Reavivados por Sua Palavra


ATOS 17 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de agosto de 2021, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (v.30).

Prosseguindo sua viagem, a cada estadia ficava bem claro que Paulo era peregrino em terra estranha. Seu objetivo de vida era tão-somente fazer a vontade de Deus, mesmo em face da morte. Cristo, e Ele crucificado, era o tema principal de sua pregação, levando “numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres” a crer (v.4). Ameaçados pelos judeus que, “movidos de inveja… alvoroçaram a cidade contra eles” (v.5), Paulo e Silas tiveram que sair de Tessalônica, sendo enviados pelos irmãos a Bereia.

Em Bereia encontraram uma classe de homens nobres que “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (v.11). Os bereanos eram judeus sinceros que baseavam a sua fé na Palavra de Deus. Se o que Paulo e Silas pregavam era verdade, a Bíblia, e ela só, revelaria. “Com isso, muitos deles creram” (v.12). Mas a notícia de tão grande colheita chegou aos ouvidos dos judeus de Tessalônica, que foram até Bereia “excitar e perturbar o povo” (v.13).

Separado de seus companheiros de jornada, Paulo ficou revoltado “em face da idolatria dominante” em Atenas (v.16). E naquele lugar iniciou uma verdadeira maratona de pregações tanto na sinagoga, como “também na praça, todos os dias” (v.17). Taxado como tagarela pelos filósofos gregos, despertou-lhes a curiosidade, de modo que foi levado por eles ao “centro de convenções” de Atenas, o Areópago. Percebiam na fala de Paulo que não se tratava de um homem ignorante, mas versado nas letras e bem articulado em palavras. E diante de um público que era a elite dos religiosos e filósofos da cidade, o apóstolo mostrou que também conhecia a cultura local.

Uns zombaram e poucos creram. Apesar do esforço de Paulo, a grande idolatria dos habitantes de Atenas era uma triste condição predominante a qual estavam profundamente arraigados. Percebendo, pois, que sua voz não seria mais ouvida, “Paulo se retirou do meio deles” (v.33). Movido pelo Espírito Santo e pelo aval de sua própria experiência, Paulo escreveu: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente e Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm.3:12). Sua pregação não visava autopromoção ou a fundação de uma nova igreja, e sim levar as pessoas ao conhecimento de Deus através de Cristo por meio da Palavra. Sua vida, porém, era uma ameaça à religião vazia e egoísta dos impenitentes, de modo que não podia ficar muito tempo em um só lugar.

Três grupos de pessoas podemos destacar do texto de hoje:

1. Os que não estão dispostos, sob hipótese alguma, a ouvir a verdade;
2. Os que, com sincero interesse, buscam a verdade na Fonte da divina inspiração e estão dispostos a por ela serem guiados;
3. Aqueles que até se interessam em ouvir a verdade, porém, confrontados com sua cultura e tradições, preferem permanecer onde estão.

A que grupo você e eu pertencemos hoje? Paulo colocava em risco a própria vida por amor a Jesus e Sua Palavra. Que, semelhante a Paulo, nossa vida esteja sendo guiada pela Palavra de Deus, que é “a espada do Espírito” (Ef.6:17). E que se cumpra em nós a letra da canção: “Somos Teus, Senhor… Quer vivamos ou morramos, somos Teus!”. Vigiemos e oremos!

Bom dia, bereanos atuais!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Atos17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100

Nota do editor: hoje é o aniversário de nossa querida Rosana. Que Deus a abençoe com Sua graça, saúde e sabedoria. Parabéns!


10 Comentários so far
Deixe um comentário

Parabéns irmã Rosana! Que Deus continue te abençoando ricamente. Feliz aniversário. Todos os dias leio seus comentários. Tem sido muito edificantes para minha vida. Um grande abraço!

Comentário por Romeu Sebastião

Parabéns, Rosana!!!
Desejo que sua vida seja transbordada pelo poder do Espírito Santo.
Obrigada pelo presente que concede a mim a cada nova manhã, ao compartilhar seu conhecimento sobre a palavra de Deus.
Tem me fortalecido demais seus testemunhos e sua sabedoria.
Que hoje seu dia seja especial!!!

Comentário por DANIELE APARECIDA BARIA TEODORO

Parabéns, irmã Rosana! Tens sido uma benção para todos nós!
Que Deus continue te abençoando!
Feliz aniversário!

Comentário por Silvio Fernandes

Parabéns irmã Rosana !!! Que Deus continue te concedendo saúde, disposição e sabedoria para viver Sua Palavra e nos ajudar tanto a entendê-la também. Fraternal abraço.

Comentário por Alexander

Eu tbm gosto muito do seu comentário, Rosana. Que vc continue sempre humilde como seu modo de falar. E se encha do ESPÍRITO SANTO a cada dia vivendo o que prega para não ser reprovada naquele GLORIOSO dia em que JESUS dirá: “VINDE BENDITOS DE MEU PAI, POSSUÍ POR HERANÇA O REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO!!!”

Comentário por Ester Aladino

Que Deus continue abençoando a irmã Rosana e lhes dê muitos anos de vida e muitas felicidades ao lado de Jesus parabéns irmã feliz aniversário

Comentário por Maria Íris Oliveira

Parabéns Rosana, que você continue nas mãos de Deus, sendo instrumento de luz aos outros.

Comentário por Angelidia

Parabéns miinha irmã Rosana que o Espírito Santo de Deus continue sendo o seu guia. Vida, saúde, paz, amor e prosperidade é o que lhe desejo nesse dia tão especial que é o seu aniversário. Saiba que desde que conheci esse projeto e descobri os seus comentários nunca mais deixei de acompanhar às suas meditações. São tremendas. Que Deus continue lhe abençoando ricamente com a presença do Seu Espírito em sua vida
Graça e Paz!!!

Comentário por Ligia

Parabéns, irmã Rosana! Deus continue te abençoando e te usando para deixar mensagens poderosos que tem ajudado no nosso crescimento espiritual. Felicidades pra você! Um abraço!

Comentário por Rodrigo Oliveira

Parabéns! Minha querida irmã Rosana. Que a Graça e as bênçãos de nosso DEUS seja contigo nesta data especial. Que o Espírito Santo continue te abençoando nas mensagens que você nos proporciona. Tem me ajudado muito a refletir melhor cada capítulo das Escrituras.
Abraço fraterno!

Comentário por ricardovrocha




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: