Reavivados por Sua Palavra


LUCAS 18 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de junho de 2021, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Não fará Deus justiça aos Seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (v.7).

O “dever de orar sempre e nunca esmorecer” (v.1), é retratado na parábola do juiz iníquo. Sem o temor do Senhor e sem respeito por “homem algum” (v.2), aquele juiz desempenhava a sua função no rigor de suas próprias vontades. Em sua estupidez e parcialidade, não fazia caso da viúva que insistentemente requeria a sua intervenção. Mas apesar de suas constantes negativas, aquela mulher provou que sua perseverança era maior, conseguindo, enfim, o que por tanto tempo pleiteou.

Aquele juiz não pode ser jamais uma representação de Deus, e sim da corrupção humana. Se a insistência pode mover uma autoridade ímpia a atender ao pedido de uma desamparada, quanto mais o Pai não atenderá ao pedido dos Seus filhinhos que a Ele “clamam dia e noite” (v.7)! E embora pareça que demore, “depressa lhes fará justiça” (v.8). A oração, bem como o diligente exame das Escrituras, vivifica a alma e a fortalece na certeza de que o que não se pode ver agora certamente há de se materializar. E a pergunta tão oportuna em nossos dias é: “Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na Terra?” (v.8).

De acordo com Hebreus 11:1, “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Em suma: é crer para ver. É a plena confiança de que “vai cumprir-se tudo quanto está escrito” (v.31). Não podemos, porém, confundir fé com presunção. O contraste entre a oração do fariseu e a oração do publicano revela essa diferença. Confiar em si mesmo, por se considerar justo, desprezando os outros, é uma ofensa aos olhos de Deus e tem sido uma atitude mais comum do que possamos imaginar. Quantas vezes você e eu não olhamos para a miséria humana e pensamos, até de forma inconsciente, estar em mais privilegiada condição? Como o jovem rico, depositamos nossa confiança em uma vida financeira estável ou, à semelhança do fariseu, em obras religiosas, quando podemos estar tão cegos quanto o cego “à beira do caminho” (v.35).

Por vezes, Jesus advertiu Seus discípulos acerca do que iria Lhe suceder. E mais claro do que Ele descreveu em detalhes no capítulo de hoje, só desenhando. “Eles, porém, nada compreenderam […] não percebiam o que Ele dizia” (v.34). A noção que tinham a respeito da salvação era toda baseada no regime das tradições e não na verdade imutável do amor incondicional de Deus. Mas em cada fariseu obstinado e em cada pecador transformado, as escamas dos olhos do grupo apostólico caíam, desvendando-lhes o mais sublime cenário: a vida de Jesus.

Nunca foi tão atual o apelo do apóstolo Paulo: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm.13:11). Um “tempo de angústia qual nunca houve” (Dn.12:1) está no limiar de acontecer, e já tem dado os seus primeiros sinais. E só estará pronto aquele que, como Jacó, persistir em lutar em oração. Enquanto lutava com o próprio Senhor, Jacó clamava pelo perdão divino e reclamava a promessa de Deus de que tudo acabaria bem. Relatando este episódio, Ellen White escreveu:

“Jacó prevaleceu porque foi perseverante e resoluto. Sua experiência testifica do poder da oração insistente. É agora que devemos aprender esta lição de oração que prevalece, de uma fé que não cede. As maiores vitórias da igreja de Cristo, ou do cristão em particular, não são as que são ganhas pelo talento ou educação, pela riqueza ou favor dos homens. São as vitórias ganhas na sala de audiência de Deus, quando uma fé cheia de ardor e agonia lança mão do braço forte da oração” (Patriarcas e Profetas, CPB, p.139).

Oremos amados! Oremos como nunca oramos antes! E como Jacó, clamemos: “Não Te deixarei ir, se me não abençoares” (Gn.32:26). Vigiemos e oremos!

Bom dia, homens e mulheres de oração!

* Compartilhe conosco um pedido especial de oração e peça ao Espírito Santo para escolher um pedido aqui dos comentários para orar por ele ao longo do dia. Vamos formar um grande exército de oração!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Lucas18 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


22 Comentários so far
Deixe um comentário

Peço orações pela minha família e principalmente por minha mãe que está muito triste pela morte de meu pai, eram 52 anos de casados, e pela minha filha que sofre por epilepsia há 14 anos, mesmo fazendo todo tratamento e medicamentos sempre tem crises e cai e se machuca muito, espero um milagre em Deus nosso Senhor.

Comentário por reginaldomartin

Bom dia. Peço oração pela minha vida, para que Deus me ajude a ser liberta dos pecados em que estou presa. Tenho orado diariamente por essa libertação, não sei como isso vai acontecer, mas Deus sabe a melhor forma para tudo. Deus abençoe a todos, tenham um ótimo dia.

Comentário por Laura

Orem por mim para que eu volte a ter uma cidade comunhão mais íntima com Deus

Comentário por inforcenterjanissonferreira

Peço que orem por mim, e minha família, estamos adoecidos emocionalmente.
Eu trato depressão e transtorno de ansiedade. Meus esposo e filhos estão ficando adoecidos por causa disso.
Peço que Deus tenha misericórdia de nós!!!!
Oro para que possamos ficar curados e servir a Deus em sua obra.

Comentário por Iris

Quero pedir oração por dois jovens que estão tentando tirar suas vidas, L… e M…. E também peço oração por um juvenil chamado Danilo e por minha esposa, chamada Érika, que passam por uma crise existencial que os têm entristecido muito. Desde já, agradeço.

Comentário por FABIO DA SILVA SANTOS

Oraremos, sim, Fabio. Recomendamos também a leitura desta excelente cartilha de orientação às famílias, professores e conselheiros, preparada por profissionais experientes: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/acolha-a-vida/cartilha_orientcao-familias-v0809.pdf

Comentário por Jeferson Quimelli

Deus abençoe grandemente a todos, peço que orem por mim Paulo e minha noiva Rebeca que nos casaremos em breve.

Comentário por Paulo Santos

Peço oração pelo filho da irmã Terezinha, Alexandrec, para que ele possa ter um encontro com nosso Deus.

Comentário por Ezter

Peço oração pelo filho da irmã Terezinha, Alexandre, para que ele possa ter um encontro com nosso Deus.

Comentário por Ester

Bom dia!
Peço oração peloo meu fortalecimento espiritual e por sabedoria financeira.Deus os abençoe!!!

Comentário por Maria Tereza Rodrigues

Peço que orem pra que eu seja mudada de setor no meu trabalho, pois oque estou é a noite e escala, semana sim, semana não caio na sexta-feira, aí tenho que arrumar uma troca. Se for a vontade de Deus que eu seja colocada num outro lugar de segunda à sexta.

Comentário por Marcela Xavier de Lima

Meu pedido, ser mais fiel as coisas de Deus.

Comentário por Marili

Peço oração pelo um irmão na fé chamado Zezito, que o Senhor o liberte do vício da bebida e de tudo que o prende as garras de satanás.

Comentário por Adriana Maria de Jesus

Pelos projetos missionários a serem realizados nas Comunidades de João Vaz e São Paulo, Goiânia/GO.

Comentário por Cleuda

Peço que ore por minha vida espiritual e pelo batismo do espírito santo

Comentário por Roberto Santana

Bom dia,
Peço orações por minha vida como um todo: espiritual, relacionamentos familiares partidos, sérias dificuldades no trabalho, saúde emocional e temperamento. Peço orações também por minha mãe e meu pai que já estão bem idosos e o plano de saúde está querendo cortar a assistência homecare 24 horas de minha mãe que está completamente dependente de cuidados assistenciais. Pela libertação espiritual de minhas filhas e de minha família que eles aceitem o plano da redenção em Cristo Jesus. Obrigado

Comentário por Welton

Peço a Deus misericórdia na vida do meu filho Endrius!!

Comentário por Silvane Marinho Rangel

Bom dia, Rosana e a todos os irmãos que lerão.
Peço para que o Senhor converta o coração do meu filho Guilherme.
Que a minha família tenha um encontro pessoal com Cristo.
E também peço para que o Senhor liberte o meu sobrinho Júlio de todo mal.

Comentário por DANIELE APARECIDA BARIA TEODORO

Quero ser recipiente e morada do Espírito Santo!

Comentário por Tati Santos

Peço oração por minha vizinha Dulce, que o Espírito do Senhor entre definitivamente naquela casa dê a libertação dos vícios, ao marido, filho e neto.

Comentário por Elza Jacobs

Essas mensagens fortalecem muito, são muito inspiradoras
Ore por minha vida espiritual e por todos os enfermos em especial meu sogro e minha sogra

Comentário por Cleonice lima Silva

OREMOS POR TODOS OS QUE NECESSITAM DE FÉ E FORÇA ESPIRITUAL QUE DEUS OUÇA OS NOSSOS PEDIDOS, EM NOME DE JESUS.

Comentário por GERSON DOS SANTOS MALTA




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: