrituras, de modificar, acrescentar ou retirar nada da Inspiração. O que o próprio Jesus disse a João em Apocalipse é perfeitamente aplicável a toda a Escritura: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Ap.22:18-19).

Na época da reinvenção, da distorção de valores e das “desculpas” pessoais como meios de transformar o evangelho em uma espécie de guarda-roupas eclético, onde cada um escolhe a religião que vai vestir, certamente Paulo ficaria perplexo. No tempo em que a igreja mais se preocupa em agradar antes as pessoas do que a Deus, como imaginar que logo nossas escolhas apontarão para o mesmo princípio dos apóstolos: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At.5:29)? Há pessoas lá fora em busca de algo diferente; corações que clamam pelo conhecimento da verdade ainda que elas mesmas não se deem conta disso. Precisa-se urgentemente de homens e mulheres que entendam que existe um Manual seguro e verdadeiro que precisa ser estudado, compreendido e praticado. É disso que se trata o livro de Gálatas. Da “fé que atua pelo amor” (Gl.5:6).

Paulo não advogou pela revogação da lei, não a modificou e nem a desprezou. Paulo também não defendeu uma religião liberal, egocêntrica e, muito menos, desobediente. Aquele humilde “servo de Cristo” (v.10) simplesmente acendeu o alerta da temperança, que é tão-somente rejeitar “as obras da carne” (Gl.5:19) e permitir que “o fruto do Espírito” (Gl.5:22) atue na vida. Meus amados irmãos, Deus não nos libertou de nossos pecados porque O obedecemos. Muito pelo contrário. Primeiro Ele nos liberta, então, nos chama à obediência. Foi assim com o antigo Israel. Primeiro Ele os libertou da escravidão do Egito e, depois, promulgou a Sua Lei. Primeiro Cristo nos perdoa e acolhe, e só então ordena: “vai e não peques mais” (Jo.8:11).

Em meio a tantos “outros evangelhos” dentro e fora da igreja, que você e eu sejamos guiados pelo mesmo Espírito que inspirou aqueles que escreveram a Palavra do Senhor. Que possamos dar ouvidos às palavras inspiradas: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr.20:20). Vigiemos e oremos!

Bom dia, guiados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gálatas1 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bom dia e uma otima preparação de sábado

Comentário por Ronaldo Costa Silva




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: