Reavivados por Sua Palavra


ATOS 08 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de agosto de 2021, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ele respondeu: Como poderei entender se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele” (v.31).

Dispersos pelas perseguições e ameaças, os primeiros cristãos seguiam operando grandes sinais e “iam por toda parte pregando a palavra” (v.4). Após Estêvão, o segundo a ser citado na lista dos primeiros diáconos foi Filipe. Este, entrou na cidade dos samaritanos e “anunciava-lhes a Cristo” (v.5), realizando muitas curas, de modo que “houve grande alegria naquela cidade” (v.8). Entre o povo de Samaria havia um homem, “chamado Simão, que ali praticava a mágica” (v.9). Era conhecido de todos como “o Grande Poder” (v.10), iludindo as pessoas com suas mágicas. Mas ao observar “extasiado os sinais e grandes milagres praticados” (v.13) por Filipe, abraçou a fé e foi batizado.

O que nos motiva a fazer algo geralmente é revelado em nossa dedicação, mas pode esconder uma intenção que ninguém imagina. Por exemplo: Simão passou a acompanhar de perto o ministério de Filipe e dos apóstolos esperando o momento mais oportuno para atingir a sua meta: receber o mesmo poder a fim de lucrar com isso. Seu batismo, portanto, foi apenas um degrau para tentar galgar o seu real objetivo. Não tinha um coração “reto diante de Deus” (v.21). Sua motivação era o ganho próprio e a fama, nada mais. Outros ainda julgam que seus recursos são suficientes para alcançar algum tipo de prestígio religioso; que podem comprar cargos e posições. Oh, amados, isso é um completo indicativo de um coração não convertido!

Observem a diferença dos recém-conversos Simão e o eunuco etíope. Divinamente instruído, Filipe foi ao encontro deste último com a missão de ser um instrumento do Espírito Santo. Aquele eunuco tinha ido “adorar em Jerusalém” (v.27). Ou seja, de alguma forma ele ouviu falar sobre o Deus de Israel e havia conseguido o pergaminho do livro do “profeta Isaías” (v.28), o qual vinha lendo no caminho de volta para casa. Enquanto seus olhos percorriam as Páginas Sagradas com profundo interesse, Filipe avistou aquela cena que, imediatamente, o despertou a ouvir o Espírito Santo a lhe dizer: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o” (v.29).

Ao ouvir a pergunta: “Compreendes o que vens lendo?” (v.30). Com humildade e singeleza de coração, respondeu o etíope: “Como poderei entender se alguém não me explicar?” (v.31). Ali naquela estrada, aconteceu um estudo bíblico. “Filipe explicou” começando pela “passagem da Escritura” do livro de Isaías e “anunciou-lhe a Jesus” (v.35). Aquele homem estava tão disposto a aceitar a verdade bíblica e colocá-la em prática na sua vida, que não pensou duas vezes ao avistar um lugar com água: “Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (v.36). Ao compreender a mensagem central das Escrituras, declarou o seu voto batismal: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (v.37), então, foi batizado por Filipe.

Aquele estrangeiro voltou ao seu país de origem como um novo homem. Permitiu que a Palavra de Deus transformasse a sua vida e, certamente, a sua conversão teve um papel fundamental na evangelização de seu povo. Percebam que antes do Espírito Santo falar com Filipe, um anjo falou com ele (v.26). Há um ministério de anjos “a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hb.1:14). Anjos que falam, protegem, e indicam o caminho pelo qual devemos seguir. Quando agimos como Filipe, que “se levantou e foi” (v.26), obedecendo o anjo do Senhor, estamos declarando a Deus que confiamos em Sua orientação e damos total liberdade ao Espírito Santo para falar conosco.

Simão abraçou a fé” (v.13) e foi batizado, mas o que o motivou foram suas más intenções. Já Filipe atendeu ao chamado de Deus e o eunuco prontamente decidiu pelo batismo motivado pelo evangelho de Cristo. Que seja a nossa motivação o sincero desejo de experimentar “qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12:2). Só ela pode promover “grande alegria” (v.8). Que o estudo da Bíblia lhe motive a tomar as decisões corretas, ainda que, como Filipe e o eunuco, você tenha que percorrer estradas desertas e descer às águas sozinho. Tenha certeza de uma coisa: Jesus estará com você “todos os dias até à consumação do século” (Mt.28:20). Acredite! Pois Ele prometeu! Ele é fiel! Vigiemos e oremos!

Bom dia, batizados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Atos8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: